Pasar al contenido principal

Notícia

2026-01-21 11:53:00.0 - 2026-01-21 11:53:00.0 UTC +01:00

Ignacio Galán em Davos: “No dia seguinte a apresentar um plano, já pensamos em superá-lo. Podemos nos tornar a maior empresa de energia elétrica do mundo”

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou em entrevista concedida ao prestigioso jornal espanhol de negócios Expansión, por conta de sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos 2026, que, diante de um cenário geopolítico e econômico complexo, a clara aposta da Iberdrola pela eletrificação “significa eficiência, menor custo e maior segurança para os cidadãos. E as redes são um fator fundamental para essa segurança energética”. Galán reforçou ainda que “no setor elétrico temos uma oportunidade única: um setor que tradicionalmente foi defensivo se transformou em um vetor de crescimento econômico, e as redes elétricas são o melhor exemplo disso”.

Ignacio Galán não colocou limites ao crescimento da empresa: “Há um ano, sabíamos que poderíamos ultrapassar 100 bilhões de euros em valor de mercado, e hoje estamos convencidos de que podemos nos tornar a maior empresa elétrica do mundo. Se hoje valemos 125 bilhões com apenas 20% do consumo energético eletrificado, quanto poderemos valer se eletrificarmos 40 ou 50%, como indicam as estimativas mais conservadoras?”.

Em um ano tão marcante para a Iberdrola, quando comemora seu 125º aniversário, Ignacio Galán assegurou que “é um orgulho e uma responsabilidade” liderar a empresa. “Em primeiro lugar, com aqueles que nos antecederam ao longo desta trajetória de 125 anos. Também com as mais de 46 mil pessoas que trabalham hoje na Iberdrola. E, claro, com a sociedade à qual prestamos serviços há mais de um século. Atendemos 100 milhões de pessoas que, hoje, mais do que nunca, precisam de soluções baseadas na eletricidade para crescer e se desenvolver”.

Leia a entrevista completa em: Galán: “A Iberdrola pode se tornar a maior empresa de energia elétrica do mundo”.