Notícia

2020-12-15 23:00:00.0

A companhia energética instala pontos de recarga para veículos elétricos nos shoppings centers Max Center (Biscaia) e Área Sur (Cádiz) e está concluindo os do shopping Milenium em Madri

Iberdrola e Sonae Sierra apostam na mobilidade elétrica

  • Os usuários dessa infraestrutura recarregarão as baterias de seus carros elétricos com energia 100% verde proveniente de fontes de geração limpa, que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdOs)
  • Portanto, a Iberdrola continua acelerando seu plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e vias públicas nos próximos cinco anos

A Iberdrola e a empresa Sonae Sierra apostam na mobilidade elétrica como via de ação contra as mudanças climáticas. Para tal, a empresa energética acaba de implementar pontos de recarga rápida para veículos elétricos em dois shoppings centers gerenciados pela Sonae Sierra: Max Center, situado em Barakaldo (Biscaia) e Área Sur em Jerez de la Frontera (Cádiz). Além destes, em breve se somará o shopping center Milenium, igualmente gerenciado pela Sonae Sierra e localizado no bairro de Majadahonda (Madri), onde a Iberdrola está finalizando a instalação das infraestruturas.

Com essas infraestruturas, os usuários desses três shoppings centers poderão recarregar a bateria de seus carros elétricos em um tempo aproximado de 30 minutos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa, que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdOs).

Através dessa iniciativa, a Iberdrola avança em seu plano de implantação de infraestruturas de mobilidade sustentável na Espanha. Os carregadores já estão localizados no app Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações comprovadas de todos os pontos de recarga de veículos elétricos, tanto da Iberdrola quanto de outros operadores. No App é possível geolocalizar o carregador, comprovar seu funcionamento em tempo real e, nesse caso, reservar e pagar com o celular.

O acordo alcançado confirma a importância de colaborar conjuntamente com todos os agentes envolvidos na mobilidade sustentável. A Sonae Sierra é uma excelente parceira para avançar na implantação de soluções de recarga, respondendo assim aos desafios da mobilidade elétrica na Espanha”, explica Raquel Blanco, diretora Global de Smart Mobility da Iberdrola.

Enrique Suárez, diretor de Operações na Espanha da Sonae Sierra, por sua vez, destacou que: “Estamos em um momento de mudança onde é fundamental apostar em inovação, adaptação e transformação. A Sonae Sierra foi pioneira na integração dos princípios de sustentabilidade no setor imobiliário e o acordo com a Iberdrola é um passo muito importante em nossa estratégia para conseguir uma mobilidade mais sustentável.”

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como em via urbana, em cidades e nas principais rodovias nos próximos cinco anos. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará na instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW), a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. A companhia continua identificando oportunidades para gerar um ecossistema industrial, comercial e de inovação que permita consolidar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Nesse sentido, já completou mais de 40 acordos para a implementação de infraestruturas com administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal