Notícia

2024-02-19 16:23:00.0

Iberdrola e Exiom avançam na primeira grande fábrica de painéis solares da Espanha

A Iberdrola e o grupo empresarial asturiano Exiom continuam avançando para inaugurar de forma definitiva a primeira fábrica de módulos fotovoltaicos na Espanha, cujo início de operação está previsto para a primavera no hemisfério norte.

Um dos recentes avanços mais importantes foi a chegada, a montagem e a instalação de equipamentos especializados para sua fabricação. Trata-se de um maquinário complexo, pesado e de alto volume, preparado dentro da fábrica em vários lotes de equipamentos.

O projeto é resultado do esforço empreendido pela Iberdrola e pela Exiom para atrair à Espanha parte da cadeia de valor vinculada às energias renováveis, especificamente a energia solar. O objetivo é fazer da Espanha uma liderança nesse setor emergente na Europa.

A abertura dessa nova fábrica na Europa atende ao interesse de ambas as empresas em obter uma fabricação competitiva em nível da União Europeia, concentrada, em uma primeira fase, em painéis solares, com a possibilidade de estender a colaboração a outros componentes da cadeia de valor fotovoltaica.

O compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável faz parte de seu programa PERSEO para promover o desenvolvimento de start-ups e empresas industriais inovadoras que trabalham em novas áreas de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

Desde sua criação em 2008, a PERSEO investiu 175 milhões de euros em empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras, concentrando-se naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor de energia por meio de uma maior eletrificação e da descarbonização da economia.

Leia a notícia completa na sala de imprensa da Iberdrola España.