Notícia

2023-06-14 10:30:00.0

Firmamos parceria com a Birdlife International para proteger a biodiversidade

  • As duas organizações compartilham a visão de que um sistema de energia sustentável baseado em fontes renováveis é essencial para lidar com as crises relacionadas às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade, e trabalharão juntas para implantar energias renováveis que aumentem a conservação da biodiversidade.
  • O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, disse durante a cerimônia de assinatura que "construir vínculos entre diferentes atores sociais é fundamental para dar uma resposta urgente aos principais desafios do planeta, como a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. E dar esse passo com uma instituição tão comprometida com a conservação da natureza como a BirdLife torna seu alcance ainda maior. Na Iberdrola, estamos contribuindo para esses objetivos há décadas e, até 2030, alcançaremos a neutralidade de carbono em nossa geração de eletricidade e teremos um impacto líquido positivo na biodiversidade".
  • A diretora-executiva da BirdLife, Patricia Zurita, disse: "É fantástico trabalhar com a Iberdrola para fortalecer suas estratégias e a implantação de energias renováveis que abordem tanto a crise climática quanto a sua gêmea, a crise da biodiversidade. Para combater as mudanças climáticas, precisamos também proteger e restaurar a natureza. Parceiros comerciais como a Iberdrola são um componente fundamental de uma abordagem multifacetada que envolve conservacionistas, governos, finanças e empresas".

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, assinou em Madri uma parceria estratégica de três anos com Patricia Zurita, CEO da Birdlife International, para trabalharem juntos em uma implantação de energia renovável que aumente a conservação da biodiversidade

As duas organizações defendem que um sistema energético sustentável baseado em energia renovável é fundamental para enfrentar as crises relacionados às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade. Se for adequadamente localizada e gerenciada, essa implantação renovável pode atender às necessidades de energia limpa, ser positiva para o clima e, ao mesmo tempo, contribuir para ecossistemas saudáveis. Para isso, a parceria unirá os esforços da Iberdrola e da Birdlife International no avanço de soluções renováveis que proporcionem benefícios maiores e de longo prazo para a biodiversidade, por meio da promoção e implementação de políticas de capacitação, projetos conjuntos, pesquisas e melhores práticas baseadas na ciência e comunicações.

"Construir vínculos entre diferentes atores sociais é fundamental para dar uma resposta urgente aos principais desafios do planeta, como a luta contra as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. E dar esse passo com uma instituição tão comprometida com a conservação da natureza como a BirdLife torna seu alcance ainda maior. Na Iberdrola, estamos contribuindo para esses objetivos há décadas e, até 2030, alcançaremos a neutralidade de carbono em nossa geração de eletricidade e teremos um impacto líquido positivo na biodiversidade", declarou Ignacio Galán.

A diretora-executiva da BirdLife, Patricia Zurita, disse: "É fantástico trabalhar com a Iberdrola para fortalecer suas estratégias e a implantação de energias renováveis que abordem tanto a crise climática quanto a sua gêmea, a crise da biodiversidade. Para combater as mudanças climáticas, precisamos também proteger e restaurar a natureza. Parceiros comerciais como a Iberdrola são um componente fundamental de uma abordagem multifacetada que envolve conservacionistas, governos, finanças e empresas”.

A assinatura de hoje ajudará a identificar áreas de convergência estratégica e expandirá a colaboração que já existe entre as duas organizações por meio dos muitos membros nacionais da Birdlife International

Compromisso com a proteção do ambiente natural

A rede multidisciplinar de especialistas de ambas as organizações trabalhará em conjunto para buscar oportunidades de projetos, pesquisa, comunicação de novos conhecimentos e promoção de práticas recomendadas. Eles colaborarão nas seguintes linhas de trabalho:

  • Política: apoiar abordagens ambiciosas para a política climática e de biodiversidade e definir o padrão para que o setor implemente as melhores práticas internacionais.
  • Energia positiva para a natureza: para impulsionar o progresso do setor na compreensão e implementação de soluções positivas para a natureza como prática padrão na implantação de energias renováveis.
  • Soluções baseadas na natureza: estabelecer uma posição de liderança no setor para enfrentar as crises climáticas e de biodiversidade por meio de soluções baseadas na natureza de alta integridade com vários benefícios socioeconômicos e de biodiversidade.
  • Troca de conhecimento e comunicação, incluindo a divulgação de boas práticas, metodologias, novas pesquisas e qualquer outra informação relevante sobre ações positivas para a natureza no setor energético, incentivando sua adoção por outras instituições.