Notícia
22.04.2022Iberdrola busca empresas inovadoras para a detecção precoce de incêndios em áreas protegidas
- O objetivo é reduzir o impacto ambiental e minimizar suas repercussões na continuidade do fornecimento elétrico aos seus clientes
- O compromisso da Iberdrola com a proteção e conservação dos espaços naturais se concretiza seguindo os princípios estabelecidos em sua Política de Biodiversidade
A Iberdrola dá mais um passo em direção ao cuidado com o meio ambiente. A empresa elétrica, através de seu Programa de Start-ups PERSEO, e em colaboração com o Global Smart Grids Innovation Hub está procurando soluções que permitam a detecção precoce de incêndios em áreas protegidas próximas a linhas de energia, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e minimizar a repercussão na continuidade do fornecimento aos clientes.
Ao detectar o incêndio, o Centro de Operações de Distribuição da Iberdrola poderia informar as autoridades e os bombeiros em uma fase inicial, assim como impulsionar ações preventivas para minimizar o impacto causado aos clientes e desconectar as linhas na área para evitar maiores danos. Dessa forma, também se busca apoiar os organismos ambientais com informações críticas que permitam identificar a origem do fogo.
O desafio avaliará a inclusão de tecnologias relacionadas aos sensores infravermelhos térmicos, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Computer Vision e imagens de satélite em tempo real, entre outras.
Além disso, será considerada a capacidade de identificação de incêndios a longas distâncias, a maturidade, confiabilidade e escalabilidade da solução com hardware, software ou a simplicidade de instalação e manutenção, a integração com os sistemas de monitoramento atuais, a aplicação em outros ativos energéticos como subestações, postos de transformação e parques eólicos e o impacto positivo em algumas das áreas de Transição Justa, como as usinas termelétricas de Lada e Velilla del Río Carrión.
Compromisso firme com a proteção e conservação dos espaços naturais
A Iberdrola possui mais de 1,1 milhões de quilômetros de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica nos Estados Unidos, no Brasil, no Reino Unido e na Espanha. Esta rede é composta por mais de 4.400 subestações de alta a média tensão e mais de 1,5 milhão de transformadores de distribuição de média a baixa tensão construídos e operados para fornecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade a um total de 31 milhões de pontos de fornecimento de eletricidade.
A Iberdrola desempenha suas atividades em áreas que servem de habitat para várias espécies de flora e fauna selvagens, as quais, em alguns casos, estão sob alguma forma de proteção (Reservas da biosfera, Rede Natura 2000, Parque Natural, etc.).
Só na Espanha, as linhas elétricas atravessam 19.314 quilômetros de áreas protegidas, havendo 144 subestações, 8.793 postos de transformação, 31 barragens e 14 parques eólicos nesse tipo de espaço.
O compromisso da Iberdrola com a proteção e conservação dos espaços naturais se concretiza seguindo os princípios estabelecidos em sua Política de Biodiversidade, sua gestão ambiental, seus planos de ação e monitoramento de habitats restaurados e compensados em conformidade com o princípio da conservação positiva.
Entre outras atividades, a Iberdrola atua ativamente através do seu Programa de Árvores, que prevê plantas mais de 20 milhões de árvores até 2030, assim como trabalha preventivamente nas instalações e bens em risco de sofrer incidentes devido aos picos de demanda ou às condições climáticas.
Mais de 10 anos inovando com start-ups
Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu 85 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que permitam melhorar a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e da descarbonização da economia.
O programa orientou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes ao redor do mundo, analisando 300 empresas anualmente e criando um ecossistema de quase 7.000 companhias empreendedoras. Atualmente, este instrumento investidor mantém uma carteira de oito empresas.
Com o PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 provas-piloto reais ao ano com tecnologias, que as quais servem como um primeiro passo para estabelecer uma relação comercial ou de partnership com as start-ups. Além disso, nos dois últimos anos o grupo lançou um total de quatorze challenges, onde participaram 700 start-ups.
Além da contribuição financeira, o apoio do PERSEO a essas empresas tem sido fundamental na definição de seu produto e negócio, pois lhes proporciona seu conhecimento e acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho realizado com as start-ups tem servido de antena tecnológica à nossa empresa, pois permite saber para onde caminha nosso setor.