Notícia
19.08.2022Fundo tecnológico Andromeda realiza seu primeiro investimento na construtura 011h
O Andromeda, o primeiro grande fundo tecnológico espanhol a acelerar a transição energética e a sustentabilidade, lançado em maio pela Iberdrola, xºo Next Tech Fund da ICO, a Nortia Capital e a Seaya, já começou a semear. Entrou no capital da empresa de construção 011h, focada na transição para um mundo sustentável graças ao projeto e construção de edifícios neutros em carbono. Desta forma, torna-se o primeiro investimento deste veículo de investimento.
Fundada no final de 2020, a construtora 011h garante que coloca a sustentabilidade, qualidade e pessoas no centro de seus negócios, com o objetivo de mitigar as mudanças climáticas e proporcionar acesso a moradias acessíveis, saudáveis e sustentáveis.
A construtora padronizou e digitalizou o processo de construção para torná-lo facilmente repetível e escalonável, incorporando princípios e materiais sustentáveis e preservando a flexibilidade do projeto. Isto permite que arquitetos, empreiteiros, desenvolvedores e investidores projetem, construam e administrem edifícios de qualidade de forma mais rápida, confiável e econômica.
Além da Andromeda, a rodada de financiamento, com a qual a 011h conseguiu 25 milhões de euros, também envolveu, entre outros investidores, a empresa suíça de capital de risco Redalpine, a francesa Breega e a espanhola Aldea Ventures.
A empresa está empenhada em otimizar o processo de construção ao longo de toda a cadeia de valor: uso de materiais, mão-de-obra e processos de projeto, fabricação e montagem. O objetivo é padronizar os métodos e torná-los facilmente repetíveis e escalonáveis. Além disso, contará apenas com sócios com altos padrões nos critérios ESG (ambiental, social e de governança) que assumem atividades em ativos e mão-de-obra (materiais e fabricantes externos), mas profundamente integrados no projeto e nas operações.
Há alguns meses, a empresa concluiu um edifício residencial em l'Hospitalet de Llobregat (Barcelona) com o qual alcançou vários marcos importantes. As emissões de CO2 na construção foram reduzidas em mais de 90% em relação aos métodos convencionais e os prazos foram reduzidos em 35%. Agora, a 011h está em processo de construção de um bloco de apartamentos em San Juan de Alicante (Alicante).
Andrómeda: o primeiro grande fundo tecnológico da Espanha
O Andromeda é o primeiro grande fundo de capital de risco tecnológico a ter objetivos concretos de sustentabilidade em conformidade com o Artigo 9 do Regulamento da União Europeia, com critérios ambientais, de sustentabilidade e de governança (ESG) claros e mensuráveis.
O fundo, que pretende ter um tamanho de 300 milhões de euros, nasce com uma participação pública de até 100 milhões de euros através do Next Tech Fund.
Este projeto é parte do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência do Governo, que promove a colaboração público-privada em projetos digitais inovadores em tecnologias de alto impacto e o desenvolvimento de ampliações que geram empregos de qualidade.
O papel da inovação com o PERSEO
Com sua participação no Andromeda, a Iberdrola deu mais um passo em direção ao empreendedorismo e à liderança tecnológica através de seu programa de start-ups PERSEO, que visa facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a colaboração e o desenvolvimento de um ecossistema global de empresas tecnológicas e inovadoras no setor elétrico.
O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com empresas iniciantes e emergentes em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.500 empresas empreendedoras de mais de 35 países.
Desde sua criação, o programa investiu 100 milhões de euros no apoio à inovação aberta e na criação de sinergias com empresas iniciantes que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores.