Notícia

2021-06-02 00:00:00.0

Apoia a nova linha de negócio do fornecedor de soluções para veículos elétricos - recarga rápida em vias públicas -, que será desenvolvida em sua nova fábrica sustentável, proporcionando emprego a 350 profissionais da Zona Franca de Barcelona

Iberdrola adquire os primeiros 1.000 carregadores rápidos Supernova da Wallbox

  • Acelera seu plano de investimento, o que lhe permitirá instalar mais de 150.000 carregadores nos mercados onde opera ao longo de cinco anos, implantando infraestrutura de recarga para veículos elétricos através da compra de mais equipamentos e contratos com instaladores no mundo.
  • O Supernova é o primeiro carregador rápido público desenvolvido pela Wallbox e, em função de sua tecnologia e desenho modular, oferece vantagens em termos de eficiência energética e custos de instalação e manutenção

A Iberdrola adquirirá os primeiros 1.000 carregadores rápidos Supernova do fornecedor de soluções de recarga inteligente para veículos elétricos Wallbox, que instalará globalmente nos mercados onde está presente. Assim foi estabelecido nesta manhã pelo presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e pelo cofundador e CEO da Wallbox, Enric Asunción, na colocação em funcionamento do primeiro protótipo desse ponto de recarga na sede da companhia energética em Madri. Com esse acordo, a Iberdrola continua acelerando seu plano de investimento em mobilidade elétrica no mundo, além de apoiar uma nova linha de negócios impulsionada pela Wallbox, a recarga rápida nas vias públicas, contribuindo assim para o crescimento de sua empresa participada – é sua principal acionista desde junho de 2019 – em sua nova etapa de expansão no mercado da recarga elétrica inteligente na Europa.

Na colocação em funcionamento do primeiro carregador Supernova, Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, ressaltou “a necessidade de trabalhar com determinação para alcançar uma economia livre de emissões, criando oportunidades de desenvolvimento para nossa indústria e gerando novos empregos de qualidade. O acordo reforça os vínculos entre uma empresa tecnológica, como a Wallbox, com um líder energético global como a Iberdrola, e reafirma nosso compromisso de disponibilizar todos os nossos recursos e conhecimentos a serviço de uma sociedade mais sustentável”.

Enric Asunción, cofundador e CEO da Wallbox, por sua vez, comentou: “Este acordo inaugura uma etapa importante para o crescimento da Wallbox no segmento da recarga rápida pública e estamos muito orgulhosos de que tenha sido através da Iberdrola. Após anos colaborando no setor da recarga residencial e com milhares de carregadores Wallbox instalados, agora também apostam em nossa tecnologia inovadora de recarga pública”. 

O carregador Supernova oferece uma potência de 60 kW, o que permite uma autonomia de até 100 km para um veículo elétrico com uma recarga de apenas 15 minutos. Seu desenho modular torna-o muito eficiente em termos energéticos e ideal para a produção em larga escala, contribuindo assim para acelerar a implantação da infraestrutura de recarga de veículos elétricos nas vias públicas. Sua fácil instalação e manutenção também o convertem em uma solução muito competitiva para o setor. O carregador Supernova será produzido para o mercado europeu a partir do segundo semestre do ano na nova fábrica sustentável da Wallbox, onde empregará 350 profissionais da Zona Franca de Barcelona.

Em abril, a Iberdrola e a Wallbox chegaram a um acordo de compra e venda de energia de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement) on-site para gerar, consumir e reutilizar a energia produzida nessa usina e em seus escritórios localizados na Zona Franca de Barcelona.

O investimento feito pela Iberdrola permitirá que a fábrica da Wallbox tenha painéis solares fotovoltaicos que produzirão 1.500 MWh/ano para autoconsumo, equivalente ao consumo de 500 residências. Através dessa parceria, a Wallbox cumprirá seu objetivo de operar com autonomia energética em suas instalações e reduzirá sua pegada de carbono, situando-se na vanguarda da gestão energética produtiva ao abastecer-se principalmente com energia solar.

 

10.000 carregadores para uso residencial

O acordo alcançado entre as duas empresas na área da recarga rápida em vias públicas complementa a compra de até 10.000 carregadores feita pela Iberdrola à Wallbox nos últimos anos para uso residencial; um segmento no qual a empresa fornecedora de soluções tecnológicas de recarga de veículos elétricos é uma das líderes mundiais.

Essas unidades de Pulsar e Pulsar Plus da Wallbox fazem parte da implantação da infraestrutura de recarga de veículos elétricos desenvolvida pela Iberdrola, que prevê a instalação de 150.000 pontos de recarga até 2025, seja para vias públicas empresas e particulares.

Em consonância com sua estratégia de acelerar os investimentos para impulsionar a transição energética, nos últimos meses a Iberdrola adjudicou contratos no valor de 50 milhões de euros a 20 pequenas e médias empresas em onze regiões autônomas espanholas para a instalação de pontos de recarga e soluções de recarga rápida, super-rápida e ultrarrápida na Espanha. Esses contratos proporcionarão emprego para 200 profissionais.

Portanto, a Iberdrola contribui para visibilizar a indústria instaladora de infraestrutura e soluções de recarga para veículos elétricos, atuando como empresa indutora de uma cadeia de valor em setores do futuro e ajudando na recuperação econômica e criação de empregos. A empresa também continua promovendo critérios de sustentabilidade entre seus fornecedores, pois lhes exige níveis de compliance ambiental, social e de governança (ESG).  

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos. A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implantação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW), super-rápidas (150 kW) e rápidas (50 kW).

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a Companhia já completou mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Companhia foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal