Iberdrola na Austrália

Aceleramos a transição energética na Austrália

Iberdrola Internacional

Hoje somos um dos líderes do mercado australiano. Contamos com um dos maiores parques de ativos de energia renovável do país, que está em processo de transição de um sistema de geração centralizado, baseado em grandes instalações de combustíveis fósseis, para um sistema de geração impulsionado por energia eólica e solar.

Como parte do nosso compromisso de liderar um mercado sustentável e ecologicamente correto, atualmente somos um dos maiores líderes em energia renovável na Austrália e continuamos investindo em novos ativos no país. Assumimos o compromisso de realizar um grande investimento de 2 a 3 bilhões de euros em uma região com abundantes recursos eólicos e solares, com o objetivo de impulsionar a transição energética do país e atingir 4.000 MW de capacidade renovável nos próximos anos.

Iberdrola, líder no mercado energético da Austrália

A atividade da Iberdrola na Austrália começou em 2020, quando concluiu com sucesso e em tempo recorde uma oferta de aquisição amistosa da empresa australiana de energias renováveis Infigen Energy, agora conhecida como Iberdrola AustraliaEnlace externo, se abre en ventana nueva. . a transação reforçou nossa entrada nesse novo mercado prioritário, onde tínhamos acabado de adquirir nosso maior empreendimento eólico onshore do mundo na época: o parque eólico Mount James, de 1.000 MW.

Nossa presença na Austrália foi reforçada no final de 2021 com a aquisição da Autonomous Energy, uma empresa australiana líder em engenharia e construção que oferece uma ampla gama de soluções de energia verde. Como resultado desta transação, os clientes australianos têm cada vez mais acesso a soluções integradas e otimizadas de energia verde que reduzem seus custos de energia e emissões.

Os principais negócios da Iberdrola Austrália são:

 Renováveis. A empresa, por meio da Iberdrola Renewables AustraliaEnlace externo, se abre en ventana nueva. , possui um dos maiores parques de energia renovável do país, localizado nos estados de New South Wales, South Australia e Queensland.

Além de nossos próprios recursos, atualmente também contratamos a produção de outras operadoras de energia renovável no país, o que nos permite atender a uma ampla gama de clientes. 

Alguns números de destaque

Icono

1.646 MW

capacidade instalada

Icono

85 %

energia renovável

Icono

+1.900 MW

renováveis em desenvolvimento

Dados atualizados no final de 2023

"A Austrália se consolida como um dos principais mercados da Iberdrola. Os abundantes recursos eólicos e solares do país, assim como o ritmo de desenvolvimento tecnológico, colocam essa região em uma posição privilegiada"

Ignacio S. Galán, presidente executivo da Iberdrola

Nossos projetos e instalações mais emblemáticos

Promovemos os critérios ESG na Austrália

O desenvolvimento sustentável ocorre quando se  leva em conta a criação de valor para o resto dos clientes ou as pessoas envolvidas. Na Iberdrola, mantemos nosso compromisso com nossos Stakeholders e alinhamos nossa estratégia com os três eixos usados internacionalmente para medir o impacto e a sustentabilidade do trabalho corporativo: fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, em sua sigla em inglês), a fim de contribuir para alcançar o desenvolvimento sustentável. Estas são algumas das conquistas e iniciativas da Iberdrola Austrália em termos de ESG:

A empresa tem o compromisso de seguir a "Cartilha de Boas Práticas" do Conselho de Energia Limpa (Clean Energy Council) em suas infraestruturas, o que inclui o respeito às comunidades locais, a proteção da biodiversidade e o fomento à economia local, oferecendo emprego local e oportunidade de contratação, entre outras ações.

A Iberdrola Austrália realiza amplas consultas durante todo o ciclo de vida de seus projetos para garantir a comunicação com as comunidades onde está presente. 

A empresa patrocina projetos comunitários que pretendem fazer a diferença nas áreas de educação, esporte, bem-estar social, festivais culturais, programas para jovens, entre outros. 

A Iberdrola Austrália apoia a Women in Energy Network (WIEN), uma iniciativa da indústria energético fundada em 2022 para promover o avanço das mulheres no setor de energia por meio de uma série de encontros, intercâmbio de conhecimento e oportunidades de liderança.