RELATÓRIO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO 2019

Avançamos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária

#integração #ação social #diversidade

A Iberdrola identifica a diversidade e a inclusão como prioridades estratégicas para o crescimento sustentável. Por isso, possui uma Política de igualdade, diversidade e inclução que visa garantir um quadro de pessoal diverso e uma cultura corporativa inclusiva, trabalhando para satisfazer as diferentes necessidades de seus clientes e avaliando o desempenho de seus fornecedores em termos de diversidade e inclusão. A companhia também promove o esporte feminino como via para incentivar a igualdade efetiva e desenvolve projetos sociais destinados à integração de grupos sociais vulneráveis.

CONQUISTAS ALCANÇADAS PELA IBERDROLA NO ÂMBITO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO

O grupo Iberdrola está ciente da repercussão econômica, social e ambiental de suas atividades e, por isso, trabalha constantemente a fim de proporcionar valor direto, indireto ou induzido para todos os seus Stakeholders. Essa contribuição de valor se concretiza em seu dividendo social, um conceito exposto no artigo 7 dos Estatutos Sociais da companhia.

No que se refere à diversidade e inclusão, esse compromisso com a criação de valor sustentável levou a companhia a alcançar importantes conquistas tanto com seus funcionários quanto com seus clientes, fornecedores e sociedade em geral, de acordo com o estabelecido em seu Relatório de Diversidade e Inclusão 2019 [PDF].

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

A Iberdrola tem uma missão essencial, investir sua energia na construção de um futuro sustentável para todas as pessoas, e isso não se consegue sem ter um compromisso claro e profundo com a diversidade e a inclusão

 

A diversidade e inclusão,

uma prioridade estratégica para o crescimiento sustentável

Nossos progressos em direção à uma
sociedade mais justa e igualitária

(Dados extraídos do Relatório de Diversidade e Inclusão 2019)

FUNCIONÁRIOS
+31,3 %
Aumento do número de mulheres em cargos de direção nos últimos
5 anos
100 %
de igualdade salarial
(idêntica remuneração pelo mesmo trabalho e processo de revisão salarial comum)
Nossa equipe diversificada inclui:
64
nacionalidades
+4
gerações convivendo*
420
funcionários com algum tipo de deficiência**
Estabelecemos medidas adequadas para sua adaptação e para facilitar sua integração
17 %
58 %
25 %
com até 30 anos
entre 31 e 50 anos
com mais de 50 anos
Avançamos em 2019...
Aderimos a
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Somos a empresa do índice IBEX 35 com a maior porcentagem de mulheres no Conselho
são mulheres
nacionalidades diferentes
43 %
5
com mais de 65 anos
entre 50 e 65 anos
com menos de 50 anos
21 %
72 %
7 %
CLIENTES
7 milhões de pessoas
já se beneficiam do acesso à eletricidade com o Programa 'Electricidade para todos'.
OBJETIVO
Levar eletricidade a
+16 milhões de
pessoas em 2030
Apostamos na acessibilidade física oferecendo um tratamento preferencial às pessoas com capacidades diferentes e fomentando programas para famílias com deficiências visuais e auditivas.
FORNECEDORES
Durante 2019 o desempenho dos fornecedores que representam
+5.000
milhões de euros das compras realizadas
Na Iberdrola España e na AVANGRID, o volume de compras de fornecedores *** de diversos grupos chegou a
95,3
milhões
de euros
SOCIEDADE
900 bolsas de estudo
para promover as disciplinas STEM.****
Mulher e esporte, uma parceria de sucesso
PROGRAMA UNIVERSO MUJER
Através do incentivo ao esporte feminino, a Iberdrola pretende contribuir para a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social, uma vez
que fazem parte dos pilares da companhia.
Nosso roteiro para o futuro
OBJETIVOS DE CURTO PRAZO 2020
Aumentar a presença feminina em cargos relevantes.
Aumentar as horas de treinamento recebidas por funcionário.
Garantir a presença em índices internacionais.
OBJETIVOS DE LONGO PRAZO 2020-2022
Promover a igualdade salarial
entre homens e mulheres em
termos de grupo.
Conseguir que pelo menos 70 % dos principais fornecedores estejam sujeitos a políticas de Desenvolvimento Sustentável.
* Baby Boomer (1950-1968), Geração X (1969-1980), Geração Y (1981-1993) e Geração Z (1994-2010). ** Não inclui funcionários do Reino Unido e Estados Unidos. A companhia optou por não solicitar essa informação no Reino Unido. Nos Estados Unidos, o funcionário tem a opção de não informar sobre sua deficiência e no encerramento de 2019 nenhum colaborador exerceu seu direito de compartilhar essa informação. *** Fornecedores que colaboram com grupos que fazem parte de minorias, LGBT, veteranos, pessoas com deficiência, pessoas marginalizadas, etc. **** Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.


