Notícia

2020-07-03 00:00:00.0

Concedido ao presidente da Iberdrola pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, foi entregue na tarde desta quinta-feira (02/07) no Museu das Ciências de Valência

Ignacio Galán recebe o Prêmio Nacional de Inovação e Design 2019 à Trajetória Inovadora, entregue por Suas Majestades os Reis da Espanha

  • O júri destacou especialmente sua “liderança na transformação inovadora de empresas de diversos setores tecnológicos”, assim como “sua capacidade para liderar a transição energética na Espanha, sendo pioneiro na implementação de energias renováveis e sabendo posicionar a indústria elétrica espanhola entre as mais competitivas e avançadas do mundo”.
  • A Iberdrola investiu mais de 1,2 bilhão de euros em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) ao longo dos últimos cinco anos

Ignacio Galán, presidente e CEO da Iberdrola, recebeu hoje, de Suas Majestades os Reis da Espanha, o Prêmio Nacional de Inovação e Design 2019 à Trajetória Inovadora, concedido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades. O evento de entrega foi realizado na tarde desta quinta-feira (02/07) no Museu das Ciências de Valência.

Essa importante distinção, concedida a empresários e profissionais com uma trajetória de pelo menos 10 anos, e cuja inovação tenha sido uma das características relevantes, nesta edição recaiu em Ignacio Galán “por sua capacidade de liderança na transformação inovadora de empresas de diversos setores tecnológicos”.

O júri valorizou ainda, especialmente, a capacidade do máximo executivo da Iberdrola "para liderar a transição energética na Espanha, sendo pioneiro na implementação de energias renováveis e sabendo posicionar a indústria elétrica espanhola entre as mais competitivas e inovadoras do mundo”.

Estes Prêmios Nacionais, que receberam nesta edição 79 candidaturas — 46 empresas e 33 profissionais —, têm como objetivo distinguir pessoas e entidades que fizeram da inovação um elemento indispensável para o desenvolvimento de sua estratégia profissional e crescimento empresarial.

Além disso, através deles, o Ministério da Ciência, Inovação e Universidades pretende premiar profissionais e empresas que contribuíram significativamente para reforçar o prestígio do design espanhol e das entidades que, ao incluir o design em sua estratégia empresarial, demonstraram que o mesmo é uma potente alavanca de inovação e competitividade.

O firme compromisso do presidente da Iberdrola com a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI) se manifesta através dos investimentos feitos pela Empresa, que chegaram a 280 milhões de euros neste segmento ao longo do exercício 2019, o que representa um aumento de 5% em relação a 2018, acumulando portanto mais de 1,2 bilhão de euros destinados a tal atividade nos últimos cinco anos.

A aposta decisiva em iniciativas inovadoras que contribuem para o posicionamento da Iberdrola como utility do futuro afeta todas as áreas de negócio da empresa – energias renováveis, redes elétricas, produtos e serviços para os clientes – de forma transversal. Além disso, a empresa presidida por Ignacio Galán impulsiona o programa internacional Perseo, um plano de investimento em start-ups que conta com uma dotação de 70 milhões de euros.