DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Diversidade e inclusão: prioridades estratégicas para o crescimento sustentável

#integração #ação social #diversidade

Nossa sociedade tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. Vivemos em um mundo cada vez mais global onde as diferentes culturas, raças, gêneros ou identidades estão cada vez mais interconectadas. E nossas necessidades deveriam estar satisfeitas da mesma forma para todos. A Iberdrola realiza ações estratégicas para garantir a diversidade e inclusão dos trabalhadores, clientes e fornecedores para assim avançar rumo a uma sociedade mais diversa e inclusiva nos países onde estamos presentes.

NOSSOS PROGRESSOS RUMO A UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA

Na Iberdrola consideramos a diversidade e inclusão uma prioridade estratégica para o crescimento sustentável e, por isso, zelamos pelo respeito a esses valores tanto dentro da companhia quanto em nossos relacionamentos externos.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

Trabalhamos para ser uma empresa inclusiva e diversa, que reflita com a maior fidelidade possível a diversidade do mundo que nos rodeia

Por essa razão, aprovamos em 2020 uma Política de igualdade, diversidade e inclusão inovadora que inclui as melhores práticas internacionais e conseguimos importantes progressos com nossos funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade em geral, conforme consta em nosso Relatório de Diversidade e Inclusão 2020 [PDF].

Diversidade e inclusão: nossos progressos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.#RRSSDiversidade e inclusão: nossos progressos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.

 VER INFOGRÁFICO: Diversidade e inclusão: nossos progressos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária [PDF]
 

Mas não paramos por aqui. Na Iberdrola queremos continuar reforçando nossa cultura diversa e inclusiva em todas as áreas da organização, assim como na sociedade. E, para consegui-lo, definimos quatro diretrizes:

 Conscientização e treinamento

Implantamos ações de conscientização e treinamento dirigidas aos nossos trabalhadores para fomentar o valor agregado da diversidade e conscientizá-los dos vieses existentes, promovendo programas de liderança inclusivos que favoreçam uma melhor tomada de decisão e uma gestão baseada na meritocracia e na igualdade de oportunidades.

 Flexibilidade e corresponsabilidade

Na Iberdrola consideramos que a conciliação é um fator-chave para conseguir o bem-estar de nossos funcionários. Por isso, propusemos e fechamos acordos relacionados à jornada de trabalho flexível atendendo às necessidades específicas de cada pessoa e às exigências do negócio.

 Tratamento igualitário e equitativo

Monitoramos os processos e procedimentos de gestão do talento para garantir a ausência de vieses nas decisões. Dessa forma, trabalhamos na melhoria contínua desses processos, identificando possíveis vieses para atuar em relação aos mesmos e eliminá-los, seguindo critérios neutros e meritocráticos.

 Impulso à diversidade e inclusão na sociedade

Para a Iberdrola é tão importante zelar pelo respeito e cumprimento dos princípios de igualdade, diversidade e inclusão dentro da companhia quanto transferir, divulgar e incentivar esses mesmos valores entre nossos 'Stakeholders'.

Para atingir tais objetivos, criamos o primeiro Comitê Global de Diversidade e Inclusão, cujo objetivo é definir, aprovar e validar o posicionamento da empresa em termos de Diversidade e Inclusão, assim como fomentar sua implementação em consonância com a Política de igualdade, diversidade e inclusão.

Nossos compromissos estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com a Agenda 2030, especialmente com o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 10 (redução das desigualdades) e ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

TRABALHADORES: PROMOVEMOS A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DE NOSSOS FUNCIONÁRIOS

O grupo Iberdrola mantém um firme compromisso com seu capital humano como principal ativo e chave de seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida. Para tal, a Iberdrola possui uma Política de igualdade, diversidade e inclução que é aplicada em todos os países onde está presente e que aborda de forma global os seguintes pontos:

 Qualidade no emprego e comunicação da proposta de valor individual ao funcionário (iEVP), que consiste em oferecer uma remuneração competitiva, um ambiente de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, um projeto empresarial, assim como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e conciliação.

 Respeito à diversidade: idade, gênero, cultura, deficiências, estilos de pensamento ou experiências.

 Igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, promoção e desenvolvimento profissional, remuneração, treinamento e avaliação de desempenho.