 VER INFOGRÁFICO: A diversidade e a inclusão: prioridades estratégicas para o crescimento sustentável [PDF]

 Apostamos em um quadro de pessoal diverso e em uma cultura corporativa inclusiva

A Iberdrola se destaca por sua Política de igualdade, diversidade e inclução, que aplica em todos os países onde está presente e que aborda de forma global:

  • Qualidade no emprego e comunicação da proposta de valor individual ao funcionário (iEVP), que consiste em oferecer uma remuneração competitiva, um ambiente de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, um projeto empresarial, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a conciliação.
  • Respeito pela diversidade: idade, gênero, cultura, deficiências, estilos de pensamento ou experiências.
  • Igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, promoção e desenvolvimento profissional, remuneração, treinamento e avaliação de desempenho.
  • Promoção da igualdade de gênero: compromisso com a sociedade, conscientização interna e externa, medidas positivas para corrigir desigualdades, representação em órgãos e níveis de tomada de decisão, conciliação, etc.

Graças a essa abordagem, o quadro de pessoal diversificado do grupo, formado por 35.374 trabalhadores no encerramento do Exercício 2019, é atualmente composto por 64 nacionalidades: 29 na Iberdrola España, 39 na ScottishPower (filial no Reino Unido), três na Avangrid1 (filial nos EUA), 10 na Iberdrola México e nove na Neoenergia2 (filial no Brasil) e mais de quatro gerações diferentes convivendo ao mesmo tempo (17 % até 30 anos, 58 % de 31 a 50 anos e 25 % mais de 50 anos).

No âmbito da igualdade de gênero as mulheres representam 23,6 % do quadro de pessoal da Iberdrola — o que significa um aumento de 50 % nos últimos 10 anos —, 20 % da equipe de direção — um acréscimo de 31,3 % nos últimos cinco anos — e 33 % das chefias intermediárias. Além disso, 100 % das mulheres do grupo têm as mesmas condições salariais que os homens.

A Iberdrola também é a empresa do índice IBEX 35 com maior porcentagem de mulheres no Conselho de Administração, cumprindo antecipadamente em 2019 as recomendações da CNMV (Comissão Nacional dos Mercados e Valores da Espanha) para 2022. Mais concretamente, 43 % dos membros do Conselho são mulheres, um órgão que conta com cinco nacionalidades e várias gerações: 7 % de seus componentes têm menos de 50 anos, 72 % têm de 50 a 65 anos e 21 % têm mais de 65 anos.

A companhia também emprega 420 pessoas com algum tipo de deficiência, 4,5 % a mais em relação a 2018, estabelecendo medidas adequadas para sua adaptação e para facilitar sua integração.

 Buscamos soluções para satisfazer as diversas necessidades de nossos clientes

A Iberdrola aposta na acessibilidade física, oferecendo um tratamento preferencial às pessoas com capacidades diferentes e desenvolvendo programas para famílias com deficiências visuais e auditivas. Além disso, 7 milhões de pessoas já se beneficiam do acesso à eletricidade em diferentes países do mundo graças ao programa Eletricidade para todos, cujo objetivo é levar eletricidade para mais de 16 milhões de pessoas em 2030.

 Revisamos o desempenho de nossos fornecedores em relação à diversidade e inclusão

O grupo revisou o desempenho dos fornecedores em mais de 5 bilhões de euros das compras realizadas em função de aspectos como mulheres contratadas, desigualdade salarial, políticas de igualdade e medidas de conciliação.

Na Iberdrola España e na Avangrid, o volume de compras de fornecedores de diversas fontes chegou a 95,3 milhões de euros no Exercício 2019.

 Promovemos o talento, a igualdade efetiva e o desenvolvimento social

A companhia incentiva o esporte feminino, visando contribuir para a promoção do talento, da igualdade efetiva e do desenvolvimento social, uma vez que fazem parte dos seus pilares. Portanto, nesse sentido, é a principal patrocinadora do programa Universo Mulher do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD), uma parceria que ajudou a aumentar em 32 % o número de mulheres inscritas em federações nas 16 disciplinas adscritas. Também lançou a iniciativa Meninas, o esporte nos torna poderosas!, da qual se beneficiarão mais de 5.000 menores de diferentes escolas.

Portanto, a Iberdrola investiu mais de 7,2 milhões de euros só em 2019 a título de doações e patrocínios com o objetivo de promover a igualdade e o empoderamento da mulher através do esporte.

Igualmente, através do Programa internacional de voluntariado corporativo do grupo, um total de 7.489 voluntários participou de projetos sociais destinados à integração de grupos vulneráveis, como Luzes e Ação, INVOLVE ou o Dia Internacional do Voluntariado, entre outros.

A companhia também tem em andamento programas de incentivo às vocações STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em sua sigla em inglês) e concedeu 900 bolsas de estudo para essas carreiras.

NOSSOS COMPROMISSOS COM A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NO TRABALHO

Para continuar progredindo rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, a Iberdrola fixou para si mesma uma série de compromissos concretos no âmbito da diversidade e inclusão:

 Aumentar paulatinamente a presença de mulheres em posições de direção, chegando a 30 % em 2025 em todo o grupo.

