DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Diversidade e inclusão: prioridades estratégicas para o crescimento sustentável

#integração #ação social #diversidade

O grupo Iberdrola está comprometido com a criação de um ambiente diverso e inclusivo onde todas as pessoas se sintam representadas. Para tal, contempla ações estratégicas pensadas para garantir a diversidade e a inclusão de seus trabalhadores e fornecedores, melhorar a acessibilidade dos produtos e serviços que oferece e avançar rumo a uma sociedade mais diversa e inclusiva nos países onde está presente.

 Todas as informações sobre diversidade e inclusão

 Apresentamos os avanços da Iberdrola rumo a uma sociedade mais justa e igualitária [PDF]

COMPROMISSO DA IBERDROLA COM A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO

A Iberdrola identifica a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas para o crescimento sustentável. Por isso, trabalha diariamente para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, tal como consta em seu Relatório de Diversidade e Inclusão 2019 [PDF].

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

A Iberdrola tem uma missão essencial, investir sua energia na construção de um futuro sustentável para todas as pessoas, e isso não se consegue sem ter um compromisso claro e profundo com a diversidade e a inclusão

 

 

No âmbito desse compromisso com a diversidade e a inclusão, a companhia estabeleceu uma série de objetivos concretos para conseguir uma cultura cada vez mais inclusiva em todas as áreas da organização:

 Aumentar paulatinamente a presença de mulheres em cargos de direção, chegando a 30 % em 2025 em todo o grupo.

 Criar uma comissão que se encarregue de promover e acompanhar os avanços em diversidade e inclusão, liderada por um representante da Direção e pelos participantes das diferentes áreas geográficas.

 Conscientizar e treinar seus funcionários sobre o valor que a diversidade proporciona à Iberdrola, introduzir em seus programas de liderança comportamentos de inclusão que favoreçam uma melhor tomada de decisão e uma cultura que esteja baseada na meritocracia e na igualdade de oportunidades, além de continuar trabalhando em ações que contribuam para melhorar a diversidade em todas as suas dimensões.

 Reforçar aspectos de inclusão e diversidade nas comunicações internas e externas a fim de refletir a pluralidade das sociedades onde está presente.

 Facilitar a mobilidade interna na organização para criar equipes que aproveitem a multiculturalidade.

 Monitorar e atualizar constantemente os processos e procedimentos de gestão do talento para garantir que sejam neutros em termos de diversidade.

 Conscientizar e reforçar o compromisso do grupo com a diversidade e a inclusão na sociedade e garantir a acessibilidade de seus produtos ou serviços para os diferentes tipos de clientes.

Esses compromissos estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com a Agenda 2030, especialmente com o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 10 (redução das desigualdades) e ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

TRABALHADORES: PROMOVEMOS A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO DE NOSSOS FUNCIONÁRIOS

O grupo Iberdrola mantém um firme compromisso com seu capital humano como principal ativo e chave de seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida. Para tal, a Iberdrola possui uma Política de igualdade de oportunidades e conciliação que é aplicada em todos os países onde está presente e que aborda de forma global os seguintes pontos:

 Qualidade no emprego e comunicação da proposta de valor individual ao funcionário (iEVP), que consiste em oferecer uma remuneração competitiva, um ambiente de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, um projeto empresarial, assim como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e conciliação.

 Respeito à diversidade: idade, gênero, cultura, deficiências, estilos de pensamento ou experiências.

 Igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, promoção e desenvolvimento profissional, remuneração, treinamento e avaliação de desempenho.

 Promoção da igualdade de gênero: compromisso com a sociedade, conscientização interna e externa, medidas positivas para corrigir desigualdades, representação em órgãos e níveis de tomada de decisão, conciliação, etc.

A companhia também já definiu uma Política de diversidade na composição do Conselho de Administração e de seleção de seus membros, o que garante que em seu Conselho exista diversidade de capacidades, conhecimentos, experiências, origens, nacionalidades, idade e gênero.

 

CLIENTES: GARANTIR A ACESSIBILIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

A companhia desenvolve produtos e serviços orientados para as necessidades de todos, visando constantemente que estes sejam mais acessíveis e que satisfaçam as demandas de uma sociedade cada vez mais diversa.

