Notícia

2022-02-22 23:00:00.0

Os investimentos recordes de 9,94 bilhões de euros elevam o lucro líquido da Iberdrola até 3,885 bilhões de euros

A aceleração dos investimentos nos permite crescer a um ritmo superior ao previsto. Estes resultados refletem o êxito de um modelo sustentável e nos animam a continuar trabalhando rumo à descarbonização do planeta.

Ignacio Galán

Presidente do grupo Iberdrola

Força investidora para propulsionar o crescimento

  • Os investimentos aumentam até 9,94 bilhões.  90% foram destinados ao desenvolvimento de nova capacidade renovável e a redes inteligentes. Por mercados, mais da metade foi realizada nos Estados Unidos (28%) e Espanha (24%).
  • Acelera-se a construção e a implementação de MW verdes.  Instalaram-se quase 3.500 MW renováveis nos últimos 12 meses: 1.181 MW fotovoltaicos; 1.141 MW eólicos onshore; 998 MW hidrelétricos (graças à incorporação do projeto Tâmega em Portugal) e 162 MW de baterias. A capacidade em construção atinge 7.800 MW, dos quais 2.600 MW são eólicos offshore.
  • Consolidação da atividade eólica offshore. A Companhia possui 1.260 MW offshore em operação, 2.600 MW em construção e 4.600 MW em desenvolvimento avançado que entrarão em funcionamento antes de 2027.

Compromisso com a sociedade

  • A remuneração ao acionista cresceu 5% e se situa em 0,44 euros por ação:  O Conselho de Administração propõe à Assembleia Geral de Acionistas um dividendo complementar de 0,27 euros brutos por ação, aos quais devemos agregar o dividendo intermediário de 0,17 euros brutos por ação pago em fevereiro.
  • Um modelo de referência com as melhores práticas ESG:

    -    Reduziu as emissões na Europa até 60 gr/kWh em virtude do fechamento de todas as suas usinas de carvão. Desta forma, 87% da produção na Europa está isenta de emissões.
    -    A porcentagem de mulheres em postos de responsabilidade segue em crescimento: já representa 34%.
    -    Foram contratadas mais de 5.500 pessoas em 2021 no mundo (40% com idades inferiores a 30 anos), sustentando assim mais de 400.000 empregos em seus fornecedores.
    -    A Companhia foi premiada com a melhor governança corporativa na Espanha e Estados Unidos pela publicação financeira World Finance.

Os resultados foram superiores aos previstos para 2021

  • O EBITDA passa de 12 bilhões de euros (+20%): 
    -    A área de Redes e a de Geração Renovável impulsionam o resultado operacional.
    -    A atividade comercial é afetada negativamente pelos altos preços energéticos no Reino Unido e Espanha, onde a Companhia manteve sua política de preços fixos para seus clientes e consumidores. 
  • O resultado líquido aumenta 8%. A Companhia obtém um lucro de 3,885 bilhões de euros em 2021 devido ao bom comportamento operacional nos Estados Unidos e Brasil. Tudo isso graças à nova capacidade instalada, ao maior peso dos ativos regulados de Redes e à solidez financeira. Caso a política de preços fixos aos seus clientes não tivesse sido mantida, este lucro teria incrementado consideravelmente.
     
  • Um modelo de negócio resiliente em termos da conjuntura atual. Em um contexto inflacionista, 80% da dívida está financiada com taxa fixa e de longo prazo e 50% da margem operacional está protegida da inflação. A compras previstas para este exercício estão resguardadas das tensões atuais dos preços das matérias-primas.
     
  • Melhoria dos índices financeiros e líder em financiamento sustentável.  Com mais de 70% das receitas geradas em países com uma solvência de classificação de crédito A, o fluxo de caixa cresce 9%, chegando até 8,914 bilhões e uma liquidez disponível que alcança 19,5 bilhões. A Companhia se consolida como uma referência mundial em financiamento sustentável e verde, situando-se em 38,8 bilhões de euros.
     
  • Estimativas para 2022: previsão de atingir entre 4 e 4,2 bilhões de euros de lucro líquido para este exercício.

A Iberdrola continuou em 2021 reafirmando seu papel como indutor de crescimento da economia e da criação de empregos nos países onde está presente. A Companhia investiu uma cifra recorde de 9,94 bilhões de euros em 2021, o que significa 3% a mais que no exercício anterior. Este esforço investidor teve como foco o Negócio de redes inteligentes (45% do total) e o de Renováveis (44%) para acelerar a transição energética e a descarbonização do planeta.

Os Estados Unidos (2,736 bilhões de euros) e a Espanha (2,386 bilhões) concentram mais da metade do investimento. Cabe destacar também a sua aposta no Brasil, onde destinou 1,892 bilhão de euros, assim como em outros países, principalmente na Europa (1,566 bilhão). 

Graças aos investimentos e à expansão internacional, o lucro líquido cresceu até 3,885 bilhões de euros, o que representa um aumento de 8% em 2021. O crescimento positivo nos Estados Unidos e no Brasil compensou o comportamento negativo do Negócio de Geração e Clientes, afetado pelos altos preços da energia na Espanha e no Reino Unido. 

Os bons resultados de 2021 e as perspectivas futuras no Negócio Renovável permitem que a Iberdrola reafirme suas previsões de crescimento para 2022, ano no qual espera alcançar um lucro entre 4 e 4,2 bilhões de euros.

O Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou que “a aceleração dos investimentos nos permite crescer em um ritmo superior ao previsto. Esses resultados refletem o êxito de um modelo sustentável e nos animam a seguir trabalhando rumo a uma economia com baixos teores de carbono”.

Mais compromisso nas áreas de Renováveis, Redes e Armazenamento 

A Companhia destinou mais de 4,3 bilhões de euros dos investimentos à área de Renováveis. Este impulso investidor permitiu que o Grupo tenha instalado 3.500 novos megawatts (MW) renováveis nos últimos 12 meses e alcançado 38.000 MW de capacidade renovável em todo o mundo. A capacidade em construção passa de 7.800 MW, dos quais 2.600 MW são eólicos offshore.

Mais de 4,4 bilhões de euros de investimentos foram disponibilizados às redes inteligentes, o que representa um crescimento de 23% com respeito ao mesmo período do ano anterior, em consonância com a estratégia do Grupo de reforçar uma infraestrutura essencial para a transição energética e a eletrificação da economia. Desta forma, a Companhia já possui 33 bilhões de euros em ativos regulados.

O esforço investidor e a evolução operacional promoveram o EBITDA até 12,006 bilhões de euros em 2021, o que significa um crescimento de 20% com relação ao ano anterior. Com esta cifra, a Companhia adianta em um ano sua estimativa de lucro bruto prevista para 2022. 

O Negócio de Redes demonstrou uma sólida evolução em todos os países graças aos marcos regulatórios em vigor e ao maior número de investimentos, apesar dos impactos negativos da taxa de câmbio e da Covid.

O Negócio de Produção de Eletricidade e Clientes foi estimulado pelo aumento da capacidade instalada renovável, o que levou a um incremento da produção de 7,9%, com uma contribuição destacada da tecnologia offshore pela entrada em funcionamento do parque de East Anglia 1.

Durante o exercício, a energia eólica offshore se confirmou como um dos vetores de crescimento do Grupo: possui 1.258 MW instalados e os triplicará com a construção de 2.600 MW até 2025. A carteira atual dessa tecnologia perfaz 33.400 MW.

Modelo de futuro sobre os princípios ESG

A Iberdrola continua reforçando seu compromisso com os princípios ambientais, sociais e de governança (ESG em inglês), os quais dão forma à base de seu modelo de negócio. Pioneira na transição energética, a Companhia é uma referência em termos de boa governança e transparência e um motor da transformação social.

O Grupo já fechou todas as suas usinas elétricas de carvão no mundo como resposta à sua decisão de substituir instalações emissoras de CO2 por energias limpas de última geração. O símbolo desse compromisso foi a demolição em 2021 da chaminé da maior usina elétrica de carvão da Europa: Longannet (Escócia). 

Por efeito desse compromisso e da crescente quota de energias renováveis na matriz de geração, a intensidade de emissões reduziu até 60 gramas por kWh na Europa, avançando no objetivo de se converter em uma empresa neutra em emissões na Europa em 2030.

Como resultado dessa evolução e do foco contínuo da Companhia na boa governança corporativa, em 2021 a empresa obteve vários reconhecimentos relacionados com este âmbito, como é o caso do World Finance Corporate Governance Awards 2021 nos Estados Unidos e Espanha.

Além disso, a Iberdrola segue sendo uma referência na criação de empregos estáveis e de qualidade. A Companhia contratou 5.500 novos trabalhadores nos últimos 12 meses, com um compromisso claro com os empregos para jovens, pois 40% estiveram direcionados para pessoas com menos de 30 anos. Continua aumentando o número de mulheres em postos de responsabilidade, já atingindo 34%.

Cabe destacar que 99% do quadro de pessoal da empresa tem contratos permanentes. Além disso, a empresa dedicou 59 horas de treinamento anual, em média, a seus funcionários. 

“A Iberdrola assumiu vinte anos atrás o desafio da descarbonização do planeta por meio das energias limpas. Muitos se uniram a este desafio global com palavras, mas o mais importante é o comprometimento com os fatos. O Presidente da empresa garantiu que a Iberdrola seguirá nesse caminho com toda a ambição, mas também com realismo e credibilidade". 

A remuneração ao acionista cresce 5% e os índices financeiros melhoram

O crescimento dos resultados permite que a Iberdrola proponha uma remuneração ao acionista de 0,44 euros por ação, o que representa mais de 5% do que em 2021. O Conselho de Administração proporá na Assembleia de Acionistas a aprovação de uma divisão do dividendo complementar de 0,27 euros por ação, o qual virá a somar-se aos 0,17 euros por título pagos como dividendo intermediário em fevereiro.

Igualmente, a Companhia melhorou sua solidez financeira durante o ano passado graças à geração do fluxo de caixa, que aumentou 9%, chegando até 8,914 bilhões de euros. Em 2021, a Companhia reafirmou sua liderança em termos de financiamento verde com 38,8 bilhões de euros disponíveis em formatos verdes ou sustentáveis.  Além disso, a empresa possui mais de 70% das receitas geradas em países com uma solvência de classificação de crédito A.

A liquidez se situou em 19,5 bilhões de euros, que satisfazem as necessidades de financiamento de 24 meses, de tal forma que empresa pôde demonstrar sua capacidade de acesso aos mercados. Em uma conjuntura inflacionista, a Companhia conta com 80% de sua dívida financiada com taxa fixa e uma vida média superior a 6 anos.

Acesso a informação legal