Notícia

2022-04-20 22:34:00.0

Iberdrola adquire seu maior parque eólico onshore do mundo com 1.000 MW na Austrália

  • Graças a esta aquisição, a empresa conta atualmente com um portfólio de mais de 3.000 MW na região
  • O parque, com mais de 50.000 hectares, já completou seus estudos meio-ambientais

A Iberdrola dá mais um passo em seu compromisso com as energias renováveis. A empresa adquiriu os direitos do seu maior parque eólico do mundo, com 1.000 MW. O parque eólico Mount James está localizado no norte de Queensland, na Austrália, a cerca de 80 quilômetros ao norte de Hughenden. O acordo marca um passo importante no compromisso da Iberdrola com Queensland.

North Queensland possui abundantes recursos eólicos e solares, grandes extensões de terra pouco povoada e uma força de trabalho especializada na construção e operação de projetos de infraestrutura energética de grande escala. Para a Iberdrola, esta região desempenhará um papel importante no cumprimento da meta de descarbonização econômica do país, que contempla um 50% de energia renovável até 2030, e também tem o potencial de se tornar um importante polo de hidrogênio verde e um corredor de exportação de materiais verdes. 

Como os quase 25 GW de geração térmica a carvão estão sendo desativados e saindo do Mercado Nacional de Eletricidade, será necessário um investimento significativo para substituir toda essa capacidade de geração. Neste contexto, o projeto eólico Mount James se torna assim um dos principais ativos de energia limpa na estratégia de crescimento da Iberdrola na região.

Já foram concluídos estudos ambientais nos 50.000 hectares do local do projeto eólico Mount James, o que permitirá que o parque eólico seja projetado de forma que evite áreas sensíveis do ponto de vista ambiental e patrimonial. Além disso, estão sendo processadas todas as licenças para a construção do projeto. 

A posição competitiva da Iberdrola no mercado australiano se distingue pela disposição de investir não apenas em capacidade renovável, mas também em tecnologias que permitam o crescimento de energia limpa, ofertas de produtos focadas no cliente e uma infraestrutura energética mais ampla. Até o momento, isso foi alcançado oferecendo aos clientes comerciais e industriais acordos de fornecimento totalmente firmes apoiados pela geração de energia renovável.

Iberdrola, líderes na Austrália

O grupo Iberdrola se tornou um dos líderes no mercado australiano de energia renovável após a aquisição da Infigen Energy em 2020, agora Iberdrola Austrália, uma empresa de energia renovável verticalmente integrada com 940 MW de capacidade instalada. O grupo também incorporou a Avonlie, um projeto fotovoltaico de 245 MW (dc) em Nova Gales do Sul; e alcançou o Final Investment Decision em grandes projetos de desenvolvimento como o Parque de Energia Renovável de Port Augusta (PAREP), uma usina eólica/solar híbrida de 320 MW na Austrália do Sul, e o Parque Solar Avonlie. No final do ano passado, adquiriu a Autonomous Energy, uma empresa líder em soluções inteligentes. A Iberdrola também tem uma carteira de mais de 3GW de projetos na Austrália em várias tecnologias, em diferentes estágios de desenvolvimento e localizados nos estados de New South Wales, South Australia e Queensland.

Como parte de seus projetos mais emblemáticos na região, a Iberdrola está construindo o Port Augusta, na Austrália do Sul, sua primeira planta híbrida solar-eólica do mundo. Trata-se de uma instalação renovável que combinará um parque eólico de 210 MW de capacidade instalada e uma usina fotovoltaica de 107 MW, e que gerará, quando entre em funcionamento, energia limpa suficiente para suprir a demanda anual de 180.000 casas australianas.

Este projeto fará da Iberdrola a líder do mercado na região da Austrália do Sul em termos de capacidade instalada. A empresa também venderá a energia produzida por Port Augusta a clientes industriais do país.