Notícia

2020-09-22 00:00:00.0

A companhia ofecerá gratuitamente 50 dispositivos de abertura automática de garagens e 50 pontos de recarga proporcionados pela Wallbox

Iberdrola lança o primeiro app de recarga colaborativa de veículos elétricos para particulares

  • O aplicativo coloca em contato os proprietários de pontos de recarga, que desejem alugá-los, com os usuários de veículos elétricos. Além disso, está integrado com dispositivos de abertura automática de garagens que facilitam seu acesso remoto
  • O projeto-piloto, liderado pela Iberdrola no âmbito da iniciativa Madrid in Motion, começa com as ‘startups’ HomyHub e Cargatucoche

A Iberdrola avança em sua estratégia de eletrificação com novas soluções em matéria de mobilidade sustentável e o lançamento do primeiro app completamente pensado para a recarga colaborativa de veículos elétricos.

Esse aplicativo, desenvolvido em colaboração com as startups Cargatucoche e HomyHub, coloca em contato os proprietários de pontos de recarga, que desejam alugá-los, com os usuários de veículos elétricos. O app – disponível para download no Google Play e no app Store – acaba de ser lançado, aproveitando a Semana Europeia da Mobilidade.

O objetivo deste aplicativo é oferecer soluções aos usuários que estão pensando em adquirir um veículo elétrico, mas que não têm uma vaga de garagem para instalar um ponto de recarga. Mais de 15 milhões de veículos elétricos ‘dormem’ na rua atualmente.

O aplicativo desenvolvido pela startup Cargatucoche permite que os proprietários dos pontos de recarga possam alugá-los nos dias e horas que mais lhes convenham e com o preço que eles estabeleçam. Para facilitar o acesso remoto à infraestrutura de aluguel, o app foi integrado aos dispositivos inteligentes da HomyHub, que permitem abrir e fechar as portas ou barreiras a partir de qualquer dispositivo móvel.

O app possui um sistema de validação do documento de identidade por meio de scanner e selfie, e os dispositivos Homyhub têm um sistema de registro dos acessos realizados.

 

A soma de esforços na procura de soluções

Os 50 primeiros participantes do projeto receberão gratuitamente um desses dispositivos Homyhub de abertura automática. Por outro lado, a Wallbox oferece pontos de recarga gratuitos aos 50 primeiros participantes do projeto.

Empresas como SEAT, Cabify e Pryconsa quiseram fazer parte desse desafio, colaborando na busca de sinergias e soluções para continuar promovendo a mobilidade elétrica, divulgando o projeto na sua rede de clientes, funcionários e parcerias colaborativas.

 

A mobilidade e o impacto positivo nas cidades

O projeto faz parte da 'Madrid in Motion', uma iniciativa de mobilidade urbana lançada pela barrabes.biz com o apoio da prefeitura de Madri e da Empresa Municipal de Transportes, que visa criar soluções colaborativas e inovadoras em relação os desafios da mobilidade que promovam um impacto positivo no futuro das cidades e de seus habitantes.

As startupts Homyhub e Cargatucoche têm o apoio financeiro da Iberdrola, assim como de sua equipe de Smart Mobilty para o desenvolvimento e consecução da solução. Também tiveram a oportunidade de trabalhar com outras áreas de negócio e empresas do grupo energético. No desafio global, a companhia analisou 54 propostas apresentadas por inovadores tecnológicos.

 

Pise no acelerador e reforce seu plano de mobilidade sustentável

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

A companhia está implantando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento é de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos. A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos cinco anos. A aposta na instalação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente com os principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a companhia já completou mais de 40 acordos de implantação de infraestrutura com administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola a assinar a iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para os veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios da Espanha e Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal