A revolução do hidrogênio verde

Por que o hidrogênio verde é importante?: os principais pontos de uma das energias do futuro

Hidrogenio verde Transição energética

O hidrogênio verde é uma das tecnologias essenciais para enfrentar os desafios mais difíceis da descarbonização. Neste novo cenário, surgem parcerias que estão ajudando a torná-lo uma realidade, como o acordo da Iberdrola com a H2 Green Steel para construir uma usina de hidrogênio verde de 1.000 MW e para desenvolver este recurso com um investimento estimado em 2,3 bilhões de euros.

Hidrogênio verde

A usina de Puertollano (Ciudad Real) representa o compromisso da Iberdrola com o hidrogênio verde e a descarbonização do setor primário.

O hidrogênio verde não é apenas um sonho. Já é algo real:

O hidrogênio verde, obtido através de um processo chamado eletrólise que usa corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio na água, é uma excelente alternativa para ajudar o mundo a descarbonizar. É uma fonte de energia universal e limpa que não deixa resíduos no ar como o carvão e o petróleo.

Este é um recurso verde que pode se tornar um dos combustíveis do futuro, já que pode ser usado como combustível para aviões e navios, onde a eletrificação não é possível. Emanuele Taibi, consultor no setor de energia, explica seus usos: "De falar de projetos-piloto para a venda de kilowatts, estamos agora falando de projetos comerciais com infraestruturas intercontinentais a serem construídas na faixa de dezenas de gigawatts. Em outras palavras, um milhão de vezes maior do que o que estava sendo discutido há três ou quatro anos atrás".

O acordo alcançado entre a Iberdrola e a H2 Green Steel para a construção de uma usina de 1.000 MW para a produção de hidrogênio verde é um claro exemplo de para onde se dirige o setor energético do futuro. Com um investimento estimado em 2,3 bilhões de euros, as empresas estão dando mais um passo em direção à descarbonização dos processos industriais pesados.

Kajsa Ryttberg-Wallgren, EVP Head of Business da H2 Green Steel, diz que a colaboração com a Iberdrola aperfeiçoará futuros projetos de hidrogênio verde: "Isto permitirá a produção de cerca de cinco milhões de toneladas de aço verde na Europa. Além disso, pode eliminar cerca de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano. Portanto, é significativo”.

A usina de hidrogênio verde recentemente inaugurada em Puertollano (Ciudad Real) é pioneira neste setor. Com um investimento de 150 milhões de euros, a construção da que é a maior instalação geradora de H2 da Europa representa apenas um dos mais de 50 projetos em desenvolvimento pelo Grupo Iberdrola no mundo. "Todos os países e empresas, grandes ou pequenas, estão pensando em como podem contribuir para esta ambição de desenvolver a indústria do hidrogênio verde. Ser o primeiro a realizar essa contribuição é muito importante", enfatiza Millán García-Tola, diretor global de H2 da Iberdrola.

Entretanto, a luta contra as mudanças climáticas precisa mais do que apenas de boas ideias. A implementação de novas tecnologias que aceleram a descarbonização, como o hidrogênio verde, requer medidas por parte dos Estados para incentivar a indústria.

E é isso que Kajsa Ryttberg-Wallgren defende: "Por um lado, você tem que incentivar a indústria existente a se transformar. A outra parte é obviamente o financiamento de iniciativas verdes que são de grande escala e que têm um cliente. E, em terceiro lugar, os governos deveriam ajudar com a licenciamento desses novos tipos de fábricas e também das energias renováveis.

Fonte: WSJ Custom