Notícia
25.08.2023Avangrid desenvolve Inteligência Artificial para manter a máxima qualidade da rede elétrica
- O projeto permitirá prever o desempenho da rede antes de tempestades severas, resolver incidentes em áreas problemáticas e priorizar investimentos para manter a máxima qualidade do serviço.
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária norte-americana Avangrid, lançou uma equipe de Ciência de Dados e Análise para desenvolver sistemas exclusivos e proprietários de Inteligência Artificial (IA) que se concentrarão em melhorar a confiabilidade de sua rede e manter os mais altos padrões de qualidade para seus clientes. Uma vez concluídos, esses modelos de aprendizado de máquina mudarão a forma como a empresa aborda os investimentos na rede, as atualizações de equipamentos, a previsão de tempestades, entre outras questões.
A nova equipe de análise de ciência de dados e análise da Avangrid é composta por sete cientistas de dados, engenheiros e analistas que vêm de setores de prestígio, como saúde, astrofísica e finanças. A equipe está criando três sistemas exclusivos de IA: Predictive Health Analytics, GeoMesh e HealthAI.
Cada tecnologia pegará os dados existentes das redes de eletricidade das empresas da Avangrid e os analisará para prever o desempenho futuro da rede, determinar a condição do equipamento da rede e selecionar locais de risco para inspeções e investimentos. Em última análise, isso levará a uma melhor qualidade de serviço para os 2,31 milhões de clientes de eletricidade atendidos pelas subsidiárias da Avangrid, Central Maine Power, New York State Electric & Gas, Rochester Gas and Electric e United Illuminating.
Esse projeto adota uma abordagem proativa para determinar a condição do equipamento da subestação e usa os dados para priorizar as substituições e atualizações planejadas. Tradicionalmente, os equipamentos são substituídos principalmente com base em sua idade ou se apresentarem mau funcionamento e causarem uma interrupção. Em vez disso, o objetivo é que o Predictive Health Analytics adote uma abordagem proativa e orientada por dados para determinar a condição do equipamento com base em vários fatores, incluindo idade, frequência de uso, fabricante e notificações de manutenção.
Isso significa que a Avangrid economizará dinheiro e ajudará a reduzir as interrupções de serviço para os clientes, substituindo equipamentos em risco antes que eles causem uma interrupção de serviço.
"Estamos reinventando o que é possível para uma empresa de serviços públicos quando se trata de ciência e análise de dados", diz Pedro Azagra, CEO da Avangrid. "Tradicionalmente, temos feito parcerias com terceiros para integrar esse tipo de tecnologia em nossos negócios. Agora temos o talento interno para criar modelos de aprendizado de máquina que serão da Avangrid e, como membro do Grupo Iberdrola, também estamos colaborando com nossos colegas globais para aproveitar sua experiência e conhecimento. O fato de possuirmos esses sistemas de IA nos permitirá melhorá-los continuamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência."
Líder em energia nos EUA
Em menos de duas décadas, a Iberdrola se tornou um dos maiores grupos do setor elétrico norte-americano, listado desde 2015 na Bolsa de Valores de Nova York.
Com sede em Orange, Connecticut, e com aproximadamente US$ 40 bilhões em ativos, a empresa está presente em 24 estados e administra cerca de 10.000 MW de capacidade instalada, dos quais mais de 8.600 MW de energias renováveis (principalmente eólica e solar fotovoltaica), e mais de 130.000 quilômetros de linhas de energia por meio de oito distribuidoras em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts. A empresa atende a uma população de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
A Iberdrola tem um portfólio de projetos renováveis de alta qualidade nos Estados Unidos de mais de 25.000 MW, o que representa uma plataforma estável para o crescimento contínuo nos próximos anos, à medida que o país cumpre suas metas de descarbonização.
A Avangrid continua a fazer progressos significativos nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). Este mês, pelo sexto ano consecutivo, a Avangrid se repetiu no índice FTSE4Good.