Notícia

2023-03-28 11:16:00.0

Na Espanha, a contribuição fiscal representa metade do lucro

Aportamos mais de 20 milhões de euros por dia aos cofres públicos dos países onde estamos presentes

  • O valor total em 2022 totaliza 7,5 bilhões, equivalente a 40% do lucro do grupo antes dos impostos e da seguridade social
  • Nos últimos cinco anos, a Iberdrola pagou mais de 39 bilhões de euros às administrações públicas em todo o mundo

 

Em linha com seu compromisso com a sociedade e com os países nos quais a Iberdrola opera, a empresa aporta mais de 20 milhões de euros por dia às administrações públicas, de acordo com o relatório de Transparência Fiscal publicado hoje. O impacto positivo da atividade da Iberdrola na sociedade se reflete, além de seu compromisso com um modelo sustentável que promove a economia e o emprego, na contribuição aos cofres públicos que sua atividade implica em todo o mundo.

A contribuição fiscal da Iberdrola totalizou 7,5 bilhões de euros em 2022 a nível global, equivalente a 40% do lucro antes dos impostos e da seguridade social. Sua contribuição para os cofres públicos foi quase o dobro do lucro líquido do grupo. 

Tamanho é o seu compromisso que a Iberdrola contribuiu com mais de 20 milhões de euros por dia em impostos em 2022, ou seja, mais de 600 milhões de euros a cada mês. Se analisados os últimos cinco anos, a empresa destinou mais de 39 bilhões de euros ao pagamento de impostos.

Este valor total de contribuição fiscal inclui, por um lado, os impostos próprios da empresa, que totalizaram 3,255 bilhões de euros em 2022, e os impostos arrecadados através de sua atividade, que totalizaram 4,203 bilhões de euros.

A contribuição fiscal é particularmente relevante na Espanha, onde aloca 49% dos lucros, o país com a maior carga tributária de todos aqueles em que investe. 

A contribuição de impostos diretos, juntamente com os impostos indiretos, totaliza mais de 15,3 bilhões de euros, um aumento de 1,3 bilhão de euros em relação ao ano anterior, uma cifra 10% maior do que no ano anterior.

Compromisso com as regiões

A Iberdrola é consciente da importância e da contribuição da tributação para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, já que os impostos pagos pelo grupo nos países e territórios onde está presente geram um efeito significativo na geração de emprego e na criação de riqueza nas regiões. 

A Iberdrola está sujeita a mais de 100 impostos diferentes em todo o mundo. O Imposto sobre o Rendimento das Sociedades não é o único imposto cobrado sobre a Iberdrola, embora seja um dos mais significativos. Em 2022, ele totalizou mais de 1 bilhão de euros em todo o mundo.

Graças aos mais de 140 bilhões de euros investidos desde o início do século, a Iberdrola se tornou uma referência internacional na luta contra as mudanças climáticas e um motor de emprego, sustentando 400.000 postos de trabalho nos milhares de fornecedores que compõem sua cadeia de valor.

Em 2022, em um ambiente complexo, os investimentos do Grupo atingiram um recorde de 10,73 bilhões de euros, um 13% a mais do que no ano anterior, com 90% destinados a redes e energias renováveis.

A Iberdrola contribui com suas atividades para a criação de riqueza e prosperidade nos territórios em que opera; em especial, sua contribuição ao PIB mundial é superior a 37 bilhões de euros, um 11,9% a mais que no ano anterior, dos quais 12,7 bilhões de euros correspondem à Espanha, enquanto seu quadro de funcionários mundial está próximo de 40.000 pessoas, gerando cerca de 400.000 empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o mundo.