ESPORTE PARALÍMPICO

Orgulhosos de promover o esporte paralímpico

#diversidade #ação social #integração

A Iberdrola colabora na Espanha com o Plano de Apoio ao Esporte Objetivo Paralímpico (ADOP) desde que este foi criado em 2005, com o objetivo de proporcionar aos atletas paralímpicos espanhóis as melhores condições possíveis para realizarem sua preparação e enfrentarem com garantias de sucesso a participação nos Jogos Paralímpicos.

O Plano ADOP é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Espanhol, do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) e do Ministério de Direitos Sociais espanhol e da Agenda 2030. Essa iniciativa é possível graças às contribuições econômicas de empresas como a Iberdrola, que decidiu apostar no esporte paralímpico como forma de transmitir à sociedade os valores que esses atletas representam, tais como esforço, superação ou trabalho em equipe. A companhia foi uma das primeiras patrocinadoras desse programa desde seu lançamento em 2005, e atualmente continua 100 % comprometida com o esporte paralímpico.

O Plano ADOP inclui um Programa de Bolsas que prevê ajudas econômicas para que os atletas possam se dedicar ao esporte como atividade principal, assim como um Programa de Serviços que contempla um sistema integral de apoio ao treinamento, que abrange a preparação em centros de alto rendimento ou serviço médico, entre outros benefícios. Também conta com um Programa de Patrocínio Direto para Federações e um Programa de Divulgação Social e Retorno para os Patrocinadores.

Existem atualmente 22 modalidades consideradas como esportes paralímpicos. É chamado de esporte paralímpico tanto os esportes convencionais que podem ser praticados sem modificações por pessoas com deficiências quanto os adaptados para deficientes, assim como os criados especificamente para esses esportistas.

Da mesma forma que o Comitê Olímpico Internacional (COI) desempenha seu trabalho com os esportes olímpicos, o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) é o organismo responsável pela supervisão dos Jogos Paralímpicos através de suas federações nacionais. Há duas categorias de Jogos Paralímpicos: de inverno (esqui alpino, snowboard, esqui nórdico, biathlon, curling em cadeira de rodas e hóquei no gelo) e de verão (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, equitação, esgrima em cadeira de rodas, futebol 5, goallball, halterofilia, judô, natação, paratriathlon, canoagem, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro olímpico).

'INVENCÍVEIS', ENTREVISTAS QUE VISIBILIZAM O ESPORTE PARALÍMPICO

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, a Iberdrola lançava Invencíveis, uma série de entrevistas através das quais pretende dar visibilidade ao esporte paralímpico espanhol e destacar valores como o espírito de superação, a vontade de realizar seus sonhos ou a capacidade de seguir em frente. Conheça os protagonistas!

  • sub ADOLFO BELLIDO E NOEL MARTÍN, CICLISMO

    A história de como o esforço é compartilhado e os quilômetros são divididos

    "Ter deficiência visual desde criança pode dificultar sua vida. Mas eu decidi pedalar". Adolfo Bellido sofre da doença de Stargardt, que afeta a visão. No entanto, isso nunca o impediu de seguir em frente. Começou a praticar atletismo paralímpico aos 14 anos e depois de ter ganho o campeonato da Espanha de arremesso de peso e disco, entrou no mundo do ciclismo adaptado. Desde 2017 faz dupla com Noel Martín, com quem ganhou a medalha de prata no Mundial de 2019 e a de bronze no de 2018. Juntos representarão a Espanha em Tóquio 2021. Para eles, é "um privilégio e um orgulho" que grandes marcas como a Iberdrola apoiem o esporte adaptado, onde as dificuldades para encontrar patrocinadores e recursos são grandes.

  • sub TONI PONCE, NATAÇÃO

    "Quando você enfrenta a si mesmo, sempre haverá um vencedor"

    "Todos nascemos com um tempo que nos foi dado. O que fazemos com esse tempo nos define". Toni Ponce tem paraparesia espástica bilateral degenerativa, uma doença que afeta todo o seu corpo, sobretudo as pernas. Os exigentes treinamentos fazem com que a doença degenere mais rápido, mas isso não impede que Toni continue lutando. O nadador, especializado no nado de peito, ganhou três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em campeonatos mundiais e europeus, e vai ser um dos atletas que representarão a Espanha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. Ponce avalia o trabalho da Iberdrola a favor da igualdade e do esporte.

  • sub SARA REVUELTA, BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

    "Persiga seus sonhos, mas conquiste seu espaço"

    "Todos os dias eu digo para mim mesma: Sara, existe um lugar esperando por você lá fora. Ganhe com a mesma determinação que você conquistou seu espaço aqui". Sara Revuelta superou uma leucemia com cinco anos de idade que a deixou sem mobilidade nos membros inferiores. Desde então, ele venceu dois Campeonatos da Europa, Quatro Ligas e seis Copas do Rei de basquete em cadeira de rodas. A madrilena, jogadora do time Ilunion, será a capitã da Seleção Espanhola dessa modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. Além disso, ela estuda Física e sonha em trabalhar na NASA algum dia. Através da campanha Invencíveis, Sara Revuelta agradece o apoio da Iberdrola ao esporte adaptado, fundamental para aumentar sua visibilidade.

PROMOVEMOS A IGUALDADE ATRAVÉS DO ESPORTE

A Iberdrola considera que o esporte é o veículo perfeito para avançar rumo à igualdade. O grupo está comprometido com a criação de um ambiente diverso e inclusivo onde todas as pessoas se sintam representadas, por isso realiza diferentes ações e iniciativas relacionadas à diversidade e inclusão.

Através do esporte, a Iberdrola apoia a inclusão de pessoas com deficiências e incentiva a igualdade e o empoderamento da mulher, promovendo o talento, a igualdade efetiva e o desenvolvimento social. Além de sua colaboração com o Plano ADOP, a companhia é a principal promotora do esporte feminino na Espanha por meio do patrocínio do programa Universo Mulher do CSD. Da mesma forma, conta com um Programa internacional de voluntariado corporativo através do qual desenvolve projetos sociais pensados para a integração de grupos vulneráveis.

Arquera.

Diversidade e inclusão: prioridades para o crescimento sustentável

O grupo Iberdrola trabalha para garantir a diversidade e a inclusão de seus empregados e fornecedores, melhorar a acessibilidade dos produtos e serviços que oferece e avançar rumo a uma sociedade mais diversa e inclusiva nos países onde está presente.
Relatório de Diversidade e Inclusão 2019.

Avançamos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária

O compromisso da companhia com a criação de valor sustentável permitiu alcançar importantes conquistas em diversidade e inclusão tanto com seus funcionários quanto com clientes, fornecedores e a sociedade em geral, conforme exposto no Relatório de Diversidade e Inclusão 2019.
Carolina Marín

Promovemos a participação da mulher no âmbito esportivo

A Iberdrola é a principal patrocinadora do programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha através do qual apoia 16 federações de esporte feminino e cede seu nome a 22 ligas de categoria superior e a outras 35 competições.
Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

Destinamos 1,2 milhão de euros ao nosso Programa Social 2021

A Fundação Iberdrola Espanha apoiará 34 projetos sociais dedicados a pessoas vulneráveis afetadas pela crise da COVID-19. Seu Programa Social já destinou mais de 10 milhões de euros a mais de 400 iniciativas sociais na última década.