Pasar al contenido principal

Notícia

2026-02-05 10:56:00.0 - 2026-02-05 10:56:00.0 UTC +01:00

Iberdrola promove a eletrificação na Austrália com dois novos projetos de armazenamento em Nova Gales do Sul

  • A companhia conquistou um contrato de longo prazo para a bateria de Kingswood (100 MW) e inaugurou a unidade de Smithfield (65 MW).
  • Ambos os projetos reforçam a integração das fontes renováveis, ampliam a flexibilidade da rede elétrica e melhoram a disponibilidade e a eficiência do fornecimento.

O Grupo Iberdrola avança em sua estratégia de eletrificação na Austrália com dois novos projetos de armazenamento de energia no estado de Nova Gales do Sul. A empresa terminou como a detentora do contrato de longo prazo do governo estadual para a bateria de Kingswood (100 MW) e inaugurou oficialmente a instalação de Smithfield (65 MW), com a presença da ministra de Energia do estado, Penelope Sharpe.

Ambos os projetos reforçam a integração das energias renováveis, aumentam a flexibilidade da rede, melhoram a disponibilidade e a eficiência do fornecimento e contribuem, de forma geral, para um sistema energético mais autossuficiente, seguro, competitivo e sustentável.

O projeto Kingswood contará com 1.080 MWh de armazenamento. A instalação poderá fornecer energia por pelo menos oito horas consecutivas e atender cerca de 65 mil residências nos horários de pico de demanda. O Departamento de Planejamento, Habitação e Infraestrutura de Nova Gales do Sul recomendou sua aprovação em 22 de dezembro de 2025, e o projeto segue em avaliação pela Comissão Independente de Planejamento.

A iniciativa foi selecionada para um contrato de longo prazo de serviços energéticos (Long-Term Energy Service Agreement ou LTESA, na sigla em inglês) do Governo de Nova Gales do Sul após participar da sexta rodada de leilões, como parte do roteiro estratégico do goberno estadual para infraestruturas elétricas.

Além disso, a Iberdrola Australia inaugurou a bateria de Smithfield (130 MWh de capacidade de armazenamento), localizada no oeste de Sydney. O projeto foi concluído antes do prazo previsto e também conta com um contrato LTESA, concedido na segunda rodada do mesmo programa estadual. A instalação tem capacidade para atender aproximadamente 20 mil residências.

A Austrália é um mercado estratégico para o Grupo Iberdrola, que aposta no armazenamento de energia como um elemento-chave para acelerar a eletrificação e reforçar a confiabilidade do fornecimento e a estabilidade dos preços da energia.

A subsidiária Iberdrola Australia se consolidou como um dos principais operadores de energias renováveis do país, com mais de 2.000 MW de capacidade de geração em operação ou em construção, fornecendo energia limpa a cerca de 400 clientes comerciais e industriais. Como parte de seu plano estratégico 2025-2028, a Iberdrola prevê investimentos totais de mais de 1 bilhão de euros na Austrália — um país com classificação de risco AAA —, direcionados a negócios e mercados-chave que oferecem estabilidade e previsibilidade.