Notícia

2021-09-14 00:00:00.0

Em um encontro com 48 atletas na sede da Iberdrola, onde receberam o reconhecimento por sua participação em Tóquio e pela oportunidade de continuar trabalhando em prol da igualdade

Ignacio Galán anunciou o apoio da Iberdrola às atletas olímpicas e paralímpicas espanholas em Paris 2024

  • Acompanhado pelo presidente do Comitê Olímpico Espanhol e pelo presidente do Comitê Paralímpico Espanhol, o presidente da Iberdrola entregou a Medalha Iberdrola à Energia no Esporte em reconhecimento aos êxitos esportivos, ao esforço, à capacidade de superação e ao profissionalismo das representantes espanholas em Tóquio
  • “Há quem acredite que ainda faltam alguns anos para os próximos Jogos, mas sei que para vocês o trabalho já começou. Por isso, gostaria de anunciar que vamos continuar ao lado de vocês, a partir de hoje até Paris. Um caminho que, com certeza, terminará com muitos êxitos, mas aconteça o que acontecer, terá valido a pena percorrê-lo”, ressaltou o presidente da Iberdrola
  • A companhia reafirmou seu compromisso com o futuro das atletas ao implementar, em colaboração com o COE (Comitê Olímpico Espanhol), uma nova edição do programa de formação para atletas em finanças, economia e direito
  • Sandra Sánchez e Adriana Cerezo - ambas ganhadoras de medalhas de ouro em Tóquio - e Susana Rodríguez e Marta Fernández, entre outras atletas paralímpicas que conquistaram medalhas, participaram dessa comemoração do espírito olímpico e da igualdade de oportunidades

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, acompanhado do presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, e do presidente do Comitê Paralímpico Espanhol, Miguel Carballeda, anunciou o apoio da companhia às atletas olímpicas e paralímpicas espanholas no caminho rumo às Olimpíadas de Paris 2024.

Em um encontro realizado na sede da companhia em Madri, o presidente da Iberdrola entregou a Medalha Iberdrola à Energia no Esporte a 48 atletas que representaram a Espanha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021. Esse reconhecimento tem como objetivo destacar os êxitos esportivos conseguidos e, especialmente, todo o esforço, capacidade de superação e profissionalismo demonstrados nesses Jogos que ocorreram em um contexto complexo devido à Covid.

Durante o evento, Ignacio Galán afirmou: “todas as jovens se espelham em vocês, porque são um verdadeiro exemplo de mulheres que, tendo alcançado grandes êxitos, não se conformam com o já conseguido, pois almejam se superar a cada dia. Vocês devem se sentir orgulhosas, mas isso também acarreta uma responsabilidade, continuar trabalhando para romper barreiras e dar a visibilidade que o esporte praticado por mulheres merece". “Há quem acredite que ainda faltam alguns anos para os próximos Jogos, mas sei que para vocês o trabalho já começou. Por isso, gostaria de anunciar que vamos continuar ao lado de vocês, a partir de hoje até Paris. Um caminho que, com certeza, terminará com muitos êxitos, mas aconteça o que acontecer, terá valido a pena percorrê-lo”, acrescentou.

Nesse sentido, o presidente da companhia elétrica também ratificou o compromisso com a carreira esportiva e o futuro das atletas. A companhia implementará, em colaboração com o COE (Comitê Olímpico Espanhol), uma nova edição do programa de formação para atletas em finanças, economia e direito.

Dentre as atletas que participaram dessa comemoração do espírito olímpico e da igualdade de oportunidades, estiveram presentes Sandra Sánchez, medalha de ouro e melhor karateca da história com sete ouros europeus consecutivos; Adriana Cerezo, a taekwondista que com 17 anos ganhou a primeira medalha de prata para a Espanha em Tóquio; e as canoístas e medalhas de prata Teresa Portela e Maialent Chorraut, que conseguiram a segunda posição na modalidade K1-200 e slalom, respectivamente, nesses Jogos. Marcaram presença algumas das atletas que conquistaram a medalha de ouro paralímpica: a triatleta Susana Rodríguez e a jovem nadadora Marta Fernández. Também compareceram ao evento Eva Moral, a medalha de prata, triatleta na classe PTWC1, e Sara Martínez, em salto em distância T12.

Da mesma forma, participaram as integrantes da seleção de hóquei, uma representação das seleções espanholas de handebol, basquete em cadeira de rodas e ginástica artística, além de uma dezena de atletas, várias canoístas e atletas pertencentes a dez modalidades esportivas diferentes.


Apoiamos mais de 300.000 mulheres atletas

A Iberdrola converteu a igualdade real entre homens e mulheres em um de seus valores essenciais. Em 2016, foi a primeira empresa em apostar globalmente na igualdade e no empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a empresa apoia 16 federações: ginástica, triátlon, rúgbi, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, assim como a promoção e o patrocínio de iniciativas por parte da Iberdrola contribuíram para ampliar em 39 % o número de atletas federadas nas referidas disciplinas – chegando a mais de 300.000 mulheres –, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal