Projeto Port Augusta
PROJETO PORT AUGUSTA
Port Augusta: nosso primeiro grande projeto de energia renovável no mercado australiano
O grupo Iberdrola passa à ação na Austrália com o seu primeiro grande desenvolvimento de energia renovável após a compra da Infigen, uma das principais empresas locais de energias renováveis. O projeto Port Augusta, situado no estado da Austrália Meridional, é até a presente data sua primeira usina híbrida eólica solar no mundo, representando um investimento de 500 milhões de dólares australianos (mais de 310 milhões de euros).







A usina renovável combinará 210 MW eólicos com 107 MW fotovoltaicos e gerará, uma vez em funcionamento, energia limpa suficiente para atender à demanda anual de 180.000 residências australianas.
Terminou a instalação do último dos 50 aerogeradores (modelo VESTAS V150), com uma potência unitária de 4,2 MW, e continuam avançando os trabalhos da instalação solar, que terá aproximadamente 250.000 placas fotovoltaicas, assim como da construção da subestação e da linha de evacuação.
A construção de Port Augusta criou 200 postos de trabalho até sua entrada em funcionamento. Dessa forma, a Iberdrola também impulsiona na Austrália uma economia verde que incentive a reativação econômica e a criação de emprego no mundo pós-COVID.
Além disso, o fornecimento de energia renovável ajudará a baixar os preços da eletricidade dos consumidores e facilitará a descarbonização da economia da Austrália Meridional.
O projeto conta com a participação de fornecedores globais, locais e espanhóis e já está contribuindo para a revitalização do tecido industrial. Mais concretamente, a empresa espanhola Elecnor é a responsável pela construção da subestação da usina e da linha de transmissão, assim como pelas áreas de armazenamento e vias de acesso. A Vestas, por sua vez, fabricou e instalou os 50 aerogeradores de 4,2 MW de capacidade unitária no parque eólico; a Longi fornece aproximadamente as cerca de 250.000 placas solares da usina fotovoltaica e a Sterling&Wilson se encarregará de sua construção.
Saiba como as plantas híbridas funcionam.
Projeto Port Augusta.



LÍDERES NO MERCADO RENOVÁVEL AUSTRALIANO
Com a entrada na Austrália, a Iberdrola avança em seu processo de diversificação e se posiciona em mercados com um grande potencial renovável.
Depois da incorporação da Infigen Energy, a Austrália se tornou uma das grandes plataformas de crescimento para a Iberdrola. O grupo passa a ser um dos líderes do mercado australiano, pois controla mais de 800 MW de energia solar, eólica e baterias de armazenamento no país, incluindo capacidade própria e contratada, e uma importante carteira de projetos: 453 MW em construção (incluindo Port Augusta) e mais de 1.000 MW em diferentes fases de desenvolvimento.