Notícia
14.07.2023Aumentamos nossa produção renovável em 5,7 %, graças aos investimentos em energias limpas
- O grupo energético conta com 41.246 MW de energia renovável, o que representa um crescimento de 6,5% nos últimos 12 meses.
- A produção renovável chega a 42.756 GWh, um aumento de 5,7%.
- Uma maior contribuição de energias renováveis levou a Iberdrola a aumentar sua taxa de produção livre de emissões para 83%.
A Iberdrola continua firme com seu compromisso de promover a transição energética como a única forma de acelerar a descarbonização e acabar com a dependência dos combustíveis fósseis. Em função disso, a empresa aumentou sua capacidade renovável instalada em 6,5% em todo o mundo nos últimos 12 meses, totalizando 41.246 MW, de acordo com dados publicados hoje pela Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV).
Graças aos investimentos em energia renovável e à nova capacidade instalada, no primeiro semestre do ano a empresa conseguiu aumentar sua produção própria com energia limpa em 5,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando a cifra de 42.756 GWh.
Sua aposta nas energias limpas levou a um forte crescimento da capacidade fotovoltaica da Iberdrola, que aumentou quase 45% nos últimos 12 meses – com 1.543 MW de nova capacidade instalada – e alcançará quase 5.000 MW até o final do primeiro semestre de 2023.
Também é importante destacar o crescimento da energia eólica, setor em que o Grupo fortalece sua liderança global. A energia eólica onshore cresceu 4,5% nos últimos 12 meses, atingindo uma capacidade de 20.577 MW, enquanto a energia eólica offshore aumentou 8,9%, somando um total de 1.370 MW no final de junho de 2023.
Entre os feitos mais relevantes do trimestre, cabe destacar que na semana passada a Iberdrola conectou à rede elétrica francesa o parque eólico offshore de Saint-Brieuc, que está construindo nas águas da Bretanha francesa. Saint-Brieuc é o primeiro projeto eólico offshore de grande escala na Bretanha e o segundo na França a produzir energia limpa.
Em linha com o compromisso da empresa com a descarbonização, a capacidade renovável da Iberdrola melhorou na maioria dos países onde o Grupo opera: Brasil (+12%), Espanha (+6,3%), Estados Unidos (+2,5%) e no resto do mundo, onde a capacidade renovável cresceu 25%.
Dessa forma, o grupo Iberdrola avança em seu plano histórico de investimento de 47.000 milhões de euros entre 2023 e 2025, com o qual pretende alcançar 52.000 MW de capacidade instalada renovável até 2025, com foco especial na energia eólica offshore, onde a empresa planeja investir mais de 11.000 milhões de euros até 2026.
Um dos parques mais limpos do mundo
Uma maior contribuição de energias renováveis levou a Iberdrola a aumentar sua taxa de produção livre de emissões para 83%, uma porcentagem que, no caso da Espanha, chega a 89%. Assim, o Grupo mantém seus níveis cerca de dois terços inferiores em relação aos seus concorrentes europeus.
Em termos de capacidade instalada, os investimentos feitos pela empresa significam que mais de 81% de sua própria potência é livre de emissões, uma porcentagem que alcança 90% em países como os Estados Unidos e o Brasil e que permanece em zero no Reino Unido, onde a energia é 100% verde.