Notícia
A atleta de Granada, embaixadora da empresa no esporte feminino, já soma quatro títulos mundiais
Ignacio Galán recebe na Torre Iberdrola a atleta de marcha María Pérez após seus dois ouros em Tóquio
- O presidente executivo da Iberdrola a parabenizou pessoalmente por fazer história e afirmou: “sentimos um profundo orgulho e admiração por atletas como a María, que com seu esforço, sacrifício e compromisso representam o melhor do esporte espanhol”
- María, que se consolidou como a melhor atleta espanhola de todos os tempos, agradeceu à Iberdrola todo o seu apoio e compromisso com o esporte feminino
O presidente executivo, da Iberdrola, Ignacio Galán, recebeu hoje na Torre Iberdrola, sede da empresa em Bilbao, a atleta María Pérez para felicitá-la pessoalmente por seu feito histórico no campeonato mundial de atletismo de Tóquio 2025. A marchadora conquistou duas novas medalhas de ouro nas provas de 20 e 35 quilômetros de marcha, algo que já havia alcançado no campeonato mundial de Budapeste 2023. Com seus quatro títulos mundiais — uma conquista sem precedentes no atletismo feminino e masculino espanhol —, a atleta de Granada se consolidou como a melhor esportista espanhola de todos os tempos, tanto por suas conquistas quanto por seu impacto na história do esporte nacional.
María é uma das integrantes do programa Embaixadoras Iberdrola, composto por 35 atletas e referências que promovem a visibilidade e a liderança feminina no âmbito esportivo, e às quais a empresa busca dar a maior divulgação possível na mídia e nas redes sociais.
Ignacio Galán a parabenizou em nome de todos os colaboradores da empresa e destacou: “Sentimos um profundo orgulho e admiração por atletas como a María, que com seu esforço, sacrifício e comprometimento representam o melhor do esporte espanhol. Seu exemplo inspira milhares de pessoas e demonstra que o talento, quando acompanhado de perseverança, não tem limites. Para a Iberdrola, é uma honra contar com aliadas como ela na promoção da igualdade e da visibilidade das mulheres no esporte. Seu sucesso em Tóquio é também uma vitória coletiva pelos valores que compartilhamos: superação, trabalho em equipe e paixão pelo que fazemos”.
A atleta de marcha atlética, por sua vez, afirmou: “Quero agradecer à Iberdrola por seu apoio incondicional, que foi essencial na minha carreira, e por seu compromisso com o esporte feminino. Para mim, é uma honra ser embaixadora deste grande projeto. Além disso, fazer parte do Júri de Honra dos Prêmios Iberdrola Supera é mais um passo nesta relação, em um momento muito especial para o atletismo espanhol. Para mim, é um orgulho compartilhar valores que promovem o talento e dão visibilidade às mulheres no esporte”.
Duas décadas promovendo a igualdade através do esporte
Desde 2016, a Iberdrola é a principal patrocinadora do esporte feminino. Atualmente, apoia, através do seu patrocínio, 35 federações nacionais e dá nome a mais de 100 competições. Com o seu compromisso, nestes nove anos, contribuiu para que o número de mulheres membros dessas federações aumentasse mais de 80%, chegando a quase 820 mil.
O Grupo entrega todos os anos os Prêmios Iberdrola Supera para reconhecer e dar visibilidade aos melhores projetos lançados na Espanha a favor da igualdade de gênero através da prática esportiva. Com uma premiação de 50 mil euros a cada vencedor, a iniciativa seleciona projetos nas categorias Supera Base, Supera Competição, Supera Inclusão, Supera Social, Supera Divulgação e Supera Impulso Rural.
O apoio da empresa de energia elétrica também se estebde ao esporte paralímpico. Desde a sua criação, em 2005, colabora com o Plano de Apoio ao Esporte Objetivo Paralímpico (ADOP) do Comitê Paralímpico Espanhol (CPE) com o objetivo de proporcionar aos nossos atletas as melhores condições para realizar sua preparação e participar de todas as competições com garantias de sucesso.
Além disso, a Iberdrola, através da sua Fundação na Espanha e em conjunto com o CPE, disponibiliza aos atletas paralímpicos beneficiários do Plano ADOP bolsas de estudo para formação universitária e pós-graduação. Este acordo de colaboração pretende facilitar a capacitação profissional do atleta com vista à sua futura integração no mercado de trabalho, uma vez concluída sua carreira.
Por último, vale lembrar que a empresa é uma das colaboradoras do programa “Universo Mujer”, uma iniciativa integral para o desenvolvimento e a evolução da mulher na sociedade que promove ações que contribuem para a transformação social por meio dos valores do esporte feminino.