 Compromisso com os grupos com deficiências

As empresas do grupo Iberdrola realizam diversas iniciativas para tornar mais ágil e simples a comunicação com os clientes com dificuldades específicas, sensoriais ou idiomáticas para garantir a acessibilidade, a igualdade de oportunidades e a não discriminação. Alguns exemplos são:

  • ComunicA: serviço pioneiro de vídeo-interpretação em língua de sinais para o atendimento ao cliente.
  • Next Generation Text Service (NGTS): oferece aos clientes ferramentas e serviços para que possam se comunicar através de textos com um smartphone, tablet ou PC.
  • O acesso telefônico gratuito exclusivo que a Neoenergia1, filial da Iberdrola no Brasil, proporciona a pessoas com deficiências auditivas ou da fala no Customer Relationship Center.
  • O serviço de tradução da ScottishPower, filial no Reino Unido, para clientes com dificuldades para se expressar em inglês.
  • In House Spanish Speaking Representatives da AVANGRID2, filial nos Estados Unidos, que oferece atendimento a clientes de fala hispânica.

 Acessibilidade dos clientes vulneráveis

A Iberdrola implementou diferentes iniciativas e projetos visando facilitar às pessoas economicamente desfavorecidas o acesso à energia e promover sua inclusão social, entre as quais se destacam:

  • Eletricidade para todos: a companhia estabeleceu como objetivo levar eletricidade para 16 milhões de pessoas que não dispõem dessa fonte de energia até 2030. No âmbito desse programa, a Iberdrola México lançou o projeto Luzes de Esperança, que consiste na instalação de placas solares em residências, escolas, centros de saúde e espaços comunitários para proporcionar eletricidade a 30 localidades rurais da região de Huasteca Potosina.
  • Procedimento de Proteção de clientes em situação de vulnerabilidade da Iberdrola España para garantir o fornecimento energético a populações economicamente vulneráveis.

FORNECEDORES: DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL PARA AVANÇAR RUMO À SUSTENTABILIDADE

A companhia tem a responsabilidade e a capacidade de motivar seus fornecedores para que melhorem seus desempenhos ambientais, éticos e sociais através de ações que promovam a excelência na gestão da sustentabilidade. Nesse sentido, fixou como objetivo que pelo menos 70 % de seus principais fornecedores estejam sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável até 2022. Além disso, o grupo apoia empreendedores e empresas de recente criação.

Destaca-se o Supplier Diversity Program da AVANGRID, através do qual se compromete a incluir e aumentar as compras de fornecedores com quadro de pessoal diverso (minorias, LGTB, veteranos, pessoas com deficiências, grupos sociais marginalizados, etc.).

SOCIEDADE: PROMOVER UMA SOCIEDADE MAIS DIVERSA E INCLUSIVA

A Iberdrola implementa uma infinidade de iniciativas em âmbito mundial para promover o desenvolvimento profissional das mulheres e incentivar sua autonomia e empoderamento, assim como para apoiar grupos em risco de exclusão social, entre outros objetivos.

 Talento e diversidade em disciplinas STEM

A empresa pretende aumentar a presença das mulheres no setor energético, nas disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na sociedade em geral através de projetos como:

  • A Escola de Eletricistas da Neoenergia, cuja meta é capacitar as mulheres através de uma formação específica para sua inclusão no mercado de trabalho do setor elétrico.
  • O fórum Mulheres com Energia da Iberdrola México reuniu 40 trabalhadoras responsáveis por equipes e com um alto potencial de desenvolvimento para compartilhar suas experiências e ideias com o objetivo último de propiciar a incorporação da mulher em cargos de liderança.
  • A iniciativa POWERful Women — da qual a ScottishPower é membro — busca avançar na diversidade de gênero dentro do setor energético.
  • Os Prêmios Mulheres que também brilham na Internet, organizados pelo espaço digital Gente que brilha da Iberdrola para dar visibilidade ao talento feminino no ecossistema digital.

 Autonomia e o empoderamento da mulher

A Iberdrola organiza workshops de defesa pessoal durante o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, destinados a mulheres refugiadas ou com deficiências intelectuais. Além disso, realizou a atividade de voluntariado Todos somamos na luta contra a violência de gênero, embasada na campanha Não olhe para o outro lado realizada pela Iberdrola com o Ministério do Interior da Espanha.

 Mulher e esporte, uma parceria de sucesso

A companhia incentiva o esporte feminino como forma de contribuir para a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social. Nesse sentido, as iniciativas mais importantes são:

  • O programa Universo Mulher: desde 2016 a Iberdrola é a principal patrocinadora desse programa do Conselho Superior de Esportes espanhol (CSD), apoiando 16 federações esportivas femininas e fomentando o esporte praticado por mulheres em todos os âmbitos (escolar, amateur e profissional).
  • Meninas, o esporte nos torna poderosas!: projeto em colaboração com a Prefeitura de Madri que pretende incentivar a prática esportiva entre mais de 5.000 meninas e jovens na faixa etária de 12 a 24 anos através de palestras ministradas por atletas e profissionais do esporte em diferentes centros escolares.
  • Prêmios Iberdrola SuperA, para reconhecer e dar visibilidade às melhores iniciativas implementadas na Espanha em prol da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher através da prática esportiva.

