Notícia

08.06.2022

Iberdrola inicia operação do parque eólico Mikronoros e ultrapassa os 300 MW na Grécia

  • O projeto contribuiu para a melhoria da rede de transmissão de eletricidade grega através da renovação da subestação Patriarchis e do reforço do sistema de comunicação
  • A empresa tem atualmente outros três parques eólicos terrestres em construção no país, com uma capacidade combinada de 106 MW

A Iberdrola acaba de implementar na Grécia o parque eólico Mikronoros, de 33,6 MW. Com o início das operações desta instalação, localizada na província de Rodopi, a empresa eleva sua capacidade total instalada de energia eólica no país para 308 MW. O parque, que tem oito aerogeradores de 105 metros de altura e um diâmetro de rotor de 150 metros, será capaz de fornecer energia limpa a mais de 34.000 residências. 

A construção desta instalação tem sido um grande desafio devido às condições climáticas extremas nas montanhas que fazem fronteira com a Bulgária, onde está localizado o local desta instalação, com as piores tempestades de neve e os ventos mais fortes registrados nos últimos 40 anos.

O projeto deu um impulso à economia local, com a participação das empresas gregas Faraday e Hitachi na construção e nas obras civis, respectivamente. Além disso, a Hitachi foi responsável pela montagem eletromecânica na subestação Patriarchis, de propriedade do operador grego da rede de transmissão (IPTO), que foi completamente renovada com um novo sistema de isolamento de gás (GIS) no exterior. 

Desta forma, evitou-se o aumento da área da subestação e a terraplenagem, utilizando o terreno vazio existente, o que reduziu significativamente o impacto ambiental da construção.

Além disso, durante a implementação do projeto, o sistema de comunicações na área foi reforçado por meio de fibra ótica e a instalação de novos equipamentos nas subestações adjacentes, de propriedade da IPTO, que serviu para melhorar a rede de transmissão grega.

O grupo Iberdrola está atualmente construindo mais três novos parques eólicos na Grécia, que se juntarão aos 20 locais que já opera no país. Estas são as instalações de Askio II e III (88 MW) em Kozani, e Rokani (18 MW) em Viotia.

O compromisso pioneiro do grupo Iberdrola com uma estratégia de crescimento sustentável baseada na promoção da eletrificação da economia através de investimentos em energias renováveis, redes elétricas e armazenamento de energia permitiu que o grupo Iberdrola se tornasse líder mundial em energia e o primeiro em seu setor na Europa por capitalização, com um valor em Bolsa de cerca de 70 bilhões de euros.