Pasar al contenido principal

Notícia

2026-02-02 10:20:00.0 - 2026-02-02 10:20:00.0 UTC +01:00

Parceria de coinvestimento entre Iberdrola e Norges Bank Investment Management atinge 1.500 MW de potência instalada renovável

  • A Iberdrola incorporou 646 MW de potência solar fotovoltaica à joint venture,  correspondentes aos projetos de Caparacena e Ciudad Rodrigo, em operação  desde o final do ano passado. 
  • Ambas as empresas estabeleceram uma aliança estratégica de longo prazo para  acelerar a eletrificação, com investimentos superiores a 2 bilhões de euros e um portfólio renovável de 2.500 MW.

A Iberdrola e o Norges Bank Investment Management atingiram 1.500 megawatts (MW) de capacidade renovável em operação por meio de sua parceria estratégica de longo prazo. Este novo aporte inclui as usinas fotovoltaicas de Caparacena (330 MW) e Ciudad Rodrigo (316 MW), localizadas em Granada e Salamanca, na Espanha. 

Assim como em incorporações anteriores, a Iberdrola manterá uma participação majoritária de 51% nesses ativos.

Com esses aportes, as companhias seguem fortalecendo sua sociedade de coinvestimento com mais de 2 bilhões de euros em ativos na Espanha e em Portugal. A expectativa é que, em um futuro próximo, novos ativos em fase avançada de construção sejam integrados à ;empresa conjunta, criada em 2023 para acelerar a eletrificação. O foco inicial da parceria está na Península Ibérica, mas com potencial de expansão para outras áreas geográficas.

As usinas de Caparacena e Ciudad Rodrigo já produzem energia limpa suficiente para abastecer mais de 800 mil pessoas por ano nas regiões de Granada e Salamanca, contribuindo para evitar a emissão de 85 mil toneladas de CO2. 


Parceria de longo prazo 

O Norges Bank Investment Management administra ativos no valor de aproximadamente 1,7 trilhão de euros e possui participações em mais de 9 mil empresas em todo o mundo. O valor representa em média 1,5% de todas as empresas listadas em bolsa a nível mundial e 2,5% em toda a Europa. 

O fundo é um dos principais acionistas da Iberdrola há mais de sete anos, com uma participação próxima a 3%. Aproveitando esta longa relação, o Norges Bank Investment Management se uniu à Iberdrola para realizar seu primeiro investimento direto em ativos renováveis em Espanha.

Esta parceria reúne dois líderes em seus respectivos setores: a Iberdrola, a maior empresa de energia elétrica da Europa em capitalização de mercado, e o Norges Bank Investment Management, um dos maiores fundos soberanos do mundo. Juntas, as instituições fortalecem uma colaboração estratégica de longo prazo com potencial de expansão para novas oportunidades em fontes renováveis em outros mercados.