 Oportunidades para jovens vulneráveis

A Iberdrola também desenvolve diferentes ações para apoiar os jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. Destaca-se o trabalho de suas fundações locais (Fundação Iberdrola España, ScottishPower Foundation, Avangrid Foundation, Fundação Iberdrola México e Instituto Neoenergia) para impulsionar a igualdade de oportunidades no acesso à educação e atividades de voluntariado, tais como:

  • Luzes e Ação: iniciativa realizada em colaboração com a Fundação Tomillo da Espanha, que pretende promover a capacitação em eficiência energética e incentivar a empregabilidade de jovens em ambientes desfavorecidos.
  • INVOLVE (International Volunteering Vacation for Education): projeto global — que conta com a participação da companhia — que oferece formação para jovens em risco de exclusão no Brasil e no México.

A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NOS PAÍSES ONDE ESTAMOS PRESENTES

Espanha.

Espanha

A Fundação Iberdrola España tem entre suas finalidades melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis: infância, juventude e mulheres. Para tal, desenvolve um Programa de Ajudas Sociais em colaboração com entidades sem fins lucrativos, focando principalmente na educação e na capacitação como ferramentas úteis para a inclusão social.
Reino Unido.

Reino Unido

A ScottishPower está comprometida com a criação de uma organização inovadora e integrada onde as pessoas se sintam valorizadas e inspiradas para desenvolver seu máximo potencial. Da mesma forma, avança rumo à igualdade salarial e à conciliação profissional e se envolve com as comunidades onde está presente através de parcerias com diferentes instituições.
Estados Unidos.

Estados Unidos

A AVANGRID foca seu esforço em criar e manter uma força de trabalho diversa e uma cultura inclusiva. Suas iniciativas de diversidade e inclusão estão vinculadas fundamentalmente a três valores: sustentabilidade, agilidade e colaboração.
México.

México

A Fundação Iberdrola México desenvolve programas que contribuem para o desenvolvimento humano, apoiando as pessoas e os grupos sociais mais vulneráveis. Também visa melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente.
Brasil.

Brasil

O Instituto Neoenergia promove iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente, apostando no desenvolvimento sustentável. Dessa forma, trabalha para incentivar o desenvolvimento humano, a inclusão e as oportunidades de pessoas e grupos sociais vulneráveis.
Institutos do grupo Iberdrola
Colocamos energía nas coisas que importam

 

Todas as informações sobre a

DIVERSIDADE E INCLUSÂO

O que é a diversidade e a inclusão?

A diversidade é o conjunto de características que tornam as pessoas únicas e singulares, tais como idade, gênero, cultura, deficiência, estilos de pensamento ou experiências. A inclusão se refere à valorização dessas diferenças entre os indivíduos, assim como à criação de oportunidades para que todos possam desenvolver seu máximo potencial.

Como a inclusão e a diversidade estão relacionadas?

Enquanto o termo diversidade se aplica simplesmente a um grupo com pessoas diferentes, a inclusão exige criar as condições necessárias para que cada uma colabore com sua singularidade. Ou seja, a diversidade poderia ser explicada como estar aqui e a inclusão como poder agregar valor.

Por que a diversidade e a inclusão são tão importantes?

A diversidade e a inclusão são pilares essenciais na cultura de qualquer organização que queira avançar pelo caminho da sustentabilidade. Uma empresa diversa e inclusiva atrai e retém melhor o talento e é mais inovadora, tornando-se mais produtiva e mais aberta à sociedade onde presta seus serviços.

Quando de comemora o Dia da Diversidade e Inclusão?

A Organização das Nações Unidas estabelece o dia 21 de maio como Dia da Diversidade e Inclusão (oficialmente Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento) com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diálogo intercultural, diversidade e inclusão; conseguir que todas as pessoas se comprometam e apoiem a diversidade através de atitudes reais no seu dia a dia; e combater a polarização e os estereótipos para melhorar o entendimento e a cooperação entre as pessoas de diferentes culturas.

 

1 A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S.A.

2 A Iberdrola S.A. tem uma participação de 81,5 % na Avangrid, Inc.