IBERDROLA NA AUSTRALIA

Iberdrola investirá quase EUR 3 bilhões na Austrália para liderar a transição energética

#empresa #Iberdrola Internacional

Com uma meta de 4.000 MW de energias renováveis na Austrália, a Iberdrola se compromete a investir cerca de 3 bilhões de euros em uma região com abundantes recursos eólicos e solares, acelerando sua transição para uma economia com foco em energia verde

A Iberdrola, no âmbito de sua estratégia contra as mudanças climáticas, continua se consolidando como a maior empresa de energia renovável do mundo com a inclusão de novos projetos em sua carteira. Nesse sentido, em 2020 fechou com sucesso e em tempo recorde uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) amistosa sobre a empresa australiana de energias renováveis Infigen Energy, uma operação que reforçou seu desembarque nesse novo mercado prioritário, onde acaba de adquirir seu maior parque eólico onshore do mundo: o parque eólico Mount James de 1.000 MW.

Ignacio Galán, presidente do grupo Iberdrola

A Austrália se tornou um mercado prioritário para a Iberdrola, onde continuaremos crescendo com o desenvolvimento de nossa carteira de projetos e em busca de novas oportunidades

Já foram concluídos estudos de planejamento e viabilidade nos 50.000 hectares que compõem o futuro projeto Mount James, o que permitirá que o parque eólico seja projetado sem afetar as áreas sensíveis do ponto de vista ambiental e patrimonial. Neste sentido, o projeto é um exemplo do compromisso do grupo com o mercado de Queensland, que tem um importante papel a desempenhar no cumprimento do objetivo de descarbonizar a economia do país. Iberdrola Austrália. Informe-se sobre todos os nossos projetos.

A Iberdrola se tornou, assim, um dos líderes no mercado australiano, atualmente com 1.062 MW de capacidade instalada, bem como uma carteira de projetos com mais de 2 GW de várias tecnologias e em diferentes estágios de desenvolvimento.

Além disso, a empresa possui, através de diversos ativos em propriedade, leasing ou capital lite, energia adquirida mediante quatro PPAs (245 MW) ou baterias de armazenamento energético (75 MW). Esses 75 MW incluem os 25 da bateria que já gerenciava no parque eólico de Lake Bonney (Austrália do Sul) e outros 50 que irá operar na subestação de Wallgrove (Nova Gales do Sul) através de um acordo assinado com a distribuidora local TransGrid.

Em 2021, a Iberdrola completou a montagem da último turbina eólica em Port Augusta na Austrália do Sul, sua primeira usina híbrida eólica solar no mundo. Trata-se de uma instalação renovável que combina um parque eólico de 210 MW de capacidade instalada e uma usina fotovoltaica de 107 MW e gera, integrando 50 turbinas e 250.000 painéis solaresenergia limpa suficiente para atender à demanda anual de 180.000 residências australianas.

Icono

1.122 MW

da capacidade instalada

Icono

331 MW

em construção

Icono

+ 2.200 MW

na carteira

Dados dos nove meses de 2022.

AUSTRÁLIA: UM MERCADO EM CRESCIMENTO

Ignacio Galán considerou de forma muito positiva a compra da Infigen e afirmou que, "com a nossa experiência como líder mundial em energia limpa e o talento e conhecimento do mercado australiano da Infigen, estamos preparados para enfrentar com sucesso o futuro crescimento das energias renováveis no país, que possui perspectivas muito boas".

A energia renovável na Austrália continua aumentando sua quota de mercado e se prevê que acelere seu crescimento nos próximos 10 anos. A demanda de eletricidade em 2021 atingiu 267 TWh, incluindo demanda industrial, solar fotovoltaica residencial e geração fora da rede.

A produção de energia renovável aumentou 20 % em 2021, contribuindo com 29,1 % da geração total. A energia solar e eólica contribuíram com 11,7 % e 10 % da geração total, respectivamente, com a hidrelétrica e a biomassa compondo o restante. Entretanto, a geração de eletricidade permanece fortemente dependente de combustíveis fósseis, principalmente carvão e gás, dos quais a Austrália é um importante produtor e exportador.

Produção anual de eletricidade (2021)

Produção de energias renováveis (por tecnologia)

A previsão é que em 2030 as emissões do setor elétrico na Austrália diminuam 30 % e que a proporção de energias renováveis no mix de geração alcance a taxa de 69 %, de acordo com os últimos relatórios publicados pelo Departamento de Indústria, Ciência e Recursos do governo australiano. Essas perspectivas favoráveis baseiam-se nos planos para atualizar a rede de transmissão e distribuição do país, assim como na redução do custo das tecnologias de armazenamento.

EnergIas renováveis na Austrália

Solar em larga escala: capacidade instalada acumulada (MW)

Eólica: capacidade instalada acumulada (MW)

Do total de eletricidade produzida na Austrália em 2021, 29% foi oriunda de fontes renováveis, uma parcela que se espera que atinja 50% em 2025 e 69% em 2030, de acordo com a Academia Australiana de Ciências Tecnológicas e Engenharia (AATSE). As principais alavancas para assegurar o crescimento contínuo da capacidade renovável são a atualização da rede de transmissão e distribuição e a redução do custo das tecnologias de armazenamento.

Fonte: Clean Energy Council (Austrália); Governo de Austrália (previsões)