Notícia
2025-07-23 15:06:00.0 - 2025-07-23 15:06:00.0 UTC +02:00Iberdrola conclui com sucesso aumento de capital de 5 bilhões de euros, sobrescrita em 3,8 vezes
- A operação foi fechada a 15,15 euros por ação, acima do preço garantido e 7,5% superior à cotação média do último ano.
- Com esta operação, a empresa acelera sua estratégia de crescimento em redes no Reino Unido e nos Estados Unidos, mercados com marcos regulatórios estáveis e altas classificações de crédito
A Iberdrola concluiu com sucesso o aumento de capital acelerado de 5 bilhões de euros, destinada a financiar o plano de investimentos em redes elétricas nos Estados Unidos e no Reino Unido. A operação foi sobrescrita em 3,8 vezes, o que demonstra o forte apoio do mercado à estratégia da empresa.
O aumento de capital foi fechado a um preço de 15,15 euros por ação, acima do preço coberto e 7,5% superior ao preço médio do último ano, período em que a remuneração ao acionista atingiu 0,645 euros por ação, incluindo o dividendo final já descontado, que será pago amanhã, 24 de julho. A operação foi realizada com um desconto de 4,687% sobre o preço de fechamento das ações de ontem. Está previsto que as novas ações comecem a ser negociadas em 25 de julho.
A qualidade do livro foi muito elevada, com uma grande participação de investidores de alto nível, tanto existentes como novos, e com uma ampla diversificação internacional.
Esse aumento permitirá que a Iberdrola aproveite as oportunidades de investimento sem precedentes no negócio de redes, estimadas em 55 bilhões de euros entre 2026 e 2031, o que representa um aumento de 75% em relação ao período anterior. Esses investimentos serão feitos em mercados com marcos regulatórias estáveis e previsíveis e retornos atraentes, com um retorno estimado sobre o patrimônio médio de cerca de 9,5% em uma base líquida.
A maior empresa de serviços públicos da Europa em termos de capitalização de mercado e uma das duas maiores do mundo espera que sua base de ativos de rede ultrapasse 90 bilhões de euros até 2031, em comparação com 30 bilhões de euros em 2020, um aumento de três vezes em apenas uma década.
A transação faz parte da estratégia de crescimento da Iberdrola, focada em redes de eletricidade em países com altas classificações de crédito e políticas regulatórias favoráveis.
O fluxo de caixa, as operações de rotação de ativos e alianças e a crescente liquidez, juntamente com essa operação, serão suficientes para realizar os enormes investimentos previstos. Isso permite a manutenção de índices de crédito compatíveis com a classificação de crédito Baa1/BBB+ e a política de remuneração dos acionistas.
Além do impacto positivo sobre a solidez financeira, a transação terá um efeito favorável sobre o lucro por ação (EPS), uma vez que possibilitará um maior volume de investimentos com retornos atraentes. Isso reforça a perspectiva de crescimento do lucro líquido de um dígito médio a alto até o final da década.
A Iberdrola apresentará mais detalhes sobre sua estratégia e perspectivas de crescimento em seu próximo Capital Markets Day, que será realizado em Londres em 24 de setembro de 2025.