Notícia

2022-05-18 03:28:00.0

Iberdrola e Qatar assinam acordo para fortalecer sua aliança estratégica em inovação

  • As partes abordarão desafios tecnológicos relacionados à inovação e digitalização em redes inteligentes, integração de energia renovável e eficiência energética
  • Ignacio Sánchez Galán, em um evento organizado pela CEOE onde foi realizada a nova aliança com o emirado, destacou o papel da Iberdrola como força motriz para a abertura internacional de pequenas e médias empresas

A Iberdrola e a Agência de Promoção de Investimentos do Qatar (IPA Qatar) estão unindo forças para promover o centro de inovação líder da empresa de energia, com o objetivo de avançar com a  digitalização do setor elétrico do Qatar. O acordo permitirá à empresa espanhola expandir suas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) através de seu centro Iberdrola Innovation Middle East, sediado em Doha.

A nova colaboração contribuirá para melhorar as soluções e produtos inovadores nos setores público e privado. O centro, atualmente localizado no Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar, se concentrará nos desafios tecnológicos relacionados à inovação e digitalização em redes inteligentes, integração de energia renovável e eficiência energética. A contribuição da agência do Qatar será fundamental para acelerar os projetos da plataforma de inovação localizada na capital do país. 

A plataforma se concentrará em alinhar as atividades de P&D&I da Iberdrola com as necessidades da indústria do Qatar e cooperará com empresas e centros de treinamento para impulsionar o talento local. Isso será realizado através de programas de desenvolvimento de habilidades e treinamento e compartilhará os direitos de propriedade intelectual com instituições educacionais e industriais locais.

Ignacio Galán, que reforçou esta aliança em uma reunião de negócios organizada pela CEOE (Confederação Espanhola de Organizações Empresariais), disse que "a Iberdrola tem sido e continuará sendo um acelerador para a expansão das pequenas empresas no mundo". O presidente da Iberdrola acrescentou que a experiência da Iberdrola no Qatar por quase 20 anos é o melhor testemunho das oportunidades no país. "Hoje assinamos aqui um acordo de expansão, consolidando um centro que já é uma referência mundial em redes inteligentes, integração de energia renovável e eficiência energética, e sem dúvida o centro líder no Oriente Médio em seu campo", disse.

A Agência de Promoção de Investimentos do Qatar supervisiona as atividades sob a marca Invest Qatar e atua como a organização guarda-chuva do país para atrair investimentos estrangeiros. Através de sua estreita coordenação com as plataformas de licenciamento do Qatari, ela ajuda as empresas a avançar em suas ambições e alcançar o sucesso a longo prazo, fornecendo o apoio, o assessoramento e a experiência necessários.

O IPA Qatar visa mostrar o emirado como um destino excepcional de investimento, conectando investidores internacionais com oportunidades de negócios, enquanto promove o desenvolvimento econômico do país e os objetivos de diversificação em todos os setores e geografias.

Iberdrola e Qatar: uma aliança estratégica

A Iberdrola se tornou um parceiro estratégico do Qatar nos últimos anos, colaborando na construção de uma economia baseada no conhecimento e desenvolvendo soluções para um futuro sustentável naquele país por mais de duas décadas. 
 
A liderança da Iberdrola em digitalização e energias renováveis, elementos-chave na transformação do setor energético em direção à eletrificação e descarbonização, lhe permitiu aproveitar as oportunidades de cooperação com o governo do Qatar desde 2005, um país determinado a diversificar sua economia longe dos hidrocarbonetos.

A colaboração entre a Iberdrola e o Qatar foi consolidada em 2011, quando a Autoridade de Investimento do Qatar (QIA) se tornou o principal acionista da Iberdrola. Desde então, a empresa espanhola sempre cresceu com o apoio do Qatar ao seu modelo de negócios, investindo em energia renovável, redes inteligentes, armazenamento e soluções inteligentes para nossos clientes. 

Esta aliança estratégica permitiu que a empresa aumentasse seu tamanho seis vezes, tornando-a a maior empresa da bolsa espanhola, com uma capitalização de mercado de cerca de 70 bilhões de euros, a maior empresa de eletricidade da Europa, e uma das quatro maiores do mundo.

Estimulando o crescimento de P&D&I

Como resultado desta estreita colaboração, em 2016 a Iberdrola decidiu criar a Iberdrola Innovation Middle East, de onde desenvolve soluções baseadas em tecnologia digital de ponta para três áreas essenciais do setor energético global: integração de energias renováveis, redes inteligentes e soluções para clientes usuários finais. O Qatar tem uma excelente localização entre a Europa e a Ásia e oferece grandes oportunidades para atrair talentos globais e fazer parcerias com universidades e centros de pesquisa de classe mundial.   

Na Iberdrola Innovation Middle East, algoritmos de aprendizagem de máquinas e software de visualização foram projetados para melhorar drasticamente as operações e a manutenção das turbinas eólicas nos parques eólicos da Iberdrola em todo o mundo.  Somente uma empresa como a Iberdrola, com cerca de 20.000 MW de parques eólicos terrestres, pode enfrentar este tipo de projeto, utilizando os dados que coleta continuamente de mais de 7.000 turbinas em todo o mundo. 

Para projetos eólicos offshore, o centro realiza estudos de estabilidade do sistema para garantir que as instalações offshore possam conectar com segurança sua produção para a rede de transmissão. Do lado do cliente, tecnologias baseadas na computação em nuvem foram desenvolvidas para permitir ao usuário controlar veículos elétricos, bombas de calor, aquecedores de água e painéis solares e assim não ser um jogador passivo, mas um jogador ativo, que pode contribuir para tornar a rede e o sistema mais gerenciáveis e contribuir para o objetivo de emissões net-zero.

O segredo do sucesso da empresa espanhola está na combinação de habilidades tradicionais, como engenharia de sistemas de energia e gerenciamento de energia, com habilidades de TI, como análise de dados e desenvolvimento de software. A Iberdrola recrutou graduados das universidades do Qatar, formando uma grande equipe que combina o recrutamento local com talentos internacionais da Iberdrola e de outros países. O desenvolvimento conjunto com parceiros líderes é outro aspecto chave deste centro, que tem acordos de cooperação e vários projetos de pesquisa com três universidades do Qatar: HBKU, Texas A&M e Universidade do Qatar; bem como um projeto de colaboração com a empresa de serviços públicos do Qatar, Kahramaa, em diferentes campos, tais como medição inteligente, veículos elétricos e eficiência energética em escolas.