Notícia
2026-01-23 11:55:00.0 - 2026-01-23 11:55:00.0 UTC +01:00Iberdrola inicia operação das maiores baterias da Espanha
A Iberdrola España, subsidiária do Grupo Iberdrola na Espanha, iniciou a operação comercial das duas primeiras baterias de grande porte da Espanha, localizadas em Alarcón (Cuenca). Com capacidade de armazenamento de 60 MWh cada e potência aproximada de 30 MW, as baterias de Romeral e Olmedilla são capazes de armazenar energia livre de emissões suficiente para suprir a demanda de mais de 13 mil residências por um período de duas horas.
A construção de ambos os empreendimentos gerou mais de 100 postos de trabalho, contando com a participação de diversos fornecedores nacionais. Com essa iniciativa, a Iberdrola demonstra mais uma vez que as energias renováveis atuam como um motor para a criação de empregos qualificados e para o fortalecimento da indústria do país.
O armazenamento por baterias é uma tecnologia inovadora que otimiza o uso de energia limpa. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade do fornecimento elétrico, garante a estabilidade e a confiabilidade da rede e integra e aproveita a energia gerada por fontes renováveis.
As baterias de Romeral e Olmedilla fazem parte de um conjunto de seis Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS), que totalizam 173 MW de potência. Estes foram reconhecidos pelo IDAE como Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Econômica (PERTE), contando com um financiamento total de 37,5 milhões de euros.
A Iberdrola promove o armazenamento energético eficiente como uma das alavancas fundamentais para a eletrificação e a descarbonização da economia. Para isso, a companhia investe tanto no armazenamento em larga escala, por meio de usinas hidrelétricas de reversíveis, quanto no armazenamento em pequena escala, através dos Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS).
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da Iberdrola España.