Notícia

2021-12-01 21:00:00.0

A produção em grande escala será fundamental para permitir a transição da indústria pesada para operações sustentáveis

Iberdrola e H2 Green Steel assinam acordo de 2.3 bilhões de euros de hidrogênio verde

  • As empresas construirão uma usina de 1.000 MW para a produção de hidrogênio verde
  • A nova usina produzirá e alimentará com hidrogênio verde um forno de redução direta de minério de aço com capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de ferro-gusa, o que permitiria a produção de aço verde com uma redução de 95% das emissões de CO2

A Iberdrola dá mais um passo em direção à descarbonização. Iberdrola e H2 Green Steel assinaram um acordo para construir uma usina de hidrogênio verde com uma capacidade instalada de 1.000 MW e um investimento estimado em 2.3 bilhões de euros. A nova usina alimentará com combustível limpo um forno de redução direta de aço com capacidade para produzir cerca de 2 milhões de toneladas por ano de aço verde puro, com uma redução de 95% nas emissões de CO2.

O local será localizado na Península Ibérica, onde vários locais possíveis estão sendo considerados atualmente, com a intenção de produção a partir de 2025 ou 2026. Todos os locais que H2 Green Steel e Iberdrola estão avaliando terão acesso à energia renovável, bem como toda a infraestrutura necessária para operar um negócio bem-sucedido de hidrogênio, aço verde.

"Estamos orgulhosos e encantados de fazer parceria com a Iberdrola para aumentar a produção de aço verde. A produção de hidrogênio verde em larga escala será essencial para a transição da indústria pesada para formas mais sustentáveis de operação. Ao compartilhar o objetivo comum de reduzir as emissões nas indústrias de difícil descarbonização, começando com o aço na Europa, estamos adotando uma abordagem verdadeiramente global e inovadora para a produção de hidrogênio verde. A Iberdrola traz experiência, tecnologia e know-how inestimáveis, que nos permitirão ampliar nossos projetos de aço verde", diz Henrik Henriksson, CEO da H2 Green Steel.

"O hidrogênio verde será uma tecnologia chave na descarbonização de processos industriais pesados, tais como a produção de aço. Projetos inovadores como este ajudarão a acelerar a comercialização de eletrolíticos maiores e mais sofisticados, tornando o hidrogênio verde mais competitivo. Com acesso ao fornecimento de energia renovável de baixo custo e uma força de trabalho altamente qualificada, a Península Ibérica pode desempenhar um papel fundamental na Europa assumindo uma liderança global no desenvolvimento desta tecnologia verde", diz Aitor Moso, diretor de negócios desregulamentados da Iberdrola.

As duas empresas concordaram em construir uma usina de hidrogênio verde com capacidade de eletrólise de 1 GW e um processo de redução de minério de aço capaz de produzir aproximadamente 2 milhões de toneladas de minério de aço verde por ano. O eletrolisador será operado conjuntamente por Iberdrola e H2 Green Steel. A Iberdrola fornecerá energia renovável à usina, enquanto a produção de aço fundido verde e todos os processos metalúrgicos posteriores serão operados e de propriedade da H2 Green Steel. Ambas as empresas também explorarão a possibilidade de localizar uma instalação siderúrgica capaz de produzir entre 2,5 e 5 milhões de toneladas de chapa de aço verde por ano no mesmo local.

"O projeto em Boden, norte da Suécia, mostrou que há uma forte demanda por aço verde de uma ampla base de clientes. A colaboração com a Iberdrola fortalecerá e refinará nossa plataforma Boden, nossa infraestrutura e nossa execução de projetos. Com duas localizações europeias, teremos um impacto ainda maior, estaremos mais próximos dos clientes e seremos capazes de atender à demanda de um mercado em crescimento. Junto com a Iberdrola, estamos criando uma plataforma europeia mais ampla para a economia do hidrogênio verde", diz Kajsa Ryttberg-Wallgren, Chefe da Unidade de Negócios de Hidrogênio da EVP na H2 Green Steel.

O projeto será financiado através de uma combinação de fundos públicos, instrumentos de financiamento de projetos verdes e fundos próprios. Com um orçamento de aproximadamente 2 bilhões de euros, a produção em larga escala de hidrogênio verde contribuirá para a transição da indústria pesada para operações sustentáveis.

"A parceria com a H2 Green Steel expande a gama de parcerias que temos em todo o mundo para maximizar os benefícios do hidrogênio verde. Também trabalhamos com produtores de fertilizantes, refinarias de petróleo, fornecedores de transporte e até mesmo destilarias de whisky.  O desafio de alcançar emissões zero requer visão e ação em muitos setores industriais. Com o desenvolvimento do hidrogênio verde, as empresas continuam demonstrando que têm a ambição necessária", diz Millán García-Tola, Diretor Global de Hidrogênio da Iberdrola.

A joint venture foi criada após contatos facilitados pela iniciativa europeia CEO Alliance, na qual H2 Green Steel e Iberdrola uniram forças com outras empresas para alcançar um futuro sem carbono e uma Europa mais resiliente e sustentável. A CEO Alliance apoia os esforços de descarbonização identificando possíveis parcerias, incentivando investimentos verdes e implantando projetos que promovam o desenvolvimento de economias e sociedades sustentáveis, em linha com o Green Deal europeu.

Um setor com potencial de crescimento

A descarbonização da indústria de produção de aço é uma grande oportunidade de crescimento para a Iberdrola, pois poderia significar uma demanda adicional de cerca de 5.000 TWh/ano, equivalente a quase o dobro da atual geração de eletricidade na Europa, assim como 40 milhões de toneladas de hidrogênio verde. A empresa está, portanto, acelerando a implementação de toda a cadeia de valor do hidrogênio.

Em última análise, é possível descarbonizar a produção de aço e já existem várias alternativas promissoras através da eletrificação direta ou hidrogênio verde. Com as reduções de custo esperadas de energias renováveis e hidrogênio verde impulsionadas pela Iberdrola, o aço verde poderia se tornar mais competitivo, implicando no benefício de todos os consumidores.

Acesso a informação legal