Notícia
18.07.2024 - 09:00 UTC +02:00Carbon2Nature e nossa subsidiária no Brasil firmam aliança para reduzir a pegada de carbono
- O objetivo é reduzir a pegada de carbono global, aumentar a biodiversidade e promover uma economia sustentável com soluções baseadas na natureza.
- A subsidiária da Iberdrola no Brasil, a Neoenergia, terá 49% de participação da joint venture, sendo que a sociedade será controlada pela Carbon2Nature com 51%.
A subsidiária brasileira da Iberdrola, a Neoenergia, anunciou a criação de uma joint venture com a Carbon2Nature para desenvolver projetos que capturem carbono por meio de soluções baseadas na natureza, reduzam a pegada global de carbono, melhorem a biodiversidade e promovam uma economia sustentável, fazendo da natureza uma alavanca essencial para a criação de valor sustentável. Esses objetivos estão totalmente alinhados com as estratégias corporativas de ambas as empresas.
O acordo acelerará o desenvolvimento de projetos de conservação, gestão sustentável e restauração em vários ecossistemas no Brasil, um país-chave para o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza em todo o mundo, e onde a ampla experiência da Neoenergia no mercado brasileiro será usada para concretizar os projetos identificados.
Com isso, formaliza-se a criação de uma joint venture, que contará com uma participação de 49% por parte da Neoenergia, enquanto 51% da sociedade será controlada pela Carbon2Nature. A maioria dos projetos no Brasil serão projetos florestais, mas também serão estudados projetos com foco em ecossistemas marinhos ("Blue Carbon"). A estimativa para os próximos anos é capturar mais de 10 milhões de toneladas de CO2, considerando uma densidade arbórea de 15 milhões de árvores espalhadas em mais de 19 mil hectares.
Os projetos são orientados com foco no “triplo I”: integridade, inovação e impacto de longo prazo. Todos serão certificados com base em padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente/nacionalmente, validando sua contribuição climática para a melhoria da biodiversidade, o bem-estar das comunidades locais e outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Carbon2Nature, um projeto em crescimento
A Iberdrola lançou a Carbon2Nature há um ano com o objetivo de capturar e fixar na natureza mais de 60 milhões de toneladas de CO2 por meio de projetos de restauração, conservação e gestão sustentável de longo prazo com alto impacto climático, ambiental e social.
Controlada inteiramente pela Iberdrola, a companhia segue o compromisso da empresa de energia com um modelo sustentável baseado em dois objetivos prioritários: alcançar zero emissões líquidas em todos os escopos até 2040 e ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030.
Com uma visão global, mas com ênfase em assuntos locais, a Carbon2Nature está avançando no desenvolvimento de projetos em nível global. Em um ano, já conta com quinze projetos em desenvolvimento e mais de 40 em estudo em dez países, com foco na Espanha, México, Colômbia e Austrália. Sua estratégia se concentra em projetos de reflorestamento e manejo florestal sustentável, com mais de onze projetos operacionais na Espanha, cobrindo uma área de mais de 2.500 hectares, e um em desenvolvimento na Colômbia, trabalhando em mais de 5.000 hectares.
A companhia também está se posicionando em projetos em ecossistemas marinhos conhecidos como carbono azul, desenvolvendo um projeto de restauração de manguezais no México e um projeto piloto pioneiro para o plantio de prados de posidônia na Espanha. Em sua linha de inovação, também tem um projeto piloto em andamento para evitar a emissão de metano na pecuária na Espanha.
No total, seu portfólio de projetos em operação conta com quase 2 milhões de árvores plantadas ou em execução de plantio, o que possibilitará a captura de mais de 800.000 toneladas de CO2. Além disso, há um amplo portfólio em negociação que envolveria o plantio de mais de 20 milhões de árvores e a captura de mais de 14 milhões de toneladas de CO2.