Notícia

2022-03-15 09:41:00.0

Começa hoje o período de inscrição para os prêmios Iberdrola Supera, que recebeu 300.000 euros para continuar promovendo a igualdade de gênero através do esporte

Iberdrola incorpora em sua terceira edição dos Prêmios Supera uma premiação de Saúde Mental no esporte

•    Os Prêmios reconhecerão projetos relacionados ao esporte de base, incorporação à competição, integração social, inclusão, disseminação e visibilidade, e cuidados com a saúde mental

•    Os Prêmios Iberdrola Supera contribuem para o ODS 5 (Igualdade de Gênero) e para a Agenda 2030 das Nações Unidas

A Iberdrola acaba de abrir inscrições para a 3ª Edição dos Prêmios Iberdrola Supera, que reconhecerá os melhores projetos em prol da igualdade de gênero e da excelência da mulher através do esporte, e que acrescentou uma nova categoria voltada para a saúde mental.

No total, os prêmios reconhecerão projetos em seis categorias dotados de 50.000 euros cada. As iniciativas estão relacionadas à promoção do esporte de base entre as meninas de até 16 anos (Supera Base); o apoio à incorporação da mulher em competições (Supera Competição); a inclusão de mulheres com habilidades especiais no esporte (Supera Inclusão); a integração da mulher na sociedade através do esporte (Supera Social); o aumento da visibilidade do esporte feminino (Supera Disseminação); e o cuidado da saúde mental no esporte (Supera Saúde Mental).

Para o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, "os prêmios Iberdrola Supera se estabeleceram como uma excelente plataforma para conscientizar e apoiar a igualdade e a promoção da mulher através do esporte. Recebemos muitos candidatos nas duas primeiras edições, o que nos mostra que iniciativas como esta ainda são muito necessárias e nos incentiva a continuar apoiando-as".

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio e poderão participar tanto atletas federados como associações e clubes esportivos, federações nacionais ou regionais, escolas, institutos e outras entidades públicas ou privadas com domicílio fiscal na Espanha. Em outubro, um Júri de Honra, formado por renomadas personalidades do mundo do esporte, selecionará os projetos vencedores.

Mais de 700 candidatos em 2021

A edição de 2021 recebeu mais de 700 inscrições de associações, clubes e federações esportivas, escolas, institutos e entidades públicas ou privadas que administram projetos alinhados com os objetivos dos prêmios.

Entre eles, os vencedores foram os projetos da Fundação Donosti CUP in the World (País Basco); Club de Gimnasia Acrobática Baruca (Andaluzia); Club Deportivo Bolaños (Castilla La Mancha); Las Libélulas (Navarra), Escola de Ciclismo Adaptado (Valência) e Días de las Aguas Limpias, da Real Federação Espanhola de Canoagem.

Os Prêmios Iberdrola Supera estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas para 2030, especificamente com o Objetivo 5 (Igualdade de gênero e empoderamento da mulher).

Iberdrola é pioneira na promoção do esporte para mulheres

A promoção do esporte praticado por mulheres se tornou uma alavanca fundamental para a Iberdrola e o incentivo à igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores centrais. Em 2016, a Iberdrola se tornou a primeira empresa a assumir um compromisso firme e global com a igualdade e o empoderamento da mulher através do esporte.

A empresa apoia atualmente 32 federações: ginástica, triatlo, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, vôlei, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surf, esportes no gelo, esgrima, atividades subaquáticas, boliche, esportes de inverno, halterofilismo, judô, luta olímpica, alpinismo e escalada, natação, patinação, pelota basca, remo, squash, taekwondo, tênis, tiro com arco e vela. Ela também dá seu nome a 32 ligas, todas elas de máxima categoria, e a 75 outras competições.

Paralelamente, a contribuição da Iberdrola com recursos, instalações, serviços médicos e árbitros e a promoção e patrocínio de iniciativas não só ajudou a aumentar o número de membros nas disciplinas acima mencionadas - para mais de 600.000-, mas também está permitindo que atletas espanholas de elite desenvolvam suas carreiras esportivas em outros países e voltem a competir na Espanha, ajudando a aumentar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal