Notícia

2023-11-06 13:36:00.0

Fechamos a venda de três ativos de pequenas hidrelétricas para a Kelag, a principal operadora de energias renováveis da Áustria

  • O acordo entre as duas empresas permite a expansão e a inclusão de novas pequenas centrais hidrelétricas ao atual mercado
  • A redução de investimento faz parte do plano de rotação de ativos anunciado no último Capital Markets Day

A Iberdrola fechou a venda de três pequenas centrais hidrelétricas, com uma capacidade instalada total de 35 MW, para a empresa austríaca de energia Kelag. O acordo permite a expansão e a inclusão de novos ativos.

A Kelag é uma empresa bem estabelecida no setor de energia hidrelétrica graças à sua vasta experiência, gerenciando quase 100 de suas próprias usinas hidrelétricas, assim como importantes direitos de aquisição e assinatura de energia hidrelétrica com uma capacidade instalada total de 1.500 MW na Áustria. Esta é a segunda transação da Kelag na Espanha, após a aquisição de quatro usinas hidrelétricas em 2022.

A transação faz parte do programa de rotação de ativos não essenciais anunciado pela Iberdrola para o período 2023-2025 em seu Plano Estratégico, que já foi concluído em sua totalidade para apoiar o plano de investimento recorde de 47 bilhões de euros.

Essa redução de investimento se junta a outras realizadas recentemente no México e aos acordos assinados e anunciados com a MAPFRE, Norges Bank Investment Management, Masdar, bp ou Energy Infrastructure Partners.

A estratégia da Kelag é continuar expandindo seus projetos de energia renovável nos próximos anos, tanto no mercado interno quanto em toda a Europa.