Notícia

30.11.2023

Mesta e Carbon2Nature se unem para reduzir as emissões de metano no setor primário

  • A aliança entre a empresa de propriedade da Pascual Innoventures (Mesta) e a Iberdrola (Carbon2Nature) se materializa em um projeto piloto desenvolvido por ambas as empresas que reduzirá 600 toneladas de CO2 equivalente (CO2e) nas fazendas fornecedoras da Pascual em 2023 e 2024, com o objetivo de evitar a emissão de mais de 5.000 toneladas de CO2e nos próximos anos.
  • O programa pretende melhorar a alimentação de vacas leiteiras por meio da nutrição de precisão, com ração que reduzirá suas emissões de metano em até 20%, mantendo o bem-estar animal.
     

A Mesta, uma empresa criada pela Pascual Innoventures e pela 7r, e a Carbon2Nature, uma nova empresa lançada pela Iberdrola para reduzir a pegada de carbono global por meio de soluções baseadas na natureza, se unem para promover a descarbonização no setor primário. As companhias reduzirão as emissões de metano devido ao processo de fermentação entérica na criação de gado por meio de uma aliança estratégica que, por sua vez, fornecerá um forte apoio social e econômico ao setor agroalimentar.

Graças a esse acordo, as duas empresas desenvolverão um projeto piloto inovador que pretende agir sobre as emissões de metano, um gás de efeito estufa com um impacto 80 vezes maior do que o CO2 em um período de 20 anos e uma permanência na atmosfera de mais de uma década. Este projeto em específico tem uma primeira fase de implementação em que se estima que serão eliminadas 600 toneladas de CO2 equivalente (CO2e) emitidas por vacas em várias fazendas de fornecedores da Pascual. A iniciativa está planejada para evoluir e se expandir para outras fazendas de gado com o objetivo de ultrapassar 5.000 toneladas de CO2e evitadas até 2025. 

O programa tem como base a melhoria da alimentação das vacas, mantendo sua produtividade e bem-estar. As vacas leiteiras receberão uma alimentação de precisão por meio de um suplemento alimentar específico que permite uma redução de 10% a 20% nas emissões de metano da fermentação entérica.

Essas reduções serão certificadas por entidades credenciadas e registradas como créditos equivalentes de carbono que podem ser comprados por empresas comprometidas com a aceleração da descarbonização do setor primário. Esses créditos serão rastreáveis até sua origem graças à tecnologia blockchain da Trinity AgTech e certificados pela EQA.

Nesse sentido, Diego Paradinas, CEO da MESTA, destaca que "essa aliança entre duas empresas líderes, que compartilham a mesma filosofia de negócios, nos permite avançar na construção de um futuro mais próspero e sustentável. Assumimos um compromisso conjunto de nos posicionarmos como impulsionadores da mudança".

Miguel Ángel García Tamargo, diretor da Carbon2Nature, destaca que "esse projeto faz parte da nossa linha de inovação para apoiar soluções emergentes de descarbonização com grande potencial de escala graças ao financiamento de carbono. Juntamente com uma referência no setor de laticínios como a Pascual, esse piloto nos permite abordar uma importante fonte de emissões que é difícil de eliminar e que, até o momento, recebeu pouca pesquisa e financiamento. Seu sucesso trará benefícios significativos para o setor agrícola, ajudando a dissociar seu impacto climático da produção".  

Atualmente, o projeto está implementado em seis fazendas localizadas nas províncias de León, Lugo, Palencia e Pontevedra que, além de contribuírem significativamente para reduzir o impacto do setor agroalimentar, também servem de apoio social e econômico para suas comunidades locais. Dessa forma, o projeto também se posiciona como uma ferramenta para promover a transformação e a revitalização das áreas rurais.

O poder da colaboração para acelerar a transição ecológica

Em um contexto de emergência climática, é essencial trabalhar em conjunto com empresas líderes que compartilham valores e objetivos, como é o caso da aliança estratégica firmada entre a Mesta e a Carbon2Nature, que contam com o apoio de empresas líderes em seus setores e com um firme compromisso com a sustentabilidade.

Assim, no caso da Carbon2Nature, a nova empresa promovida pela Iberdrola foi criada com a missão de desenvolver projetos de captura de carbono e redução de emissões de alto impacto que reduzam a pegada de carbono global, melhorem a biodiversidade e promovam uma economia sustentável.

Trata-se de um objetivo que compartilha com a Mesta, uma parceria entre a Pascual Innoventures e a 7R Ventures que se tornou a primeira plataforma na Espanha destinada a empresas que desejam reduzir ou compensar suas emissões com projetos locais e impacto de curto prazo.

Graças à experiência, ao alto grau de especialização e ao forte compromisso de ambas as empresas com o financiamento local e a implementação de ações altamente rastreáveis, espera-se que o projeto evolua substancialmente nos próximos anos.

Sobre a Pascual Innoventures

A Pascual Innoventures é o braço de inovação aberta da Pascual e mergulha no ecossistema empresarial para criar parcerias com start-ups que compartilham a mesma filosofia: antecipar as necessidades globais de alimentos e apresentá-las à sociedade. O objetivo é proporcionar ao consumidor uma experiência memorável e, ao mesmo tempo, contribuir para a sobrevivência de nosso belo planeta. 

Foi criado como um modelo diferente de Corporate Venture Capital para identificar e desenvolver novas oportunidades de crescimento e negócios. É um compromisso da família Pascual, criado como uma empresa independente, que trabalha de forma autônoma, mais ágil, mas que compartilha a mesma visão e os mesmos valores da empresa. 

Temos quatro pilares: Explorar, Inventar, Investir e Acelerar. Nosso objetivo é ajudar as start-ups a se desenvolverem e crescerem lado a lado. Não somos apenas um veículo de investimento, mas também um parceiro acelerador que as acompanhará durante todo o processo, desde o desenvolvimento da ideia ou do negócio até a busca de outros investidores. 

A Mylkcubator, a primeira incubadora global voltada para a detecção e o desenvolvimento de start-ups altamente inovadoras especializadas na aplicação de novas tecnologias à cadeia de valor do setor de laticínios, nasceu da Pascual Innoventures e está atualmente em sua segunda edição.

Sobre o Carbon2Nature

A Carbon2Nature é uma empresa de propriedade integral da Iberdrola que promove projetos de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para reduzir a pegada global de carbono, promover a biodiversidade e fomentar uma economia sustentável. Seu objetivo é capturar e fixar mais de 60 milhões de toneladas de CO2 em sumidouros naturais graças à promoção de projetos de conservação e restauração de ecossistemas em mais de 100.000 hectares, principalmente florestas, mas também ecossistemas costeiros e agrícolas. 

A Carbon2Nature capitaliza o potencial dos mercados de crédito de carbono, impulsionando o desenvolvimento de projetos internos ou colaborativos que gerarão créditos de carbono de alta qualidade, os quais a Carbon2Nature disponibilizará a seus clientes para apoiá-los em seu caminho para emissões líquidas zero, complementando estratégias ambiciosas de descarbonização.