Notícia

2021-12-02 20:00:00.0

A empresa continua seu compromisso com a descarbonização e mantém sua estratégia de saída dos negócios de gás iniciada em 2001

Iberdrola vende negócios de armazenamento de gás no Canadá para o Grupo ATCO

  • A transação se enquadra na estrutura de rotação de ativos não estratégicos prevista no Plano Estratégico 2020-2025 da Iberdrola
  • A venda é incondicional e efetiva mediante assinatura

A Iberdrola deu mais um passo em direção à descarbonização. A empresa, através de sua filial Scottish Power Overseas Limited, fechou a venda do negócio de armazenamento de gás de Alberta Hub Gas Storage - de propriedade de 57% da Iberdrola Canada Energy Services - ao grupo canadense ATCO.

Iberdrola Canada Energy Services opera a instalação de armazenamento de gás natural do Alberta Hub Gas Storage na província de Alberta, no Canadá. O ativo tem uma capacidade total de armazenamento de 41,5 Bcf – bilhões de pés cúbicos- (23,6 Bcf líquidos de acordo com a participação da Iberdrola).

Com esta operação, a Iberdrola continua seu plano de reduzir investimentos em ativos não estratégicos, em linha com a ação climática, transição energética e saída do negócio do gás iniciada em 2001.

A redução de investimento é mais um passo no compromisso do Grupo Iberdrola com a descarbonização, que iniciou sua estratégia em 2001 em antecipação ao setor:

  • No final de 2001, a empresa colocou sua participação na Repsol à venda.
  • Em 2009, viu a saída do negócio de regaseificação através da venda das participações da Iberdrola nos terminais de regaseificação de Sagunto e BBG.
  • Em janeiro de 2010, a Iberdrola vendeu sua participação de 15,68% na empresa irlandesa de exploração e produção de hidrocarbonetos Petroceltic.
  • Em 2011, a empresa vendeu o armazenamento de gás Seneca Lake no estado de Nova York e 2 gasodutos associados.
  • Em 2013, a empresa vendeu sua participação de 20% na Medgaz, a empresa proprietária do gasoduto que liga a Argélia à Espanha.
  • Em 2014, venda de 25% de participação no terminal de ciclo combinado da Bahia Bizkaia Electricidad (BBE).
  • Em 2016, a empresa vendeu sua participação de 4,9% na Iroquois Gas Transmission System nos Estados Unidos.
  • No início de 2018, os negócios de armazenamento e comercialização de gás nos Estados Unidos foram vendidos.
  • No final de 2018, a saída do negócio de geração térmica no Reino Unido foi implementada, tornando a Scottish Power a primeira empresa do país a focar na geração renovável, redes e clientes.
  • Em 2019, a empresa vendeu sua carteira de contratos de fornecimento de GNL de longo prazo em uma transação inédita.

Desta forma, a empresa praticamente encerrou o negócio de armazenamento de gás, pois tem apenas um ativo residual no Reino Unido, o Hatfield Gas Storage de 4,1 bcf.

 

Investimentos para enfrentar os desafios da economia verde

A Iberdrola vem liderando a transição energética há duas décadas, atuando como uma força motriz fundamental na transformação do tecido industrial e na recuperação verde da economia e do emprego. Para este fim, a empresa lançou um plano histórico de investimento de 150 bilhões de euros durante a próxima década -75 bilhões de euros até 2025-, com o qual triplicará a capacidade renovável e duplicará os ativos da rede e aproveitará as oportunidades da revolução energética que as principais economias mundiais enfrentam.

Com 80% de produção sem emissões, registrado no final de setembro deste ano, o grupo Iberdrola se comprometeu a ser neutro em carbono até 2030 na Europa, onde suas emissões já estão em torno de 50g/kWh, registrado também no final de setembro de 2021. A empresa também assumiu o compromisso de reduzir sua intensidade global de emissões de CO2 para 50g/kWh - será 70g/kWh ao final de 2025 - para ser neutro em carbono globalmente até 2050.

Acesso a informação legal