Notícia

2022-08-12 06:00:00.0

Hub da Iberdrola em Bilbao se consolida com 75 empresas e entidades colaboradoras

  • IBM Technology, IBM Consulting, Schaffner, Automa, NTT Data, Turnning Tables, INESC TEC e as universidades de Murcia e Comillas se juntam ao Global Smart Grids Innovation Hub que a Iberdrola inaugurou há 10 meses em seu centro de Larraskitu
  • A Iberdrola investiu mais de 337 milhões de euros em P&D&I em 2021, 15% a mais do que no ano anterior, e parte dos recursos foram destinados a projetos relacionados a redes inteligentes
     

O Global Smart Grids Innovation Hub -GSGIH-, que a Iberdrola possui em Bilbao, está consolidando sua posição dez meses após sua inauguração como o centro mundial de inovação em redes inteligentes. Já existem 75 entidades e empresas colaboradoras para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. 

Os últimos que se juntaram ao Iberdrola Hub em Bilbao são IBM Technology, IBM Consulting, Schaffner, Automa e NTT Data, que estão liderando projetos de inovação para melhorar o atendimento ao cliente; e Turnning Tables, INESC TEC e as universidades de Murcia e Comillas, com projetos para alcançar uma rede mais eficiente aplicando flexibilidade para acelerar a descarbonização.

A Iberdrola investiu mais de 337 milhões de euros em P&D&I em 2021, 15% a mais do que em 2020. Parte dos recursos tem sido direcionado para projetos relacionados a redes inteligentes. É importante destacar que, entre as realizações do GSGIH nestes primeiros meses de operação, está a identificação de projetos de P&D&I em andamento para um investimento total estimado em 32 milhões de euros na Iberdrola Redes España.

O Hub da Iberdrola, que tem a colaboração do Conselho Provincial de Biscaia, é um centro de inovação e colaboração aberta para desenvolver soluções entre fabricantes e start-ups. Dessa forma, são promovidos projetos de inovação em redes inteligentes que respondem aos desafios das redes inteligentes dos próximos anos.

Essa colaboração é fundamental para a geração de projetos nos quais os especialistas técnicos do i-DE analisam de forma transparente, junto com as empresas mais ativas em P&D&I, as necessidades da empresa a fim de priorizar as linhas de trabalho nas novas tecnologias disponíveis.

Da mesma forma, os desafios ou Challenges propostos pelo Hub estimulam o desenvolvimento de possíveis soluções, graças às start-ups. 

O polo de crescimento do Hub

Este espaço de colaboração público-privada, que conta com mais de 1.000 m2 e está localizado na sede da rede Iberdrola em Larraskitu, é um polo de atração de talentos e de promoção de novas tecnologias que tornarão possível a transição energética, maximizando o uso de energias renováveis, integrando plenamente os sistemas de armazenamento de energia e otimizando o acesso a novos usos da eletricidade, como mobilidade e climatização. Além disso, também se trata de um projeto de colaboração internacional, reunindo o potencial de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de inovação a serem desenvolvidos em países da Europa, da América e do Oriente Médio. 

Outro objetivo prioritário do Global Smart Grids Innovation Hub é o de promover a transferência de conhecimento através de bolsas de estudo e cursos de pós-graduação; serve como catalisador para o desenvolvimento de negócios através de programas de incubação e aceleração de start-ups; e ações ativas de inteligência competitiva, tais como a concepção de conferências globais.

Outra das principais linhas de ação gira em torno do trabalhador conectado e da robotização das operações, com o objetivo de utilizar equipamento sensorizado para receber informações em tempo real sobre riscos e anomalias na rede. Além disso, utiliza robôs terrestres e aéreos (drones) para realizar operações remotas, evitando deslocamentos e trabalhando de forma mais segura e eficiente.

O Global Smart Grids Innovation Hub está conectado à estratégia Biscay Startup Bay, uma vez que também se tornará um local de scale-up para start-ups do setor energético que se instalem na Torre Biscaia.