Notícia

2022-06-16 02:26:00.0

Iberdrola é a primeira empresa espanhola a realizar sua Assembleia Geral de Acionistas no Metaverso

  • Esta rede virtual permite acessar, se mover e interagir com seu avatar personalizado junto com o resto dos participantes dentro de um espaço próprio da companhia
  • Em linha com seu compromisso com a digitalização, a empresa também permite acompanhar a Assembleia Geral de Acionistas por meio de uma televisão

A Iberdrola dá mais um passo adiante para promover uma reunião mais digital e participativa. Mais uma vez, a empresa é uma referência em facilitar o monitoramento e a participação dos acionistas não apenas pessoalmente, mas também através dos principais canais digitais e dos aplicativos mais convenientes e úteis para os acionistas. A líder mundial em renováveis é a primeira empresa espanhola a permitir que sua Assembleia Geral de Acionistas de amanhã, sexta-feira dia 17 de junho, possa ser seguida no Metaverso, seja de forma imersiva - com óculos de realidade virtual - ou a partir de qualquer computador ou telefone celular. 

A empresa elétrica está mais uma vez na vanguarda da inovação com este projeto no qual os participantes poderão acompanhar a transmissão da Assembleia Geral, acessar, circular e interagir com seu avatar personalizado junto com os outros participantes no próprio espaço da empresa neste novo ambiente virtual, assim como ver vídeos sobre a empresa e suas atividades. Algumas das principais multinacionais de tecnologia já estão desenvolvendo projetos nesta nova realidade.

Graças à implementação do Metaverso nesta Assembleia, o acionista estará imerso em um ambiente que elimina as barreiras entre o real e o virtual. Os investidores poderão caminhar pelo mundo virtual da Iberdrola e conhecer os projetos mais inovadores da empresa e o estado atual da transição energética. 

A Assembleia de Inovação 

Este ano, a empresa reforçou seus canais com seus mais de 600.000 acionistas para promover sua participação nas decisões mais relevantes do grupo, fazendo uso de ferramentas digitais. 

A Iberdrola transformou o tradicional Dia do Acionista na Semana do Acionista, que é apresentado pela primeira vez este ano como uma experiência imersiva, em formato virtual, que inclui conteúdo adicional para facilitar o acesso a todas as informações, assim como a participação e o acompanhamento do progresso da Assembleia Geral.

A Semana do Acionista é uma plataforma digital onde especialistas do mundo empresarial, energético, econômico, jurídico e social dão sua visão do futuro em várias reuniões e entrevistas em formato audiovisual e explicam de forma educativa as chaves para a transição energética e a governança para os próximos anos com os profissionais mais renomados.

Entre as inovações desta Assembleia, os acionistas também poderão certificar sua participação através de blockchain. Qualquer acionista que participe através do portal Iberdrola pode verificar se seu voto eletrônico ou representação foi registrado corretamente na rede de blockchain. Os acionistas poderão fazer a consulta desde o momento do registro de sua participação, até um mês após a realização da Assembleia Geral.

O Blockchain também certificará os representantes e os votos dos acionistas que atendem aos pontos de atendimento em Madri, Barcelona, Bilbao, Santander, Valladolid, San Sebastián, Zaragoza e Valência. Com os totens instalados nesses locais, que já foram utilizados em reuniões anteriores da Iberdrola, os acionistas somente precisarão escanear seu cartão de identificação para serem credenciados e participar através da web.

Blockchain é uma tecnologia de registro de informações que garante a rastreabilidade e a imutabilidade dos dados registrados. Cada voto ou representação recebida através do Portal Iberdrola é armazenada na rede da blockchain de forma segura e inalterável e é criptografada, garantindo sua confidencialidade. Os acionistas poderão votar de forma virtual ou por representação até 16 de junho.

Outras alternativas para participar 

A Iberdrola quer incentivar a participação de seus acionistas e, para isso, criou um grande número de canais para que seja fácil participar. Um exemplo disso é que a Iberdrola foi a primeira empresa espanhola a permitir que seus acionistas exercessem seus direitos de voto através de sistemas de mensagens instantâneas. Para votar através deste canal, os titulares de ações simplesmente têm que enviar uma imagem do seu cartão de representação e votação à distância assinado pelo WhatsApp (para o número +34 639 000 639) ou por Telegram (para a conta Junta Iberdrola). 

Neste contexto, a Iberdrola recomenda que os acionistas e seus representantes participem de forma virtual ou à distância antes da Assembleia, a fim de preservar sua saúde, promover a sustentabilidade e evitar os inconvenientes resultantes de quaisquer medidas que possam ser impostas pelas autoridades.

Esta inovação faz parte de um conceito de Assembleia mais digital. Neste contexto, a Iberdrola criou a Acionistas NEWS Iberdrola, uma plataforma audiovisual exclusiva para membros do Clube de Acionistas OLA, com a qual é possível acessar o conteúdo mais relevante sobre a empresa a partir de uma Smart TV - também disponível para computadores e dispositivos móveis -, tais como informações financeiras, industriais e sociais.