Notícia
2026-01-22 13:28:00.0 - 2026-01-22 13:28:00.0 UTC +01:00Usina fotovoltaica Ekienea obtém autorização administrativa prévia para sua construção na Espanha
A Ekienea, empresa liderada pela Iberdrola España, subsidiária do Grupo Iberdrola na Espanha, obteve a Autorização Administrativa Prévia do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, um marco fundamental para o projeto que consolida o planejamento de sua entrada em operação em 2027.
A futura instalação, que se tornará a maior usina fotovoltaica do País Basco, é promovida pela Iberdrola España, com participação de 75%, em parceria com o Ente Vasco de la Energía (EVE), a agência de energia do Governo Basco (18%), a Krean (Corporación Mondragón, 5%) e a Diputación Foral de Álava (2%), por meio da Enargi.
O projeto Ekienea contará com um investimento estimado de 90 milhões de euros e impulsionará a geração de energia limpa e local, voltada ao uso industrial na modalidade de autoconsumo. A usina terá uma produção anual aproximada de 155 GWh, o equivalente ao consumo de cerca de 45 mil residências, reduzindo em torno de 15.500 toneladas por ano as emissões de CO₂ e contribuindo para as metas de descarbonização e competitividade industrial do País Basco.
Durante os períodos de pico da fase de construção, o projeto deverá gerar até 300 empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região, além de contemplar diferentes iniciativas voltadas à promoção da convivência com a biodiversidade.
Leia a notícia completa na Sala de comunicação da Iberdrola España.