 Promoção da igualdade de gênero: compromisso com a sociedade, conscientização interna e externa, medidas positivas para corrigir desigualdades, representação em órgãos e níveis de tomada de decisão, conciliação, etc.

A companhia também já definiu uma Política de diversidade na composição do Conselho de Administração e de seleção de seus membros, o que garante que em seu Conselho exista diversidade de capacidades, conhecimentos, experiências, origens, nacionalidades, idade e gênero.
 

CLIENTES: GARANTIR A ACESSIBILIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

A companhia desenvolve produtos e serviços orientados para as necessidades de todos, visando constantemente que estes sejam mais acessíveis e que satisfaçam as demandas de uma sociedade cada vez mais diversa.

 Compromisso com os grupos com deficiências

As empresas do grupo Iberdrola realizam diversas iniciativas para tornar mais ágil e simples a comunicação com os clientes com dificuldades específicas, sensoriais ou idiomáticas para garantir a acessibilidade, a igualdade de oportunidades e a não discriminação. Alguns exemplos são:

  • ComunicA: serviço pioneiro de vídeo-interpretação em língua de sinais para o atendimento ao cliente.
  • Customers Requiring Additional Support: oferece serviços adicionais a clientes com deficiências, problemas visuais ou auditivos, doenças crônicas ou pessoas com idade superior a 60 anos.
  • Next Generation Text Service (NGTS): oferece aos clientes ferramentas e serviços para que possam se comunicar através de textos com um smartphone, tablet ou PC.
  • O acesso telefônico gratuito exclusivo que a Neoenergia1, filial da Iberdrola no Brasil, proporciona a pessoas com deficiências auditivas ou da fala no Customer Relationship Center.
  • O serviço de tradução da ScottishPower, filial no Reino Unido, para clientes com dificuldades para se expressar em inglês.
  • In House Spanish Speaking Representatives da AVANGRID2, filial nos Estados Unidos, que oferece atendimento a clientes de fala hispânica.

 Acessibilidade dos clientes vulneráveis

A Iberdrola implementou diferentes iniciativas e projetos visando facilitar às pessoas economicamente desfavorecidas o acesso à energia e promover sua inclusão social, entre as quais se destacam:

  • Eletricidade para todos: desde 2014 até hoje, a companhia contribuiu para que mais de 8.200.000 pessoas em países emergentes e em vias de desenvolvimento tenham acesso à eletricidade através do financiamento de projetos, do investimento ou desenvolvimento de atividades com impacto social e da implementação de projetos e acordos para ajudar clientes vulneráveis, entre outras iniciativas. O objetivo é dobrar essa cifra, chegando a 16 milhões de beneficiários até 2030.

    No âmbito desse programa, a Iberdrola México lançou o projeto Luzes de Esperança, que consiste na instalação de placas solares em residências, escolas, centros de saúde e espaços comunitários para proporcionar eletricidade a 60 localidades rurais da região de Huasteca Potosina.
  • Procedimento de Proteção de clientes em situação de vulnerabilidade da Iberdrola España para garantir o fornecimento energético a populações economicamente vulneráveis.

FORNECEDORES: DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL PARA AVANÇAR RUMO À SUSTENTABILIDADE

A companhia tem a responsabilidade e a capacidade de motivar seus fornecedores para que melhorem seus desempenhos ambientais, éticos e sociais através de ações que promovam a excelência na gestão da sustentabilidade. Nesse sentido, fixou como objetivo que pelo menos 70 % de seus principais fornecedores estejam sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável até 2022. Além disso, o grupo apoia empreendedores e empresas de recente criação.

Destaca-se o Supplier Diversity Program da AVANGRID, através do qual se compromete a incluir e aumentar as compras de fornecedores com quadro de pessoal diverso (minorias, LGTB, veteranos, pessoas com deficiências, grupos sociais marginalizados, etc.).

O grupo também concede os prêmios RETO ao Fornecedor do Ano, que reconhecen o compromisso de seus fornecedores com a transição ecológica, a inovação, o empreendimento, a empregabilidade, o talento, a contribuição aos ODS e o engajamento no combate à COVID-19.

SOCIEDADE: PROMOVER UMA SOCIEDADE MAIS DIVERSA E INCLUSIVA

A Iberdrola implementa uma infinidade de iniciativas em âmbito mundial para promover o desenvolvimento profissional das mulheres e incentivar sua autonomia e empoderamento, assim como para apoiar grupos em risco de exclusão social, entre outros objetivos.

