Notícia

2021-11-13 00:00:00.0

É o indicador do mercado acionário global de referência para medir a contribuição das empresas para o desenvolvimento sustentável

Iberdrola, única ‘utility’ europeia incluída nas 22 edições do índice mundial Dow Jones de Sustentabilidade

  • Desde 2001, este índice se revalorizou 113 %, enquanto a Iberdrola subiu 203 % nesse mesmo período
  • A inclusão da  evidencia, mais um ano, seu sólido compromisso com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa

A Iberdrola foi novamente incluída no índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI em inglês), o que a converte na única utility europeia que esteve presente no índice em suas 22 edições. É o que reflete a atualização anual publicada pela S&P Dow Jones Indices e pela RobecoSAM, responsáveis por sua elaboração.

Deste modo, fica claro o firme compromisso do grupo com os mais altos padrões ambientais, sociais e de governança corporativa, dado que, de um universo inicial de cerca de 10.000 empresas, somente são selecionadas finalmente 10 % das listadas com melhores pontuações de sustentabilidade.

A evolução desse índice também demonstra como foi aumentando o interesse dos investidores nas empresas mais sustentáveis nos últimos anos e que é compatível criar valor para os acionistas com um modelo de negócio sustentável e comprometido com o meio ambiente: desde 2001, o DJSI World se revalorizou 113 %, em comparação com 203 % 1 que foi a subida da Iberdrola no mesmo período.

Essa evolução reflete o êxito de um modelo baseado em um desenvolvimento sustentável, que possibilitou que a Iberdrola se tornasse líder mundial em termos de geração renovável, com mais de 37.300 megawatts (MW) instalados no encerramento dos nove primeiros meses de 2021, e uma referência em sustentabilidade e no combate contra as mudanças climáticas. Nesta edição, a demonstrou outra vez sua liderança em aspectos tão relevantes como inovação, relação com os stakeholders, oportunidades de mercado, gestão de risco, gestão ambiental e água.


Líder em termos de sustentabilidade

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovados em setembro de 2015, estão plenamente incorporados na estratégia da Iberdrola.

Em consonância com sua atividade, a Iberdrola foca seu esforço no fornecimento de energia acessível e limpa (objetivo 7) e na ação contra a mudança global do clima (objetivo 13). Além disso, o grupo contribui diretamente para garantir água potável e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D+I até 400 milhões de euros em 2025 (objetivo 9), promove o respeito pela vida terrestre (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias e meios de implementação dos objetivos (objetivo 17).

Depois de ter se antecipado 20 anos à atual transição energética, o grupo Iberdrola planeja investir 150 bilhões de euros até 2030, permanecendo assim na liderança da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam. A  avança em seu histórico plano de investimento de 75 bilhões de euros (até 2025) e consolida seu modelo de negócio, baseado em mais energias renováveis, mais redes, mais armazenamento e mais soluções inteligentes para os clientes.

Desta maneira, em 2030, a Iberdrola terá triplicado sua capacidade instalada renovável -até atingir 95 gigawatts (GW)- e dobrado sua base de ativos regulados -até 60 bilhões de euros-.

1Dados do encerramento de 11 de novembro de 2021

Acesso a informação legal