Notícia Volver

03/10/2023

Ignacio Galán defende o duplo valor da empresa: para a sociedade e para os acionistas

  • O presidente-executivo da Iberdrola, diante de mais de 500 profissionais no GSG Global Summit em Málaga, citou o dividendo social da empresa como um exemplo de força transformadora.
  • Esse fórum é o evento mais importante do calendário global de investimentos de impacto, com a participação de 1.000 profissionais de 60 países, e tem como objetivo influenciar positivamente as pessoas e a prosperidade da sociedade.

O presidente-executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, foi o protagonista do GSG Global Impact Summit, onde defendeu o duplo valor da empresa para a sociedade e para os acionistas diante de mais de 500 profissionais. O evento, realizado no Palacio de Ferias y Congresos de Málaga, é um dos principais eventos de impacto empresarial onde se reúnem profissionais e líderes do mundo financeiro, empresarial, político e da sociedade civil.

"O conceito de dividendo social foi incluído em nossos estatutos desde 2017 e nos obriga tanto quanto o dividendo financeiro", disse ele, destacando a importância para a Iberdrola do impacto positivo da empresa na sociedade.

Tudo isso, segundo ele, "tem sido compatível com um retorno de 800% para os acionistas desde 2001", o que levou a empresa a ser reconhecida pelas mais prestigiadas instituições internacionais e até mesmo a ser objeto de estudos, como ocorreu na Harvard Business School.

O GSG Global Impact Summit deste ano teve três ideias centrais: mobilizar capital para as pessoas e o planeta; alcançar total transparência na medição do impacto; e criar economias de impacto.

O Global Steering Group for Impact Investment (GSG) é uma organização global independente que catalisa o investimento de impacto e o empreendedorismo para o benefício das pessoas e do planeta. O GSG foi criado em agosto de 2015 como parte do G8. A organização é presidida por Sir Ronald Cohen e atualmente tem 35 países membros, além da União Europeia.

Também participou da organização do evento a EspañaNAB, o Conselho Consultivo de Investimento de Impacto. Trata-se de uma associação composta por 28 indivíduos e organizações líderes em investimentos de impacto nos âmbitos financeiro, empresarial e social. Esse órgão representa a Espanha no GSG. O evento contou com a participação de mais de 1.000 profissionais.

A Iberdrola contribui anualmente com mais de 7,5 bilhões de euros em impostos e é a empresa privada de eletricidade que mais investe em P&D no mundo, com quase 400 milhões de euros por ano, de acordo com a Comissão Europeia. Além disso, tem emissões credenciadas de CO2 de 60 gramas por kWh, um 75% menos do que seus concorrentes, e sua quadro de funcionários inclui pessoas de até 90 nacionalidades.