Notícia

2020-02-27 00:00:00.0

No âmbito do compromisso da Companhia com a valorização do patrimônio histórico-artístico dos territórios onde está presente

Iberdrola renova a iluminação ornamental exterior da Basílica de Nuestra Señora del Prado de Talavera de la Reyna

  • O ato contou com a presença do Presidente do Grupo, Ignacio Galán; do Presidente da Junta de Comunidades de Castela-La Mancha, Emiliano García-Page; e da Prefeita de Talavera de la Reina, Tita García
  • Com esta atuação, que faz parte do Programa de Iluminações da Iberdrola, melhora-se a imagem noturna do santuário, valorizando sua arquitetura e os elementos artísticos de suas fachadas

A Iberdrola, por meio do seu Programa de Iluminações, renovou e modernizou a iluminação ornamental exterior da Basílica de Nuestra Señora del Prado na localidade de Talavera de la Reina. O ato de apresentação de dita atuação teve a presença do Presidente do Grupo, Ignacio Galán; do Presidente da Junta de Comunidades de Castela-La Mancha, Emiliano García-Page; e da Prefeita de Talavera de la Reina, Tita García.

Durante a sua intervenção, Ignacio Galán destacou que “Castela-La Mancha constitui uma verdadeira joia histórica para toda a Espanha”, indicando a importância da Basílica no patrimônio artístico e cultural de Talavera e da comunidade. “Inauguramos hoje a iluminação de uma edificação que é um emblema e um orgulho para todos os habitantes de Talavera. Indubitavelmente, estamos diante de um símbolos de Castela-La Mancha pela sua famosa coleção de azulejos, sua grandiosa cúpula e seus admiráveis jardins que também são Bem de Interesse Cultural da Espanha desde 1993”.

Além disso, valorizou-se a ação social do Programa de Iluminações da Iberdrola, “que está há décadas cuidando e potencializando o valioso patrimônio artístico da Espanha”.

Nesta atuação, foram utilizadas luminárias com a tecnologia LED mais avançada e divididas em 45 focos, capazes de iluminar uma superfície de mais de 2.000 m2. Com esta nova iluminação, a Basílica consegue uma eficiência energética de 60%, evitando assim a emissão de 1,6 toneladas de CO2 à atmosfera/ano.

Graças ao trabalho de seus especialistas, a Iberdrola conseguiu enriquecer e realçar a silhueta noturna do templo, intensificando o conjunto arquitetônico de uma construção na qual estão combinados os estilos renascentista e barroco e que foi considerada Bem de Interesse Cultural da Espanha em 1993 na categoria de Monumento.

A renovação da iluminação da Basílica de Nuestra Señora del Prado é uma mostra a mais do compromisso da Companhia com Castela-La Mancha e de seu propósito permanente de promover a cultura e a proteção e conservação do patrimônio histórico-artístico da região.


Iberdrola, comprometida com seu dividendo social

Como parte de seu dividendo social, a Iberdrola concretiza seu compromisso com a cultura através de um importante trabalho de mecenato, do apoio a novas formas de expressão artística e da colaboração na restauração do legado cultural. Nesta última área, cabe destacar seu programa de iluminações de prédios singulares, uma das suas iniciativas mais destacadas na conservação do patrimônio histórico-artístico.

Este projeto soma-se a outros que a empresa tem realizado em Castela-La Mancha nos últimos anos, entre os quais ressaltamos as iluminações do Mosteiro de Uclés, a antiga Mesquita do Cristo de la Luz, a sinagoga Santa María la Blanca, a Torre da Igreja de Santo Tomé, a igreja de San Antonio Abad ou o projeto de iluminação da Ribeira do rio Tejo quando passa por Toledo (Espanha).

Acesso a informação legal