Notícia

2021-02-26 00:00:00.0

Reconhecida pelo oitavo ano consecutivo no World’s Most Ethical Companies, elaborado pelo Instituto Ethisphere, que reconhece as boas práticas nos negócios

Iberdrola, única companhia espanhola entre as mais éticas do mundo

ESG

  • Após analisar 200 indicadores de suas práticas ambientais, sociais, éticas, de governança e diversidade, entre outros. Este ano, também foi avaliada a reação das companhias face à pandemia

A Iberdrola é a única empresa espanhola – a única grande companhia de eletricidade europeia – reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo, de acordo com a classificação 2021 World´s Most Ethical Companies, elaborada pelo prestigiado Instituto Ethisphere.

A Iberdrola foi novamente selecionada pelo oitavo ano consecutivo em um ranking integrado por 135 empresas de 22 países e 47 setores diferentes, que também reconheceu pelo terceiro ano consecutivo o compromisso das boas práticas nos negócios de sua filial norte-americana AVANGRID. Na categoria Energia e Utilities, este ano, foram incluídas apenas cinco multinacionais no ranking.

Na elaboração dessa classificação, o Instituto Ethisphere avalia mais de 200 indicadores de práticas ambientais, sociais e culturais; atividades relacionadas à ética e ao compliance; a boa governança e a diversidade, assim como iniciativas que contribuam para manter a cadeia de suprimentos. Além disso, nessa nova edição, a organização avaliou como as empresas reagiram face à pandemia.

A Iberdrola foi reconhecida pelo seu sólido compromisso com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança), sobre os quais se sustenta seu modelo de negócio. A companhia atua como motor de transformação social, sendo uma referência de boa governança e transparência, que se estende à sua base de fornecedores em todo o mundo. Esse compromisso está permitindo que contribua para acelerar a reativação verde da economia e a criação de empregos: as compras de fornecedores chegaram a 14 bilhões de euros em 2020, possibilitando a manutenção de 400.000 postos de trabalho na cadeia de valor.

Nesse âmbito, a companhia deu um passo além e fixou como objetivo que 70% de seus mais de 1.000 fornecedores principais em todo o mundo sejam regidos pelos critérios ESG em 2022. Para tal, criou um modelo validado por um terceiro e uma plataforma digital, desenvolvida pela ‘scale-up’ espanhola GoSupply, onde os fornecedores da Companhia podem autoavaliar seu desempenho nesse âmbito.


Plano ‘Energia para avançar’: 350 medidas com abordagem ESG

A Iberdrola lançou o plano ‘Energia para avançar’, através do qual implementará mais de 350 medidas para reforçar sua abordagem ESG. Dessa forma, reforçará sua liderança na transição energética, fomentará a inovação, contribuirá para a criação de novos empregos de qualidade, melhorando as condições de vida da população, assim como continuará implementando as melhores práticas de governança enquanto impulsiona um mercado financeiro sustentável.

A Iberdrola adaptou seu sistema de governança e sustentabilidade baseando-se nos pilares ESG e também mantém, entre seus objetivos nesse âmbito, a redução de sua pegada de carbono. Em 2020, suas emissões registraram uma redução de 11% até se situarem em 98 grCO2/kWh, e foram entre a metade e quase três vezes inferiores em relação às de dois de seus principais concorrentes mundiais. Em 2030, se converterá em uma companhia neutra em carbono na Europa.

Acesso a informação legal