 Talento e diversidade em disciplinas STEM

A empresa pretende aumentar a presença das mulheres no setor energético, nas disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na sociedade em geral através de projetos como:

  • O programa de bolsas universitárias, que visa incentivar que jovens e mulheres façam carreiras de engenharia. Em 2020, mais de 50 % das bolsas foram concedidas a mulheres.
  • O programa RETURN no Reino Unido, que oferece bolsas a pessoas que fizeram uma parada de dois anos ou mais em suas carreiras profissionais no setor STEM e desejam retornar ao trabalho. Embora esteja aberto a qualquer candidato, a maioria das vagas costuma ser preenchida por mulheres.
  • A Escola de Eletricistas da Neoenergia, cuja meta é capacitar as mulheres através de uma formação específica para sua inclusão no mercado de trabalho do setor elétrico.
  • O fórum Mulheres com Energia da Iberdrola México reuniu, pelo segundo ano, 40 trabalhadoras responsáveis por equipes e com um alto potencial de desenvolvimento para compartilhar suas experiências e ideias com o objetivo último de propiciar a incorporação da mulher em cargos de liderança.

 Autonomia e o empoderamento da mulher

A Iberdrola organiza workshops de defesa pessoal durante o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, destinados a mulheres refugiadas ou com deficiências intelectuais. Além disso, realizou a atividade de voluntariado Todos somamos na luta contra a violência de gênero, embasada na campanha Não olhe para o outro lado realizada pela Iberdrola com o Ministério do Interior da Espanha.

 Mulher e esporte, uma parceria de sucesso

A companhia incentiva o esporte feminino como forma de contribuir para a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social. Nesse sentido, as iniciativas mais importantes são:

  • O programa Universo Mulher: desde 2016 a Iberdrola é a principal patrocinadora desse programa do Conselho Superior de Esportes espanhol (CSD), apoiando 16 federações esportivas femininas e fomentando o esporte praticado por mulheres em todos os âmbitos (escolar, amateur e profissional).
  • Meninas, o esporte nos torna poderosas!: projeto em colaboração com a Prefeitura de Madri que pretende incentivar a prática esportiva entre mais de 5.000 meninas e jovens na faixa etária de 12 a 24 anos através de palestras e clinics ministrados por atletas e profissionais do esporte em diferentes escolas de ensino médio.
  • Prêmios Iberdrola SuperA, para reconhecer e dar visibilidade às melhores iniciativas implementadas na Espanha em prol da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher através da prática esportiva.
  • A ScottishPower Energy Networks ampliou suas associações de rugby na Escócia e Gales, aumentando o número de mulheres atletas às quais dá seu apoio Em virtude disso, o número de mulheres jovens que praticam rugby no norte de Gales dobrou nos últimos anos.

Em 2021 a Neoenergia se tornou a primeira empresa que patrocina com exclusividade a seleção feminina de futebol do Brasil.

 Oportunidades para jovens vulneráveis

A Iberdrola também desenvolve diferentes ações para apoiar os jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Destaca-se o trabalho de suas fundações locais (Fundação Iberdrola España, ScottishPower Foundation, Avangrid Foundation, Fundação Iberdrola México e Instituto Neoenergia) para impulsionar a igualdade de oportunidades no acesso à educação e atividades de voluntariado, tais como:

  • Luzes e Ação: iniciativa realizada em colaboração com a Fundação Tomillo da Espanha, que pretende promover a capacitação em eficiência energética e incentivar a empregabilidade de jovens em ambientes desfavorecidos.
  • INVOLVE (International Volunteering Vacation for Education): projeto global — que conta com a participação da companhia — que oferece formação para jovens em risco de exclusão no Brasil e no México.

A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NOS PAÍSES ONDE ESTAMOS PRESENTES

Espanha.

Espanha

A Fundação Iberdrola España tem entre suas finalidades melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis: infância, juventude e mulheres. Para tal, desenvolve um Programa de Ajudas Sociais em colaboração com entidades sem fins lucrativos, focando principalmente na educação e na capacitação como ferramentas úteis para a inclusão social.
Reino Unido.

