Notícia

2022-05-05 10:00:00.0

O fundo ICO Next Tech, Iberdrola e Nortia Capital se unem à Seaya para lançar Andromeda, o primeiro grande fundo tecnológico para acelerar a transição energética e a sustentabilidade

  • O fundo de 300 milhões de euros investirá em scale-ups tecnológica relacionados à sustentabilidade, transição energética, eletrificação da economia e outras áreas, como agricultura sustentável e economia circular
  • Por outro lado, o fundo ICO Next Tech, uma iniciativa governamental administrada através da Secretaria de Estado de Digitalização e Transformação Digital e da ICO, investirá até 100 milhões de euros em Andromeda, ajudando assim a promover projetos de alto impacto no campo da digitalização e do crescimento sustentável

A vice-presidente e Ministra da Economia e da Transformação Digital, Nadia Calviño, anunciou hoje que a Secretaria de Estado de Digitalização e Inteligência Artificial juntamente com a ICO, através do fundo ICO Next Tech; a Iberdrola, através de seu programa de start-up PERSEO, e a Nortia Capital estão unindo forças com a Seaya Ventures para lançar Andromeda, o primeiro grande fundo tecnológico da Espanha para acelerar a transição energética e a sustentabilidade.

O fundo, com um total de 300 milhões de euros, investirá em empresas em crescimento (scale-ups) tecnológica europeias relacionadas à sustentabilidade, transição energética, eletrificação da economia e outras áreas, como a agricultura sustentável e a economia circular.

Trata-se do primeiro grande fundo de capital de risco tecnológico a ter objetivos concretos de sustentabilidade de acordo com o Artigo 9 da Regulamentação da União Europeia, com critérios ambientais, de sustentabilidade e de governança (ESG) claros e mensuráveis.

A participação pública em Andromeda é articulada através do fundo Next Tech, com um investimento de até 100 milhões de euros.  A vice-presidente salientou que com essa já “são duas operações do Next Tech Fund em menos de seis meses, consolidando esta iniciativa como a grande alavanca para o crescimento das ampliações tecnológicas com uma base transformadora no país". Com ela, já foi feito um investimento público de 170 milhões de euros.

Esta nova operação é parte do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência do Governo, que promove a colaboração público-privada em projetos digitais inovadores em tecnologias de alto impacto e o desenvolvimento de scale-ups que geram empregos de qualidade.

O presidente do Grupo ICO, José Carlos García de Quevedo, destacou que "o investimento do fundo ICO Next Tech no fundo Andromeda impulsionará o desenvolvimento de projetos que contribuam para acelerar a dupla transição, digital e verde, do tecido produtivo para consolidar a recuperação e o crescimento sustentável".

Com sua participação na Andromeda, a Iberdrola está dando mais um passo em direção ao empreendedorismo e à liderança tecnológica através de seu Programa de start-ups PERSEO, que visa facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a colaboração e o desenvolvimento de um ecossistema global de empresas tecnológicas e inovadoras no setor elétrico. 

"Este projeto incentivará os líderes tecnológicos do futuro a prosperar na Espanha, consolidando nossa posição na vanguarda das tecnologias mais sustentáveis. Andromeda é um claro exemplo da atividade que realizamos há mais de 15 anos através do Perseo para apoiar os melhores empreendedores e start-ups que aceleram a transição para um modelo energético mais sustentável", disse Ignacio Galán, presidente da Iberdrola. 


União de liderança

A Seaya Ventures é uma das principais empresas de capital de risco da Europa, com participações no Cabify, Glovo e Wallbox. Seaya tem um amplo histórico de investimento em empresas de tecnologia nos setores de energia, economia circular e agritech. Este fundo será integrado em sua plataforma de capital de risco para apoiar ainda mais os líderes do futuro nestes setores. 

A fundadora da Seaya, Beatriz González, disse sobre esta aliança: "Estamos muito orgulhosos e gratos por poder contar com o apoio de Nortia, Iberdrola e Next Tech neste fundo, que será um pioneiro no sul da Europa. Inovação e tecnologia são fundamentais para alcançar um desenvolvimento mais sustentável. Seaya Andrómeda quer apoiar os fundadores que desejam liderar este compromisso com o futuro". 

A CEO da Nortia Capital, Ana Forner, disse que "a Nortia Capital está firmemente comprometida com o empreendedorismo e a sustentabilidade. A vontade de Manuel Lao é investir em projetos que atendam a esses requisitos. Fazer parte de um projeto pioneiro como Andromeda nos permite apoiar as empresas espanholas a estarem na vanguarda da tecnologia e da sustentabilidade". 

Nortia Capital, holding de investimentos de Manuel Lao, continua sua atividade de investimento no campo da sustentabilidade, seguindo os investimentos feitos nos últimos meses em energia renovável, infraestrutura, foodtech, hotelaria, agricultura e imobiliária, entre outros. É também um dos principais investidores na Merlin Properties e Sacyr. Com este novo investimento, a Nortia Capital continua fortalecendo seu compromisso com o empreendedorismo e com o desenvolvimento econômico sustentável com um impacto na sociedade. 
 

Iberdrola: 15 anos de empreendedorismo através do Perseo

Desde sua criação, o PERSEO investiu quase 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, concentrando-se naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups em todo o mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.500 empresas empreendedoras de mais de 35 países. 

Além do investimento, através do PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 testes reais de tecnologias por ano, que servem como o primeiro passo para estabelecer uma relação comercial com as empresas iniciantes. Além disso, nos últimos dois anos, o grupo lançou mais de quinze desafios nos quais participaram cerca de 1.000 empresas iniciantes.

Acesso a informação legal