Hidrogênio verde
Iberdrola: pioneira no desenvolvimento do hidrogênio verde
No âmbito de nosso compromisso para liderar a transição energética, a Iberdrola comanda o desenvolvimento do hidrogênio verde.

O hidrogênio verde é uma realidade na Iberdrola desde 2022. A Iberdrola lidera o desenvolvimento global do hidrogênio verde com três plantas em operação na Espanha e uma quarta em construção em parceria com a bp, prevista para entrar em operação em 2026. Estamos trabalhando ativamente em vários projetos – incluindo e-metanol e amônia verde – em locais como a Europa, a Austrália e o Brasil. O objetivo é atender às necessidades de eletrificação e descarbonização de setores de difícil redução de emissões, como a indústria e o transporte pesado. Em 2020, criamos uma unidade de negócios dedicada ao hidrogênio verde dentro da empresa, com o propósito de nos tornarmos líderes mundiais nessa tecnologia. Tendo estabelecido uma base sólida em projetos reais de hidrogênio verde, estamos agora dando o próximo passo para desenvolver projetos em larga escala.
O hidrogênio verde, essencial para nosso compromisso com a transição energética
15 Outubro 2024
12 Setembro 2024



Mais de três anos operando uma das maiores usinas de hidrogênio verde da Europa para a produção de fertilizantes sem emissões.
A usina de Puertollano (Ciudad Real) da Iberdrola tem um parque solar fotovoltaico de 100 MW, um sistema de baterias de íon-lítio com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh e um dos maiores sistemas de produção de hidrogênio através da eletrólise do mundo (20 MW). Tudo isso com fontes 100% renováveis.
O projeto, cujo investimento alcançará a cifra de 150 milhões de euros, criará até 1.000 postos de trabalho e evitará a emissão de 48.000 tCO2/ano.
Usina de hidrogênio verde para uso industrial
O projeto de inovação mais ambicioso da Europa para promover a descarbonização de setores industriais
Hidrogênio 100% renovável para a produção de amônia e fertilizantes livres de emissões
-
Investimento 150 M€
-
Empregos locais 700
-
Emissões CO2 evitáveis 39000 tCO2/ano
5 MW/20 MWh Usina fotovoltaica Puertollano II 100 MW Linha de transmissão subterrânea Usina da Fertiberia Subestação 30 KV

Rede de disrtibução
A energia excedente gerada na usina fotovoltaica é alimentada na rede de distribuição para comercialização.
Produção de hidrogênio verde

O hidrogênio verde é produzido por células de eletrólise alimentadas tanto pela energia gerada pela usina fotovoltaica quanto pelo sistema de armazenamento de energia da bateria, em um processo sem emissões CO2 associadas e permitindo a eletrificação dos setores industriais.
O processo de produção é realizado com um sistema de eletrólise de polímeros com uma fonte de alimentação de 20 MW e uma capacidade de geração de 360 kg/hora de hidrogênio.
Tanques de H2

O armazenamento de hidrogênio verde é essencial para garantir a estabilidade de abastecimento exigida pela usina da Fertiberia e para fazer um uso eficiente da produção de energia renovável. Um total de 11 tanques permitem o armazenamento de 6.000 kg de H2 verde a 60 bares.
Cada tanque tem um volume de 133 m3 e dimensões de 23,5 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro. Pesam 77 toneladas (vazios) e são feitos de um aço especial com uma espessura de chapa de 4,5 cm para armazenar hidrogênio, por conta do pequeno tamanho desta partícula.
Bateria

O projeto inclui um sistema de bateria de lítio-íon de 5 MW, com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh, o que permite uma maior capacidade de gerenciamento da usina e otimização das estratégias de controle.
Usina fotovoltaica Puertollano II

A nova instalação para a produção de H2 verde a partir de fontes 100% renováveis consiste em uma usina solar fotovoltaica com uma capacidade instalada de 100 MW.
A instalação incorpora tecnologias de última geração, tais como painéis bifaciais, que permitem uma maior produção por ter duas superfícies sensíveis à luz, e inversores de fio, que melhoram o desempenho e conseguem um maior aproveitamento da superfície.
Linha de transmissão subterrânea
Linha de transmissão subterrânea de uso exclusivo para garantir que toda a energia utilizada no eletrolisador seja renovável e que o impacto ambiental seja minimizado.
Usina da Fertiberia
O projeto de inovação é uma iniciativa ambiciosa para descarbonizar um processo industrial importante, como a fabricação de fertilizantes, o que permitirá o progresso em direção a uma agricultura mais sustentável.
O investimento aprimorará os processos industriais e os tornará mais sustentáveis por meio da produção e do consumo de hidrogênio verde sem as emissões associadas e do aumento do desempenho dos processos envolvidos.


"Estamos diante de uma das soluções mais eficientes para ajudar os setores industriais mais poluidores a transformar seus processos e se tornarem mais sustentáveis. Graças à colaboração com empresas pioneiras e voltadas para o futuro, temos diante de nós exemplos tangíveis de produção de hidrogênio verde que já são uma realidade."
Millán García-Tola
Gerente global de H₂ da Iberdrola
Mais sobre hidrogênio verde
Hidrogênio verde: uma alternativa para reduzir as emissões e cuidar do nosso planeta
Na Iberdrola, vemos o hidrogênio verde como o complemento ideal da eletrificação. Nosso grupo vem dominando, há três anos, o fornecimento ótimo de energia renovável para eletrólise. Graças ao nosso vasto portfólio de ativos renováveis, garantimos uma produção competitiva e o cumprimento dos requisitos dos Atos Delegados da UE para os RFNBO (combustíveis renováveis de origem não biológica).
O que é hidrogênio verde?Hidrogênio verde: uma alternativa para reduzir as emissões e cuidar do nosso planeta
Na Iberdrola, vemos o hidrogênio verde como o complemento ideal da eletrificação. Nosso grupo vem dominando, há três anos, o fornecimento ótimo de energia renovável para eletrólise. Graças ao nosso vasto portfólio de ativos renováveis, garantimos uma produção competitiva e o cumprimento dos requisitos dos Atos Delegados da UE para os RFNBO (combustíveis renováveis de origem não biológica).
O que é hidrogênio verde?