Pasar al contenido principal

Notícia

2025-12-19 08:54:00.0 - 2025-12-19 08:54:00.0 UTC +01:00

Iberdrola reforça presença na Austrália com aquisição do parque eólico Ararat

  • Localizada no estado de Victoria, o parque eólico possui capacidade instalada de 242 MW e está em funcionamento desde 2017.
  • Com esta aquisição, a Iberdrola consolida sua presença em Victoria e fortalece sua capacidade de fornecer energia para sua carteira de clientes empresariais por meio de geração própria.
  • A operação acelerará o crescimento da Iberdrola na Austrália, mercado no qual a companhia prevê investir 1 bilhão de euros até 2028.

A Iberdrola chegou a um acordo para adquirir 100% do parque eólico Ararat, localizado no estado de Victoria, na Austrália, junto à Partners Group e à OPTrust. O projeto conta com capacidade instalada de 242 MW e está em operação desde 2017.

O parque comercializa a maior parte de sua produção por meio de contratos de compra e venda de energia (conhecidos como PPAs, na sigla em inglês) firmados com grandes clientes, o que garante fluxos de caixa previsíveis. No médio e longo prazo, o ativo também deverá se beneficiar do aumento esperado dos preços da energia, em um contexto de crescente demanda por fontes renováveis em Victoria.

Esta aquisição reforça ainda a capacidade da empresa de atender sua carteira de clientes empresariais com geração própria no estado de Victoria, que tem como meta alcançar 95% de energia renovável em 2035.

Além disso, o parque eólico será beneficiado pelos futuros projetos de infraestrutura de transporte, como o Western Renewable Link e o Project Energy Connect, o que aumenta suas alternativas para exportar a energia produzida.

A operação realizada, sujeita a certas condições habituais neste tipo de transações, reafirma o compromisso da Iberdrola com a expansão das energias renováveis na Austrália, em linha com a estratégia de eletrificação do país.

Investimento alinhado ao Plano 2025-2028

O anúncio ocorre após a compra bem-sucedida do sistema de armazenamento em baterias (BESS) Tungkillo pela Iberdrola, e sua nomeação pela VicGrid como parceira de desenvolvimento para impulsionar o projeto de transmissão VNI West (Victoria to New South Wales Interconnector West — ambas as operações formalizadas em outubro deste ano —.

A aquisição do parque eólico Ararat também está alinhada com o Plano 2025-2028 do Grupo, apresentado recentemente, que prevê investimentos totais superiores a 1 bilhão de euros na Austrália — país com classificação de risco AAA — com foco em negócios e mercados estratégicos que oferecem estabilidade e previsibilidade.

Em seu conjunto, o plano contempla um investimento total de 58 bilhões de euros, dos quais 85% serão destinados a países com rating A e marcos regulatórios estáveis, previsíveis e atrativos. O Reino Unido será o principal destino dos aportes, com 20 bilhões de euros, seguido pelos Estados Unidos (16 bilhões), Península Ibérica (9 bilhões), Brasil (7 bilhões) e outros países da União Europeia e Austrália (5 bilhões).