 Criar uma comissão que se encarregue de promover e acompanhar os progressos relacionados à diversidade e inclusão, liderada por um representante da Direção e pelos participantes das diferentes áreas geográficas.

 Sensibilizar e formar seus trabalhadores sobre o valor que a diversidade proporciona à Iberdrola, introduzir em seus programas de liderança comportamentos de inclusão que favoreçam melhores tomadas de decisão e uma cultura que se baseie na meritocracia e na igualdade de oportunidades, além de continuar trabalhando em ações que contribuam para melhorar a diversidade em todas as suas dimensões.

 Reforçar aspectos de inclusão e diversidade nas comunicações internas e externas com o objetivo de refletir a pluralidade das sociedades onde está presente.

 Facilitar a mobilidade interna na organização para criar equipes que aproveitem a multiculturalidade.

 Monitorar e atualizar constantemente os processos e procedimentos de gestão do talento para garantir que sejam neutros em termos de diversidade.

 Conscientizar e reforçar o compromisso do grupo com a diversidade e a inclusão na sociedade e garantir a acessibilidade de seus produtos ou serviços para os diferentes tipos de clientes.

A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NA CONSECUÇÃO DOS ODS

A Iberdrola incluiu em sua estratégia empresarial e em seu Sistema de governança corporativa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, aprovados em setembro de 2015 como parte da Agenda 2030. No que respeita à diversidade e inclusão, a companhia foca no cumprimento de diferentes metas, alinhadas aos seguintes ODS:

 ODS 1: Erradicação da pobreza

Através de suas fundações, o grupo continuará implementando iniciativas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos grupos sociais vulneráveis.

 ODS 4: Educação de qualidade

A companhia ultrapassa em mais de quatro vezes o número de horas de treinamento por funcionário em relação às empresas comparáveis (principalmente de energia) e pretende continuar aumentando esse nível de horas.

 ODS 5: Igualdade de gênero

A Iberdrola continua promovendo a igualdade salarial entre homens e mulheres, contemplando uma remuneração idêntica pelo mesmo trabalho desempenhado e fazendo a revisão salarial com critérios comuns para ambos os gêneros. Atualmente, a remuneração média total dos homens não é superior à das mulheres. Além disso, a empresa comprometeu-se a aumentar a presença feminina em cargos de relevância.

 ODS 7: Energia limpa e acessível

No âmbito do programa Eletricidade para todos, a Iberdrola fixou o objetivo de levar eletricidade, até 2030, a mais de 16 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso a essa fonte de energia.

 ODS 10: Redução das desigualdades

O grupo desenvolve constantemente programas de voluntariado corporativo para continuar potencializando seu compromisso com a diversidade e a inclusão de grupos sociais vulneráveis.

 ODS 12: Produção e consumo responsáveis

A companhia pretende conseguir que pelo menos 70 % de seus principais fornecedores estejam sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável em 2022, incluindo critérios de diversidade e inclusão, tais como ter uma estratégia de direitos humanos, um código de conduta para seus fornecedores, padrões de saúde e segurança e uma estratégia global de sustentabilidade ambiental.

NOSSAS PARCERIAS E RECONHECIMENTOS EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A Iberdrola possui inúmeras parcerias com instituições internacionais e entidades educativas que visam maximizar o impacto positivo de suas ações e promover a diversidade e a inclusão. Dessa forma, por exemplo, o grupo aderiu à ONU Mulheres — a entidade das Nações Unidas dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino —, à European Round Table (ERT) e à Energy Leaders' Coalition, assim como tem acordos com a Universidade Complutense de Madrid, Massachusetts Institute of Tecnhology (MIT), Universidade de Yale, Universidade Iberoamericana, Instituto Tecnológico de Monterrey ou Universidade Federal de Pernambuco, entre outros.

A companhia também decidiu manter sua presença nos principais índices internacionais de desenvolvimento sustentável, como o Dow Jones Sustainability Index, o World's Most Ethical Companies do Instituto Ethisphere ou o FTSE 4Good. O progresso do grupo rumo à diversidade e inclusão também foi reconhecido pelo Bloomberg Gender-Equality Index, que incluiu a Iberdrola, uma vez mais, entre as empresas mais comprometidas com o avanço na igualdade de gênero; pelo Workforce Disclosure Index, em virtude das suas iniciativas para promover um ambiente de qualidade entre seus funcionários; pelas certificações da AENOR (Associação Espanhola de Normalização e Certificação) devido ao seu protocolo de atuação contra a COVID-19 e ao seu sistema de gestão de eventos sustentáveis, pelo prêmio à empresa espanhola com melhores práticas de governança corporativa por parte do World Finance ou pelo certificado Ilunion de acessibilidade AA ao site de sua Assembleia Geral de Acionistas 2020, para citar alguns exemplos.

1 A Iberdrola, S.A. tem uma participação de 81,50 % na Avangrid, Inc.

2 A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S.A.