Notícia

2023-08-28 11:39:00.0

Iberdrola México se une à Pride Connection para promover a inclusão de pessoas LGBT+ no mercado de trabalho

A Iberdrola México assinou um decálogo com a organização Pride Connection para promover a inclusão de pessoas LGBT+ no mercado de trabalho e erradicar a discriminação no local de trabalho, em uma iniciativa em colaboração com o Conselho para Prevenir e Eliminar a Discriminação da Cidade do México (COPRED).

"Com essa união, reforçamos nosso compromisso com as pessoas LGBT+ e aliadas e nos vinculamos a especialistas em direitos humanos para a criação de políticas focadas na comunidade para atrair os melhores talentos", disse a diretora de Planejamento e Sustentabilidade da Iberdrola México, Katya Somohano, durante um evento na sede do COPRED na capital do país.

O decálogo de compromissos inclui, entre outros pontos, a promoção e o respeito aos direitos humanos e a criação de espaços seguros para a comunidade LGBT+; a realização de oficinas de conscientização, educação e capacitação; o apoio a líderes e grupos de afinidade; a aproximação com órgãos públicos ou o estabelecimento de mecanismos para receber denúncias ou petições..

As medidas também incluem a promoção da contratação de talentos LGBT+; o estabelecimento de indicadores para medir a melhoria contínua em questões de inclusão laboral ou a concepção, apoio e participação em pelo menos três atividades para promover os direitos humanos da comunidade, entre outros pontos.

Além da Iberdrola México, assinaram este Decálogo vinte empresas aliadas à Pride Connection, como Jugos del Valle, Smurfit Kappa México, Havas, DuPont, Manpower, Honeywell, ECOLAB, Zurich México e Organon, entre outras.

"Essa assinatura de compromissos por parte de importantes empresas torna visível a disposição de incluir empresas de setores muito diversos, conscientes de que a diversidade de talentos é fundamental para gerar valor", disse Alberto Arriaga, diretor geral da Pride Connection, uma rede composta atualmente por mais de 300 empresas que trabalham no desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros e livres de discriminação para a comunidade LGBT+.

METAS DO DEI

A Iberdrola México vem promovendo um ambicioso programa de diversidade, equidade e inclusão (DEI) desde 2022, com o objetivo de promover uma sociedade e um ambiente de trabalho mais justos que fomentem o talento inclusivo e o bem-estar de toda a força de trabalho.

Depois de cumprir um primeiro conjunto de compromissos nessa área, em julho passado a empresa de energia anunciou novas metas para 2025, incluindo o desenvolvimento de um plano de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência, a incorporação de procedimentos de recrutamento com uma perspectiva de diversidade e a implementação de um diagnóstico de equidade salarial. 

Além disso, o novo decálogo prevê a criação de três grupos de afinidade e o projeto de um programa de desenvolvimento de habilidades para funcionárias e a implementação de espaços 100% livres de violência e discriminação.