Notícia

2021-11-04 00:00:00.0

"Contamos com a tecnologia, o consenso social e os recursos financeiros, mas temos que ser mais rápidos na descarbonização"

O presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, interveio no encontro The New York Times Climate Hub, organizado no âmbito da COP26 que se está ocorrendo nestes dias na cidade de Glasgow. A mesa redonda versou sobre as perguntas mais urgentes de nosso tempo: Como nos adaptamos e prosperamos em um planeta em aquecimento?

Durante sua intervenção, Galán ressaltou as seguintes ideias:

  • “O mundo possui todas as tecnologias, o consenso social e os recursos financeiros necessários para conseguir a transição energética, mas devemos agir em conjunto, tanto os líderes políticos quanto as instituições financeiras, o setor empresarial e os consumidores para torná-la possível e acelerar a mudança.”
  • “Temos que passar das palavras à ação. Temos que agir mais rápido para descarbonizar. O tempo está acabando”.
  • É precisa “uma regulamentação estável e previsível, assim como segurança jurídica, para acelerar os investimentos em energias renováveis mais competitivas, armazenamento e redes: os três elementos essenciais para converter em um sucesso a transição energética”.
  • A Iberdrola começou a fazer as coisas de outra forma há 20 anos. “Naqueles anos, a energia limpa não era considerada uma solução, mas nós elaboramos um plano de negócio revolucionário que implicava a produção de energia de outra maneira. Encontramos muita resistência por parte dos concorrentes. Os investidores e reguladores não entendiam esse movimento. Porém, tínhamos a convicção de que era o caminho correto, como assim ficou demonstrado”.