Notícia
2025-08-11 12:20:00.0 - 2025-08-11 12:20:00.0 UTC +02:00Projeto Eastern Green Link 4 atinge novo marco ao selecionar licitante preferencial
A ScottishPower Energy Networks —distribuidora da Iberdrola no Reino Unido— e a National Grid Electricity Transmission atingiram um marco importante no desenvolvimento do projeto Eastern Green Link 4 (EGL4), uma nova “superestrada” de condução elétrica submarina, ao selecionar a Siemens Energy como “preferred bidder” (licitante preferencial) para as duas estações conversoras de corrente contínua de alta tensão (HVDC, na sigla em inglês) do empreendimento.
O EGL4 representa uma nova conexão elétrica submarina de 2 GW em corrente contínua de alta tensão, que transportará energia limpa e de origem nacional entre Fife (Escócia) e West Norfolk (Inglaterra). Este cabo de alta tensão de 530 quilômetros aumentará a capacidade e a segurança energética da região. Grande parte da nova geração eólica, tanto offshore quanto onshore, no Reino Unido está concentrada na Escócia ou em áreas próximas. Contudo, a rede de transmissão atual não dispõe de capacidade suficiente para transmitir toda essa eletricidade limpa para onde é mais necessária. Infraestruturas submarinas bidirecionais de longa distância, como o EGL4, são fundamentais para reforçar a segurança energética do Reino Unido com eletricidade local e manter os preços das contas de energia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis importados.
O projeto EGL4 concluiu recentemente sua segunda fase de consulta pública nos dois extremos de seu traçado. A previsão é de que as obras comecem em 2029 e que o projeto entre em operação em 2033.
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da ScottishPower Energy Networks.