Reino Unido

A ScottishPower está comprometida com a criação de uma organização inovadora e integrada onde as pessoas se sintam valorizadas e inspiradas para desenvolver seu máximo potencial. Da mesma forma, avança rumo à igualdade salarial e à conciliação profissional e se envolve com as comunidades onde está presente através de parcerias com diferentes instituições.
Estados Unidos.

Estados Unidos

A AVANGRID foca seu esforço em criar e manter uma força de trabalho diversa e uma cultura inclusiva. Suas iniciativas de diversidade e inclusão estão vinculadas fundamentalmente a três valores: sustentabilidade, agilidade e colaboração.
México.

México

A Fundação Iberdrola México desenvolve programas que contribuem para o desenvolvimento humano, apoiando as pessoas e os grupos sociais mais vulneráveis. Também visa melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente.
Brasil.

Brasil

O Instituto Neoenergia promove iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente, apostando no desenvolvimento sustentável. Dessa forma, trabalha para incentivar o desenvolvimento humano, a inclusão e as oportunidades de pessoas e grupos sociais vulneráveis.

NOSSAS PARCERIAS E RECONHECIMENTOS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A Iberdrola estabelece inúmeras parcerias com instituições internacionais e entidades educativas para maximizar o impacto positivo de suas ações e promover a diversidade e inclusão. Por exemplo, o grupo começou a fazer parte da UN Women — a entidade das Nações Unidas que se dedica a promover a igualdade de gênero e empoderamento feminino —, da European Round Table (ERT) e da Energy Leaders' Coalition, e mantém acordos com a Universidade Complutense de Madri, o Massachusetts Institute of Tecnhology (MIT), a Universidade de Yale ou o Instituto Tecnológico de Monterrey, entre outros.

A companhia também pretende manter sua presença nos principais índices internacionais de desenvolvimento sustentável, como o Dow Jones Sustainability Index, o World's Most Ethical Companies do Instituto Ethisphere ou o FTSE 4Good. O progresso do grupo rumo à diversidade e inclusão também foi reconhecido pelo Bloomberg Gender-Equality Index, que incluiu novamente a Iberdrola entre as empresas mais comprometidas com o progresso na igualdade de gênero; pela Workforce Disclosure Initiative, devido aos seus projetos para promover um ambiente de qualidade entre seus funcionários; pelas certificações da AENOR ao seu protocolo de atuação contra a COVID-19 e seu sistema de gestão de eventos sustentáveis; pelo prêmio à empresa espanhola com as melhores práticas de governança corporativa por parte da revista World Finance; ou pelo certificado Ilunion de acessibilidade AA aos sites de suas Apresentações de Resultados e do Dia do Investidor, são alguns exemplos.

 

 Todas as informações sobre a

DIVERSIDADE E INCLUSÂO

O que é a diversidade e a inclusão?

A diversidade é o conjunto de características que tornam as pessoas únicas e singulares, tais como idade, gênero, cultura, deficiência, estilos de pensamento ou experiências. A inclusão se refere à valorização dessas diferenças entre os indivíduos, assim como à criação de oportunidades para que todos possam desenvolver seu máximo potencial.

Como a inclusão e a diversidade estão relacionadas?

Enquanto o termo diversidade se aplica simplesmente a um grupo com pessoas diferentes, a inclusão exige criar as condições necessárias para que cada uma colabore com sua singularidade. Ou seja, a diversidade poderia ser explicada como estar aqui e a inclusão como poder agregar valor.

Por que a diversidade e a inclusão são tão importantes?

A diversidade e a inclusão são pilares essenciais na cultura de qualquer organização que queira avançar pelo caminho da sustentabilidade. Uma empresa diversa e inclusiva atrai e retém melhor o talento e é mais inovadora, tornando-se mais produtiva e mais aberta à sociedade onde presta seus serviços.

Quando de comemora o Dia da Diversidade e Inclusão?

A Organização das Nações Unidas estabelece o dia 21 de maio como Dia da Diversidade e Inclusão (oficialmente Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento) com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diálogo intercultural, diversidade e inclusão; conseguir que todas as pessoas se comprometam e apoiem a diversidade através de atitudes reais no seu dia a dia; e combater a polarização e os estereótipos para melhorar o entendimento e a cooperação entre as pessoas de diferentes culturas.

 

1 A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S.A.

2 A Iberdrola S.A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.