Notícia

2020-01-16 00:00:00.0

Após terminar a sua primeira colaboração, com a instalação de 48 carregadores rápidos em 24 postos de abastecimento

A Iberdrola e a AVIA aumentam a sua aposta na mobilidade sustentável: decidem implantar uma rede de mais de 500 carregadores elétricos rápidos

  • Serão instalados novos pontos de recarga rápida - com energia 100% verde - em mais de 100 postos de abastecimento na Espanha e Portugal, sendo que 10 deles serão Premium
  • A colaboração abarca novos âmbitos: A Iberdrola promoverá sistemas de autoconsumo, tomando como base a instalação de energia fotovoltaica nos postos da AVIA e ambas as empresas desenvolverão iniciativas de fidelização de clientes
  • Deste modo, a Iberdrola segue adiante com sua estratégia de liderar a transição energética e com seu Plano de Mobilidade Sustentável, que instalará 25.000 pontos de recarga na Espanha até o ano 2021 · O acordo possibilitará à AVIA seguir comandando uma mudança de modelo para se tornar um operador multienergético

A Iberdrola e a AVIA multiplicam por dez sua aposta inicial conjunta na mobilidade sustentável, após acordo feito por ambas as empresas para aumentar sua colaboração e implantar mais de 500 carregadores rápidos para veículos elétricos. Este novo âmbito de ação foi possível depois de terem realizado um primeiro acordo, o qual permitiu a instalação de 48 carregadores rápidos em 24 postos de abastecimento da AVIA em sete regiões espanholas.

A Iberdrola e a AVIA escolheram mais de 100 postos de abastecimento, em praticamente todas as comunidades autônomas espanholas, para a instalação de novos pontos de recarga para veículos elétricos na Espanha — 20 destes locais estarão situados em Portugal, país onde ambas as empresas estão presentes — e pelo menos 10 deles terão a consideração de Premium.

A colaboração entre ambas as empresas também abrangerá atuações em outros dois campos: por um lado, a Iberdrola promoverá sistemas de autoconsumo nos postos de abastecimento da AVIA, fazendo uso da instalação de painéis solares fotovoltaicos. Por outro, as duas companhias desenvolverão iniciativas de fidelização de clientes, de tal forma que a Iberdrola recomendará as vantagens do Club AVIA (com mais de 300.000 sócios) e os clientes dos postos da rede da AVIA usufruirão de vantagens especiais da Iberdrola.

“O acordo confirma a importância de colaborar conjuntamente com todos os agentes envolvidos na mobilidade sustentável. A AVIA é um excelente aliado para progredir na implementação de soluções para recarga rápida de longa distância, dando conta assim dos desafios da mobilidade elétrica, com energia limpa e sem emissões de CO2”, explicou Alfonso Calderón, diretor comercial da Iberdrola na Espanha. E acrescentou: “A eletrificação do transporte, junto ao aumento da energia elétrica proveniente de fontes renováveis, contribuirá de forma decisiva para a redução da poluição de nossas cidades e para a melhoria da eficiência energética”. 

O acordo possibilitará à AVIA seguir comandando uma mudança de modelo, em uma etapa de profunda transformação, para se tornar um operador multienergético, uma referência pela sua qualidade e capacidade de serviço.

 

Recarga rápida em mais de 20 postos de abastecimento na Espanha

Esta nova iniciativa se concretiza um ano após a Iberdrola e a AVIA terem acordado a instalação de 48 carregadores rápidos para veículos elétricos em 24 locais na Espanha com o objetivo de promover a mobilidade elétrica e a progressiva implantação deste tipo de veículos no país.   

A implantação destes pontos de recarga rápida já terminou em províncias de sete comunidades autônomas espanholas: Andaluzia, Castela-La Mancha, Comunidade de Madri, Comunidade Valenciana, La Rioja, Navarra e País Basco.

 

Energia verde e soluções digitais

Os usuários destes pontos de recarga da Iberdrola têm a possibilidade de recarregar a bateria de seus carros elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração limpa que possuem certificados de garantia de origem renovável (GdOs). 

Da mesma forma, podem gerenciar a recarga com o aplicativo de Recarga Pública Iberdrola que a Companhia desenvolveu no âmbito do seu plano Smart Mobility para georreferenciar, reservar e pagar suas recargas com o celular.

 

Liderando a mobilidade sustentável

No contexto de sua estratégia de promover e liderar a transição energética e a eletrificação do transporte, a Iberdrola tem um Plano de Mobilidade Sustentável. Até 2021, a empresa pretende instalar 25.000 pontos de recarga na Espanha pensados para moradias, empresas, assim como em áreas urbanas e interurbanas de acesso público.

O programa inclui a instalação de pontos de recarga rápida, super-rápida e ultrarrápida nas principais rodovias e corredores do país, chegando a todas as capitais provinciais e permitindo percorrer a Espanha de ponta a ponta.

A Iberdrola trabalha em diferentes iniciativas para ‘mobilizar’ todos os atores envolvidos no desenvolvimento da mobilidade sustentável, desde administrações até instituições, empresas e fabricantes de veículos elétricos.

Recentemente, a Iberdrola se converteu na primeira empresa espanhola a assinar a iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios na Espanha e Reino Unido até 2030.

 

 

Acesso a informação legal