Notícia

2022-09-20 14:20:00.0

Iberdrola participa da Semana Europeia do Esporte

  • A iniciativa da Comissão Europeia será realizada do dia 23 a 30 de setembro para promover a atividade física e os hábitos saudáveis
  • Com o objetivo de combater o sedentarismo, suas atividades na Espanha são coordenadas pelo Conselho Superior de Esportes (CSD).

A Iberdrola assinou nesta terça-feira na sede da empresa em Madri sua participação na Semana Europeia do Esporte 2022. Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que será realizada do dia 23 a 30 de setembro e promoverá ações para incentivar a atividade física e combater o sedentarismo.

A Iberdrola, juntamente com o Conselho Superior de Esportes (CSD) e outras entidades participantes, está comprometida com a promoção do esporte e de um estilo de vida saudável. A empresa promoverá atividades físicas, ações de conscientização e campanhas de divulgação dentro da estrutura e dos valores da Semana Europeia do Esporte e da hashtag #BeActive.

O evento também contou com a presença da esportista Marta Arce, judoca paraolímpica e embaixadora da Iberdrola, assim como a capitã da recém proclamada campeã europeia de polo aquático, Laura Ester. Ambos agradeceram a Iberdrola por seu papel como principal promotor do esporte para as mulheres e enfatizaram a importância de "tornar a sociedade consciente dos benefícios do esporte para a saúde".   

O diretor de Marketing Global e Digitalização da Iberdrola, David Gracia, disse que "o esporte se posicionou como uma alavanca fundamental para a empresa e para a promoção da igualdade entre homens e mulheres". Além disso, destacou a importância da colaboração público-privada em iniciativas como a Semana Europeia do Esporte para o benefício da sociedade.

Por sua vez, o presidente do Conselho Superior de Esportes, José Manuel Franco, quis "celebrar, não só o fato de que a Iberdrola está fornecendo uma grande parte da energia que faz avançar mulheres como Laura Ester e Marta Arce, que estão conosco hoje, mas também expressar minha satisfação de que juntos - atletas, administrações, empresas e os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos - estamos unindo forças em uma batalha comum: a luta contra os estilos de vida sedentários".

Miguel Carballeda, presidente da EPC, destacou a busca de igualdade de oportunidades para todas as pessoas no acesso ao esporte por parte do CSD, da União Europeia, do movimento paraolímpico e de seus patrocinadores. "Todos juntos, com iniciativas como esta, somos mais fortes na busca de uma sociedade mais justa para as pessoas com deficiência, para todas as pessoas", disse ele. O evento também contou com a presença de Manuel Parga, diretor de Marketing do Comitê Olímpico Espanhol (COE).

Além de escolas, conselhos municipais e comunidades autônomas, a Iberdrola se une a organizações como o Comitê Olímpico Espanhol, o Comitê Paraolímpico Espanhol (CPE) e o Grupo Social ONCE, que já aderiram a esta iniciativa. 

Iberdrola é pioneira na promoção do esporte para a mulher

A promoção do esporte praticado por mulheres se tornou uma alavanca fundamental para a Iberdrola e a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais. 

Em 2016, a Iberdrola se tornou a primeira empresa a assumir um compromisso firme e global com a igualdade e o empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente a empresa apoia 32 federações: ginástica, triatlo, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, vôlei, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surf, esportes no gelo, esgrima, atividades subaquáticas, boliche, esportes de inverno, halterofilismo, judô, luta olímpica, alpinismo e escalada, natação, patinação, pelota, remo, squash, taekwondo, tênis, tiro com arco e vela. Também dá seu nome a 32 ligas, todas de nível superior, e a 100 outras competições com naming right.

A redução da diferença de gênero no esporte é um compromisso com a igualdade das mulheres através da excelência e se traduz em uma referência importante para as meninas, a partir de sua prática de atividade física e esporte em todos os níveis do sistema educacional, para mostrar-lhes que o caminho para o esporte federado e de alto desempenho também é possível para elas.