Notícia

2023-03-29 12:43:00.0

Nosso projeto de H2 em Palos é selecionado como Projeto Importante de Interesse Europeu

  • A empresa, que aderiu à Aliança Andaluza do Hidrogênio Verde, promoverá em Huelva o maior polo de hidrogênio verde da Espanha 
  • O mecanismo europeu para o desenvolvimento do hidrogênio verde, denominado 'IPCEI Hy2Use', fornecerá 5,2 bilhões de euros para 35 projetos

O projeto hidrogênio verde da Iberdrola incluído no Cluster Puerta de Europa foi selecionado dentro da iniciativa 'IPCEI Hy2Use' como um Projeto Importante de Interesse Europeu. A iniciativa 'IPCEI Hy2Use' é um mecanismo aprovado em setembro de 2022 pela Comissão Europeia que reserva 5,2 bilhões de euros para o desenvolvimento de 35 projetos europeus nos diferentes estados membros e que, no caso da Espanha, será articulado através da linha 4 do PNRR. 

Durante o segundo trimestre deste ano, espera-se que o Ministério emita uma decisão sobre as subvenções que permitirão o lançamento dos projetos incluídos na apresentação de propostas do IPCEI.

A Iberdrola continua dando passos firmes para a criação do maior polo de hidrogênio verde da Espanha, que estará localizado em Huelva. Este é mais um passo adiante em relação às intenções anunciadas da Iberdrola de construir um grande centro de produção de hidrogênio verde no polo industrial químico de Palos de la Frontera

Para desenvolver o projeto, a Iberdrola instalará em duas fases um eletrolisador de alta capacidade 100% alimentado por energia renovável para produzir hidrogênio verde que pode ser utilizado, entre outras funções, pela FERTIBERIA para fabricar fertilizantes verdes em sua central em Palos (Espanha). Este eletrolisador de grande escala estará operacional, em sua primeira fase, nos últimos quatro meses de 2025.

Na primeira fase do projeto, será instalado um eletrolisador de 200 MW com capacidade de produção de 23.000 tH2/ano, com um investimento de 450 milhões de euros. Esta iniciativa de construir uma fábrica de hidrogênio criará mais de 1.000 empregos durante a primeira fase. Na segunda etapa, será instalado um eletrolítico de 370 MW com uma capacidade de produção de 39.100 tH2/ano e um investimento de mais de 500 milhões de euros.

Para garantir o fornecimento competitivo de energia renovável para certificar o hidrogênio verde produzido associado ao projeto, a Iberdrola conta com quase 1.000 megawatts de energia renovável em desenvolvimento na Andaluzia, o que garantirá um fornecimento competitivo para um projeto de larga escala como este. 

Incentivo à descarbonização industrial

A intenção da Iberdrola é "desenvolver a cadeia de valor de hidrogênio 100% verde, ou seja, sem nenhuma emissão de CO2, e centralizar no polo industrial de Huelva, especificamente na cidade de Palos de la Frontera, o maior polo da Espanha na produção, transformação e consumo de hidrogênio verde, com o objetivo claro de descarbonizar a indústria e o transporte pesado", afirma Ibán Molina, diretor de hidrogênio verde da Iberdrola España.

Portanto, além de descarbonizar a indústria, o projeto "tornará possível projetar e implementar soluções inovadoras para diferentes formas de transporte terrestre, ferroviário e marítimo utilizando hidrogênio renovável, promovendo a descarbonização da mobilidade pesada e dos portos na Andaluzia", acrescenta Molina. 

O projeto localizado no parque industrial de Nuevo Puerto, próximo ao cais externo da área portuária de Huelva, se tornará um grande nó multimodal e o Portal da Europa onde o hidrogênio e seus derivados serão fundamentais para a descarbonização da indústria europeia e do setor de transporte (especialmente o setor marítimo) incluído nos planos da União Europeia.

Parceria público-privada

O Cluster Puerta de Europa promovido pela Iberdrola conta com o apoio de mais de 80 empresas, com o interesse explícito do Governo Regional da Andaluzia, assim como dos Conselhos Municipais de Huelva e Palos de la Frontera e da Autoridade Portuária de Huelva.

A Iberdrola aderiu à Aliança Andaluza do Hidrogênio Verde promovida pelo Governo Regional da Andaluzia, compartilhando a visão da oportunidade para o desenvolvimento da economia do hidrogênio na região.

A empresa contribuirá para o desenvolvimento da Aliança especialmente através de sua experiência no desenvolvimento de projetos reais de hidrogênio renovável, o que faz da Iberdrola líder global neste novo vetor energético e que contribui com sua liderança no desenvolvimento de energias renováveis e na transição energética, um desafio que assumiu há 20 anos e que a tornou líder mundial em energias renováveis hoje. 

Andaluzia: polo de crescimento para a Iberdrola

A Andaluzia é um dos principais centros de crescimento da Iberdrola na Espanha. Com uma capacidade instalada renovável de cerca de 850 MW, a empresa já é líder no desenvolvimento de energia eólica na região e está presente em sete de suas oito províncias. 

A empresa também tem quase 200MW mais em construção, que correspondem ao projeto Guillena, que consiste em três usinas fotovoltaicas (Poleo, Cornicabra e Espliego), no município de Castiblanco de los Arroyos, em Sevilha, e a usina Cespedera em Medina Sidonia (Cádiz).

A Iberdrola espera alcançar 3.000 MW de energia renovável nos próximos anos, um plano que representa um investimento de cerca de 1,5 bilhão de euros e que permitirá criar 5.500 novos empregos na Andaluzia somente durante a instalação e a montagem.